[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

Zélia Chueke zchuekepiano em ufpr.br
Seg Out 24 07:47:36 BRST 2011

Assino em baixo.

Em concurso, os critérios devem ser muito claros e os aspectos objetivos
tem que estar em primeiro lugar. Notas certas, ritmo certo...as vezes
perdemos os "artistas" mais inspirados, mas como se trata de competição,o
subjetivo quase  nao é levado em conta, pois nao pode ser explicado. Conta
a fidelidade à partitura em primeiro lugar.

O Julius Levine, "o contrabaxista" de Tanglewood, com quem tive coaching
na Mannes, referindo-se à concursos para orquestra, dizia que as vezes
perdemos os melhores candidatos na eliminatoria, mas com 150 candidatos
para ouvir, o critério tem que ser o mais objetivo possivel!

Nao quer dizer que sao os concursos que determinam os grandes artistas;
exemplos nao faltam, mas como disse a Cristina, uma vez que se faz a
inscrição, é como assinar um contrato, aceitando as regras e a autoridade
do juri.

Zélia Chueke