[ANPPOM-Lista] Lançamento: PROGRESSÃO LINEAR: UMA BREVE INTRODUÇÃO À TEORIA DE SCHENKER, de Orlando Fraga

Rogerio Budasz rogeriobudasz em yahoo.com
Sáb Out 15 13:52:55 BRT 2011


Encaminhando... Favor divulgar=======================
Lançamento do livro PROGRESSÃO LINEAR: UMA BREVE INTRODUÇÃO À TEORIA DE SCHENKER, de Orlando Fraga

O livro poderá ser adquirido diretamente com a EDUEL - Editora da Universidade Estadual de Londrina [http://www.uel.br/editora/portal/] ou Livraria Cultura [http://www.livrariacultura.com.br]  

PROGRESSÃO LINEAR: UMA BREVE INTRODUÇÃO À TEORIA DE SCHENKER oferece uma introdução ao pensamento schenkeriano de forma graduada e controlada, tornando-a acessível à maioria dos estudantes de música. A experiência tem demonstrado que isto é possível através de definições claras e didaticamente ordenadas, a partir do pressuposto de que o estudante possui pouca ou nenhuma experiência analítica. Isto não significa que este mesmo estudante não deva saber teoria musical. Uma base razoável de harmonia e contraponto é pré-requisito.

Nas últimas décadas quase tudo que se escreveu sobre teoria musical, em especial em análise, passa de uma forma ou de outra pelos princípios formulados por Schenker. A ausência desta disciplina nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação nas escolas de música no Brasil alija o estudante desta parte importante do pensamento teórico contemporâneo, excluindo-o compulsoriamente de toda uma bibliografia fundamental para o entendimento da música em nossos dias.

É também um livro prático. Nele são apresentados e desenvolvidos dois princípios básicos: significado e coerência estrutural. Para lidar com estes conceitos, o estudante é levado a construir gráficos com o intuito de reduzir a partitura a um tamanho mais manejável e, a partir daí, determinar a coerência estrutural da obra musical. Como o próprio nome indica, trata-se de uma introdução onde os modelos analíticos são aplicados em obras de pequeno porte.  A continuidade, portanto, depende de material complementar a ser publicado oportunamente. De qualquer forma, o conteúdo deste livro fornece material suficiente para preencher um semestre acadêmico - ou dois, com alguma complementação – nos últimos anos da graduação ou, preferivelmente, na pós-graduação.

Orlando Fraga
orlandofraga em pop.com.br



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111015/303312d6/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L