[ANPPOM-Lista] Convite para Defesa de doutorado: Alexandre Torres Porres

Alexandre Torres Porres porres em gmail.com
Dom Abr 8 02:30:14 BRT 2012


Como prometido, segue convite;

Local/Data:
Sala Egon Schaden, 1º andar do prédio central/ECA - USP. Sexta, 13 de Abril
de 2012, 9:00 am

Banca:
Marcelo Queiroz - orientador/USP
Jônatas Manzolli - Unicamp
Sérgio Freire - UFMG
Fábio Kon - USP
Régis Faria - USP

Tese: Modelos Psicoacústicos de Dissonância para Eletrônica ao Vivo

Resumo: O Problema de pesquisa é aplicar o Estado da Arte em teoria
psicoacústica sobre percepção de dissonância em novas ferramentas de
computação musical em tempo real Objetivos e contribuições incluem: Prover
uma revisão critica do Estado da Arte em teoria psicoacústica de modelos de
dissonância, projetar trabalhos futuros. Explorar um potencial criativo
negligenciado de modelos psicoacústicos de dissonância em Eletrônica ao
Vivo. Desenvolver novas ferramentas computacionais baseadas na teoria.
Investigar o potencial e limitações da teoria e técnicas. Discutir sua
pertinência e impacto. Tornar a teoria e técnicas mais acessíveis a músicos
por meio deste texto e as ferramentas desenvolvidas.

A percepção de Dissonância é um fenômeno complexo em que a abordagem
psicoacústica cobre apenas uma porção. Além disso, a teoria psicoacústica
ainda está em debate sobre o desenvolvimento de modelos de dissonância.
Portanto, a pesquisa apresenta uma revisão crítica do Estado da Arte da
teoria psicoacústica, apontando pontos fracos e fortes do atual
conhecimento, e futuros desenvolvimentos no campo. Um teste perceptivo
também foi elaborado para gerar ponderações relevantes.

Os modelos foram implementados em Pure Data, e uma série de patches foram
desenvolvidos para testar o potencial criativo em eletrônica ao vivo. Esse
processo culminou em um sistema desenvolvido em Pure Data que agrega
diversas das técnicas baseadas nos modelos psicoacústicos. Suas
possibilidades incluem, por exemplo, encontrar intervalos consonantes de
acordo com um espectro, ou alterar componentes espectrais para que estejam
de acordo com uma escala musical ou afinação particular.

Essas ferramentas foram empregadas em um duo de improvisação livre com o
autor e um saxofonista. O autor também compôs uma peça orquestral que
utilizou o sistema desenvolvido na parte de eletrônica ao vivo.

Página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/293285647414877/

ps. Não haverá grandes confraternizações após esse evento mesmo na
eventualidade de haver um final feliz. Poderei comemorar com colegas,
entretanto, no dia 19 no SESC Belenzinho em um evento que estou
trabalhando, vide:
http://sc3brasil.wordpress.com<https://sc3brasil.wordpress.com>
-------------- Próxima Parte ----------
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