[ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música

Jorge Antunes antunes em unb.br
Ter Nov 1 11:26:17 BRST 2011


*Caro Daniel Lemos:

Perdoe-me!
A mensagem anterior deveria ter sido dirigida ao Daniel Puig, e não a você.
Troquei de daniéis.
Abraço,
Jorge Antunes*





Em 1 de novembro de 2011 07:19, Daniel Puig <danielpuig em me.com> escreveu:

> Caro Jorge Antunes,
>
> fiquei abismado com seu desconhecimento acerca da situação da educação
> musical no Brasil de hoje. Tanto no que diz respeito aos cursos de formação
> de professores de música Brasil a fora, quanto no que é feito, pelos
> professores por eles formados, na educação básica. Quem quer realmente
> colaborar com a educação musical, precisa conhecer o que se passa lá, estar
> inserido na área, viver sua práxis em uma escola de educação básica e na
> formação de professores. Pelo menos conhecer isso tudo de perto, mas não
> simplesmente denegrir, sem conhecimento de causa.
>
> Tenho evitado me pronunciar aqui, nestas discussões, por razões que não
> gostaria de colocar agora. Mas neste caso, ao ver achatado o trabalho
> incansável que tantos colegas fazem nas escolas de educação básica em todo
> Brasil, nos congressos, entidades e universidades e desprezado o
> conhecimento político dos que se movimentam a favor da educação musical nas
> mais diversas esferas...
>
> Vale?
>
> Um abraço,
>
> Daniel Puig
> compositor e professor de música
> Rio de Janeiro
>
>
> Em 30/10/2011, às 12:15, Jorge Antunes escreveu:
>
> Oi, Daniel:
>
> Aguardo ansioso seu projeto político-pedagógico.
> Minha simpatia e luta pelos cursos na área de Performance estão na
> reserva, no frigorífico, a espera de descongelamento.
> A explosão delas poderá acontecer, dependendo do repertório a ser
> programado e preconizado, e do espaço a ser dado à música erudita
> contemporânea de hoje.
> Abraço,
> Jorge Antunes
>
>
> Em 30 de outubro de 2011 11:35, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:
>
>>
>> Caro prof. Jorge Antunes,
>>
>> Muito obrigado por sua mensagem! Não havia visto a situação dessa forma,
>> agradeço por me despertar para uma visão diferente. O canto orfeônico
>> certamente tem suas raízes no ensino tradicional de Música, e sabemos da
>> problemática em torno das ideologias pedagógicas que prega. A Educação
>> Musical realmente tem este compromisso: quanto maior o contato da sociedade
>> brasileira com a Música de forma saudável, espontânea e livre dos "traumas
>> da pedagogia musical tradicional", maiores os benefícios para todos:
>> amadores, admiradores e profissionais. E de fato, qualquer defesa destes
>> "ícones da Música Popular" em prol da Educação Musical certamente é de se
>> desconfiar.
>>
>> A minha preocupação maior é que as Universidades brasileiras tem dado
>> muita atenção à formação de profissionais capazes de atuar na Educação
>> Básica, capazes de adotar metodologias apropriadas a este contexto. Porém,
>> pela natureza dessa formação e das precárias condições que eles
>> hipoteticamente encontrariam nas escolas brasileiras, o ensino da
>> Performance é praticamente deixado de lado na formação destes. É esta a
>> situação que me preocupa, e também a vários colegas daqui. A ampliação da
>> área também precisa acontecer dessa forma.
>>
>> Estamos trabalhando em um projeto político-pedagógico para fundação de um
>> Bacharelado que emergirá da Licenciatura com poucos custos à Universidade,
>> engajado em ampliar as possibilidades de atuação profissional dos bacharéis
>> e adotando idéias muito positivas da Educação Musical. Em breve enviarei o
>> projeto para lista para que todos possam discutir, e quem sabe motivar a
>> abertura desta habilitação em outras Universidades que fundaram a
>> Licenciatura há alguns anos.
>>
>> Grande abraço,
>>
>>
>> Daniel Lemos
>>
>> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
>> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical -
>> musica.ufma.br/ensaio
>> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
>> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
>> Universidade Federal do Maranhão
>>
>>
>> --- Em *dom, 30/10/11, Jorge Antunes <antunes em unb.br>* escreveu:
>>
>>
>> De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos
>> (novos) cursos de música
>> Para: anppom-l em iar.unicamp.br, dal_lemos em yahoo.com.br
