[ANPPOM-Lista] Arrocha universitário

Alexandre Espinheira alespinheira em gmail.com
Qui Ago 16 10:58:26 BRT 2012

Olás,

Só completando as informações de Aaron, como bom baiano e, como poucos
nessa terra, detestante de arrocha mas que acaba conhecendo um pouco da
vida musical que acontece no seu quintal (jardim, cozinha, sala de estar,
sei lá...). Realmente o nome vem dos movimentos de dança. Os cantores
mandavam os dançantes "arrocharem" (apertarem) suas parceiras. O gênero é
derivado das serestas que, pelo menos na Bahia, passaram a ser feitas com
teclados de ritmo tocando bolero.

Me parece que, no caso das "duplas sertanejas" se utilizarem do nome
Arrocha, é para adicionar um elemento de "novidade", pelo menos no nome, já
que esse arrocha não baiano não tem nada, ou quase nada, a ver com o que
andam tentando vender no sudeste. Me surpreendeu muito, nas madrugadas da
Globo, dona da Som Livre, ver anunciado um disco de arrocha sem sequer um
artista baiano. Acho que isso ainda vai dar briga judicial...

Digo quase nada porque, como Aaron também mencionou, devido ao sucesso da
música sertaneja, muitos dos covers eram com músicas nesse estilo, com
alguns cantores tentando imitar as vozes agudas de Xororó, Zéze e etc,
particularidade que observo também no forró eletrônico (aviões do forró,
limão com mel, etc).

Ah, e esse termo arrocha universitário já é usado há uns dois anos em
Salvador pra elitizar o arrocha. Tirá-lo do gueto e levá-lo às classes
sociais mais abastadas, "ávidas" por shows mas que não iriam nunca parar
seus carros e desfilar suas grifes na frente da Madeireira Brotas ou num
bairro afastado de Camaçari!

São só observações de quem viu de perto... nada científico.

Saudações,
Alexandre

Em 16 de agosto de 2012 09:50, aaron lopes <aaronmlopes em yahoo.com.br>escreveu:

> Olá Luiz Guilherme e tod em s,
>
> Também não conheço nenhum trabalho que verse sobre o arrocha. Não sou
> nenhum estudioso do gênero, mas como moro na Bahia há um tempo, posso falar
> um pouquinho sobre ele. Até onde eu sei, o arrocha surgiu em Candeias-BA,
> em uma região de boemia, como se fosse uma espécie de música de "barzinho",
> só que ao invés de voz e violão, é uma música de voz e teclado. Surgiu como
> uma batida eletrônica de teclado acompanhando um cantor ou cantora e,
> eventualmente, um saxofone.

> [...]

*Alexandre Espinheira*

Contatos: +55 71 8133-0201
http://alespinheira.wordpress.com <http://www.alespinheira.wordpress.com>
"Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara"
Saúde e Trabalho