[ANPPOM-Lista] Bolsa CNPq de Doutorado no Exterior (GDE)

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Sex Dez 7 10:34:53 BRST 2012

Prezado Carlos,

> Não é um técnico quem prioriza ou deixa de priorizar. E nem técnicos nem pesquisadores contam palavras para aferir a credibilidade de uma consultoria.

Tentando esclarecer o que eu falei: um parecer bem fundamentado dá
suporte a um projeto bem fundamentado.

> Outro fator  […] é o mérito dos projetos avaliados.

Isso não fica claro nos pareceres emitidos pelas agências de fomento
(por sinal, quem emite o parecer é o técnico encarregado da área e não
os pesquisadores PQ. Pelo que consta nos editais, a agência se reserva
o direito de recusar propostas com fundamento em fatores
orçamentários, ou seja, em fatores que não têm relação com o mérito da
proposta). Se a tua sugestão estiver correta, talvez o problema seja
somente a transcrição do parecer ad hoc para o parecer do técnico.

> Já vi editoria de periódico creditada como organização de livro. Já vi texto de manual de vestibular inserido como capítulo de livro. Quem faz isso, se desmoraliza.

Concordo. Os temas que discutimos aqui na lista em relação a
classificação e critérios de avaliação da produção são recorrentes:
- o sistema atual de aferição de impacto não reflete a realidade da nossa área
- os critérios de exclusão de propostas não são claros
- os grupos mais atingidos são os que não têm a opção de pedir apoio
para agências estaduais

Abraço,
Damián

--
Dr. Damián Keller
NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research