>> Data: Domingo, 30 de Outubro de 2011, 11:10
>>
>>
>> Caro Daniel:
>>
>> Você, tal como vários outros colegas, usa a frase "volta do ensino de
>> Música na Educação Básica".
>> Proponho que se passe a usar, no lugar da frase acima, o seguinte:
>> "início do ensino de Música na Educação Básica".
>>
>> Não há como pensar na "volta" de algo que nunca houve.
>>
>> O que houve no passado foi a educação cívica através da música, com a
>> prática do chamado "canto orfeônico", disciplina que fazia com que os
>> estudantes passassem a ter raiva da Música.
>>
>> Quanto aos novos cursos e à grande clientela de Educação Musical e das
>> Licenciaturas, acho isso bastante bom e promissor e necessário.
>> Temos que construir novas cabeças que possam ocupar o mercado que se
>> abrirá. As "majors", indústrias multinacionais do disco e da música popular
>> comercial estão de olho nesse nicho que se abre. Não é à toa que
>> personalidades da música popular, como Ivan Lins e Daniela Mercury,
>> frequentam o Congresso Nacional fazendo lobby pela Educação Musical,
>> carregados pelos industriais da música comercial.
>>
>> Abraço,
>> Jorge Antunes
>>
>>
>>
>> Em 27 de outubro de 2011 16:24, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br<http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br>
>> > escreveu:
>>
>>
>> Caro prof. Padovani,
>>
>> Sobre a situação de Composição e Musicologia em si, eu não saberia
>> responder. Porém, pelo que tenho visto dos cursos de Graduação em Música no
>> Brasil, houve diversas fundações de cursos de Licenciatura em Música no
>> Brasil. Porém, não observei a fundação de nenhum curso de Bacharelado.
>>
>> Analiso a situação da seguinte forma: na área de Música, há uma grande
>> mobilização pela volta do ensino de Música na Educação Básica, sendo os
>> cursos de Licenciatura em Música responsáveis pela formação de
>> profissionais aptos a trabalhar neste ambiente;
>>
>> Fora da área de Música - nas instâncias políticas da Universidade - as
>> políticas são favoráveis à formação de alunos em massa, e nesse sentido, há
>> muito maior interesse na criação de cursos de Licenciatura (aqui abrimos 60
>> vagas por ano) e restrito interesse nos Bacharelados, que por sua natureza
>> metodológica não podem formar grande quantidade de alunos.
>>
>> Saudações,
>>
>> Daniel Lemos
>>
>> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
>> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical -
>> musica.ufma.br/ensaio
>> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
>> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
>> Universidade Federal do Maranhão
>>
>>
>> --- Em *qui, 27/10/11, josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com<http://mc/compose?to=zepadovani@gmail.com>
>> >* escreveu:
>>
>>
>> De: josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com<http://mc/compose?to=zepadovani@gmail.com>
>> >
>> Assunto: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos
>> (novos) cursos de música
>> Para: "anppom-l em iar.unicamp.br<http://mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br>"
>> <anppom-l em iar.unicamp.br <http://mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br>>,
>> ""Pesquisadores em Sonologia (Música)"" <sonologia-l em listas.unicamp.br<http://mc/compose?to=sonologia-l@listas.unicamp.br>
>> >
>> Data: Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 9:57
>>
>> Olá,
>>
>>
>> essa informação desoladora chegou até mim e gostaria de fazê-la circular
>> e, aproveitando, saber como andam as coisas em outras universidades pelo
>> Brasil.
>>
>>
>> "...o Depto. de Música da UFJF acaba de votar CONTRA a criação de duas
>> novas modalidades para o curso (Musicologia e Composição). O curso só conta
>> até agora com a modalidade instrumentista de época (e permitindo o ingresso
>> de cada vez menos estudantes; apenas 7 este ano)..."
>>
>>
>> Aliás, se alguém souber:
>>
>> 1. Quantos são os cursos de música com habilitação em composição no
>> Brasil?
>>
>> 2. Chegamos a aceitar quantos novos estudantes de graduação em composição
>> por ano?
>>
>>
>> abraços,
>>
>> josé henrique
>>
>> -- http://zepadovani.info
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
>> ________________________________________________
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>>
>>
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