[ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Sáb Abr 28 15:55:47 BRT 2012


caro daniel,
isto merecia a solicitação de um documento que reunisse abem, anppom, e outras entidades de ensino e coordenadores de pós para a proreitoria de pesquisa desta universidade e para esta entidade antiga que é a SBPC.
ve-se que há movimento por parte dos docentes da univ. do maranhão mas talvez os docentes de outras universidades, devessem colaborar...como por exemplo não aceitando ocupar o lugar que um docente da UFMA poderia assumir...imagino que seria um mínimo de ética e respeito para a consolidação da área de música, artes, educação artística, não apenas no maranhão mas nos outros estados também...
parece q estamos sempre engatinhando. 
abs
silvio



On Apr 27, 2012, at 11:26 PM, Daniel Lemos wrote:

> 
> Caros colegas,
> 
> Venho comunicá-los sobre um acontecimento deveras desagradável na Universidade Federal do Maranhão, que este ano receberá o evento o SPBC "Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência".
> 
> Em uma conversa informal com alunos, me perguntaram se eu apresentaria algum trabalho no SBPC. Eu disse que não. Este tipo de evento - que traz o rótulo "Ciência" - além de me trazer ojeriza, não contempla de forma satisfatória a Arte como uma área de conhecimento; no máximo ela é tratada como entretenimento ou simples "ocupação de tempo" entre palestras, seminários e outras atividades tipicamente "acadêmicas".
> 
> Pois bem. A Pró-Reitoria de Extensão da UFMA publicou um Edital para convocação de "Arte-Educadores" (isso mesmo!) para trabalhar no "SBPC Jovem", uma das modalidades que acompanha o SBPC. Usufruindo deste termo, a Proex-UFMA publicou o seguinte Edital (disponível AQUI), tendo como pré-requisitos dos arte-educadores os seguintes critérios, entre outros:
> Ser acadêmico da UFMA;
> Ser "ágil e ter disposição para o trabalho em equipe";
> Ser cordial com os colegas e com os participantes do Evento;
> Saber lidar com o público em geral;
> 
> Ainda, o Edital diz que os serviços destinados aos "Arte-Educadores" deve ser colar cartazes, atender ao público durante o evento, manusear aparelhos de DVD e retroprojetores, entre outras competências que NADA TEM A VER com o ofício do Arte-Educador que o DEPARTAMENTO DE ARTES tem lutado para consolidar em todos estes anos de trabalho. Este Edital foi considerado uma AFRONTA aos princípios deste Departamento, uma vez que trata da Arte-Educação como um mero campo de atuação amador e incapaz de atuar de igual pra igual com as demais áreas da dita "Ciência".
> 
> O pior vocês não sabem: das 100 bolsas disponibilizadas para "Arte-Educadores", apenas 9 (NOVE) contemplam os alunos do Departamento de Artes, que pelo termo utilizado por este Edital, seriam os únicos da UFMA com competência para atuar como arte-educadores. Ainda, todos os 100 bolsistas selecionados receberão CERTIFICADOS DE ARTE-EDUCADOR, em nome do SBPC JOVEM. Quer dizer que futuros engenheiros, médicos, psicólogos e profissionais do turismo terão o certificado de "Arte-Educador" expedido pelo SBPC, sem ao menos ter uma mínima consciência do que é o ofício pleno de arte-educador na sociedade brasileira.
> 
> Nesta sexta-feira, mais de sessenta alunos do Curso de Música, acompanhados pelo Chefe do Departamento de Artes, prof. Guilherme Ávila, a Coordenadora do curso de Artes Visuais, profa. Luísa Fonseca, e o prof. Daniel Lemos, foram à Pró-Reitoria de Ensino para dialogar com o Pró-Reitor, responsável pela publicação deste Edital. Ainda, mesmo ciente que existe um Departamento de Artes (DEART) na UFMA, foi convocado um professor da UFPE para fazer orientações sobre este trâmite, sem consultar em nenhum momento o corpo docente e discente que integra o DEART. Foi prometida uma reunião para esta quarta-feira com membros do DEART. Porém, como eles não possuem nenhum poder de voto na PROEX, não há garantias de que esta completa falta de respeito e ofensa ao ofício de Arte-Educador seja cumprida.
> 
> Sendo assim, venho por meio deste solicitar apoio à ABEM e à ANPPOM sobre o caso, seja por meio de um documento de repúdio. Entraremos em contato com a FAEB, cujo Presidente está lotado neste Departamento de Artes. Lembram-se dos e-mails anteriores acerca da questão de lutar por respeito, dignidade e exercício à profissão de Músico? Agora temos esta mesma questão levantanda para a Arte em geral. Esta é mais uma prova do descaso e da humilhação que a área de Artes sofre na sociedade, e a Universidade tem a OBRIGAÇÃO de contribuir para a superação deste preconceito. Um ato como este é inaceitável dentro de uma Universidade.
> 
> Finalizo reforçando a importância das Artes para o BRASIL. O Brasil é conhecido no exterior por ter excelentes dentistas? Engenheiros? Filósofos? Biólogos? NÃO! A principal característica de destaque ao Brasil no exterior é justamente a CULTURA, sendo a Música um importante mecanismo, entre eles o Samba e a Bossa Nova. É de extremo infortúnio que esta venha a ser justamente a área mais menosprezada dentro de nossa sociedade, fadando a uma espécie de amadorismo eterno. Que diga a Escola de Música do Estado do Maranhão. E agora um acontecimento destes. Não podemos ficar parados diante disso!
> 
> 
> Daniel Lemos
> 
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> 
> ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120428/6a8834e2/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L