[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência *

Sonia Ray soniaraybrasil em gmail.com
Dom Jul 1 00:05:12 BRT 2012

Caro Daniel e colegas,
Desculpe mas não, não é exatamente isso.
Venho acompanhando com certa distância por ainda estar usando o computador
por poucas horas em função da minha recuperação de uma forte crise de
stress (pq será!!!)... mas estou bem  melhor!

Vou tentar ajudar nesta discussão...
- A Capes avalia a pós-graduação em amplo sentido: programa e seu contexto,
produção docente e produção discente, atividades de pesquisa e extensão dos
docentes e discentes, além de outros aspectos físicos.
- Ao avaliar a atividade de pesquisa relacionada ao PPG a Capes cruza o
caminho da graduação (PIBIC, PROLICEM e TCC na busca pela verticalidade das
pesquisas: Area-Linha-Projetos.) apesar de não legislar sobre outros
aspectos da Graduação.
- Dentre os vários itens de produção estão: publicações e apresentação
artísticas;
- Os periódicos, livros e tipos de apresentações artísticas são avaliados
somente quando são citados no Lattes e deixam a lista dos qualis" se nenhum
docente ou discente publicar naquele periódico ou tocar naquele local (pois
o objetivo do Qualis é avaliar a *produção dos PPGs *apenas);
- O fato de um periódico ou sala de concerto não estar no Qualis apenas
significa que tais itens (periódico ou espaço) não apareceram no relatório
Datacapes no ano da referida avaliação (a última lista Qualis disponível é
referente ao ano de *2010 *apenas!) A Capes está atrasada com a avaliação...

Acredito que a melhor forma de saber se concorda-se ou não com as normas
vigentes seja em primeiríssimo lugar conhecê-las muito bem. Afinal, as
pessoas que estão trabalhando nas comissões são empenhadas em buscar o
melhor caminho... não é tão simples lá em Brasilia quanto é escrever nesta
lista (sem ofensas... é que pra mim aqui é mais simples). Em segundo lugar
eu discutiria e sugeriria as mudanças via *coordenações* de PPGs (caminho
melhor para chegar aos comitês da Capes, na minha experiência).

A área, representada pela ANPPOM, pode (claro!) definir caminhos para sua
produção expandindo as normas da Capes ou criando novas propostas, só não
pode legislar 'sobre' a Capes, precisa pensar "com" a Capes pra que
possamos dar um passo significativo.

Sugiro uma olhada cuidadosa nos critérios definidos pelas comissões (cujos
membros assinam os critérios) e se debatam estes critérios para buscar
melhores caminhos e não seus resultados de forma isolada.
Participo da comissão do Qualis periódicos e sei que tem uma equipe
bastante séria buscando os melhores critérios possíveis (mesmo sabendo que
agradar a todos é improvável, pra não dizer impossível).
Espero que ajude...
Beijo,
Sonia