[ANPPOM-Lista] Disciplina da pós em Música da ECA: Etnografia da Música Erudita Contemporânea: criação e performance

Marcos Câmara de Castro mcamara em usp.br
Qui Jan 26 12:20:52 BRST 2012


Agradeço a divulgação:

Matrículas de 23/01/2012 a 12/02/2012.

Aulas às quartas-feiras, das 14h às 17h, na sala 201 da ECA

Abraços,

Marcos
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Disciplina CMU5613-1
Etnografia da Música Erudita Contemporânea: Criação e Performance
Área de Concentração: 27158

Criação: 13/12/2011

Ativação: 13/12/2011

Nr. de Créditos: 7

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração	Total
2	2	3	15 semanas	105 horas
Docente Responsável:

Marcos Camara de Castro

Objetivos:

O termo música erudita contemporânea aqui envolve duas práticas: os  
compositores vivos e a reprodução do repertório do passado. A  
Etnografia da música erudita contemporânea: criação e performance  
propõe o estudo da prática da música erudita no contexto em que ela se  
desenvolve. A etnografia de intérpretes e compositores eruditos  
insere-se nesse campo de pesquisa. Que figuração social é essa? Quais  
as relações de interdependência? Quais os mecanismos de autocoerção  
que se transformam numa segunda natureza inquestionável? De que  
tradição se julgam herdeiros seus atores? Qual a origem social de  
intérpretes e compositores contemporâneos? Qual é o contexto de  
recepção? Quais as implicações nas grades curriculares dos cursos  
superiores de música? Quais os perfis dos alunos desses cursos? Quais  
os mecanismos de eleição de clássicos?

Justificativa:

Muitas das indagações pertinentes ao trabalho do músico profissional  
não são formuladas ou pertencem ao campo das ciências sociais. Uma  
adequação de nossas grades curriculares, sobretudo nos cursos  
superiores de música, visando uma preparação mais realista do aluno,  
deveria necessariamente passar por uma antropologia musical, a  
etnomusicologia ? que não se restringe absolutamente ao estudo das  
manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas  
afro-brasileiras. Embora as pesquisas estéticas, e sua consequente  
aristocracia do gosto, sempre estiveram a serviço da distinção,  
pretende-se aqui discutir valores musicais e humanos, numa perspectiva  
de transformação e de democratização do cânone. A produção acadêmica  
mais significativa sobre este assunto vem das ciências sociais que,  
muitas vezes, peca pela falta de lastro teórico-musical. Daí a  
necessidade de a musicologia, através da etnomusicologia, assumir este  
debate. O showbis da música de concerto, porque reproduz um repertório  
surrado e sem ousadias, trabalha com um volume de dinheiro  
significativo; para o compositor erudito contemporâneo, integrar-se no  
sistema equivale a conseguir entrar para uma universidade ou  
conservatório superior, ou se inserir na rede mundial dos poucos  
compositores famosos, através de atuações na política da música e na  
rede de contatos com programadores de concerto e produtores, dentro do  
exíguo espaço que as grandes salas e orquestras lhes reservam. Quem  
não se integrar é irrelevante, não importando o valor de sua obra. Há  
ainda a ambição, sociologicamente infundada, de reproduzir novos  
Mozarts ou Stravinskys, ignorando os determinantes sociais de sua  
produção e consagrando a vaidade como moeda ? aquilo que Freud chamou  
de "narcisismo das pequenas diferenças" (in O mal-estar na  
civilização. Rio de Janeiro, Imago, 1977, p. 71). Uma etnografia da  
Música Erudita Contemporânea poderá contribuir para a elaboração de  
uma visão ao mesmo tempo aberta e coerente e de uma política que,  
levando em conta as conquistas culturais e sociais do passado, formule  
um projeto generoso e lúcido de renovação artística e social.

Conteúdo:

Estudo sobre a produção musical artesanal e a produção em série (termo  
que tem sido utilizado para definir o modo de produção industrial) e  
as novas exigências de um mercado consumidor cada vez mais  
fragmentado. A cultura de massa e alguns de seus traços identificáveis  
desde o século XVI na Europa; ideologia do cânone; democratização do  
cânone; estudo das necessidades e significados sociais dos artistas;  
perfil sociocultural dos alunos dos cursos superiores de música;  
sociologia da percepção artística e da educação; a "ilusão biográfica"  
de Bourdieu; legitimação da hegemonia cultural e suas subjetividades  
internas; discussões sobre a exaustão de certas linguagens musicais.  
Ideologia do cânone. Contextos de recepção.

Forma de Avaliação:

Seminários, monografias, pesquisas de campo

Observação:

Bibliografia:

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13/04/2011)
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en août 2008. http://www.abdn.ac.uk/isch/
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TRIGO, Luciano. A grande feira: uma reação ao vale-tudo na arte  
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Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Departamento de Música/FFCLRP
Universidade de São Paulo
Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL
http://www.facebook.com/camaradecastro





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