[ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Dom Abr 29 17:03:40 BRT 2012

Caro prof. Damián,

Bem colocado. Nestes momentos, nossa tendência é agir com maior energia, mas sabemos que no meio acadêmico devemos manter uma postura que permita em primeiro lugar um diálogo franco. O teor da resposta vai depender do que for decidido na reunião desta quarta-feira, mas o documento deverá ser enviado de qualquer forma, até para mostrar que nossa área está observando.

Recordo-me do discurso do prof. Arão Paranaguá - inclusive professor do DEART/UFMA, sobre a época de aprovação da nova LDB de 1996. Havia vários deputados e senadores oficialmente contra a entrada da disciplina de Artes na grade curricular da Educação Básica. Se não fosse pela grande mobilização da FAEB, não teríamos hoje este crescimento exponencial das áreas de Artes no país, com o desmembramento dos cursos de Educação Artística e criação de Licenciaturas em Música. Basta lembrarmos de momentos como este para ver que não podemos deixar de nos manifestar.

Um abraço,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão

--- Em dom, 29/4/12, Damián Keller <musicoyargentino em hotmail.com> escreveu:

De: Damián Keller <musicoyargentino em hotmail.com>
Assunto: SBPC na UFMA: um absurdo
Para: anppom-l em iar.unicamp.br, dal_lemos em yahoo.com.br
Data: Domingo, 29 de Abril de 2012, 15:45

Caro Daniel,
Simpatizo com tua surpresa e indignação em relação ao tratamento despectivo da nossa área. Essa parece ser a regra implícita na burocracia universitária das regiões Norte e Nordeste. No entanto, sugiro um pouco de cautela.
> Foi prometida uma reunião para esta quarta-feira com membros do DEART. Porém, como eles não possuem nenhum poder de voto na PROEX, não há garantias de que esta completa falta de respeito e ofensa ao ofício de Arte-Educador seja cumprida.
Antes de qualquer ação da Anppom ou da Abem, talvez seja bom ter alguma manifestação oficial das instâncias administrativas da UFMA e da SBPC. O documento que vocês estão elaborando deverá ser respondido, e a partir dessa resposta oficial a Anppom pode se posicionar com mais força.
Abraço,Damián

Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller