[ANPPOM-Lista] INSCRIÇÕES PARA OFICINAS - ATIVIDADES FORMATIVAS DO FILO

Magali Kleber magali.kleber em gmail.com
Qua Jun 6 23:33:09 BRT 2012


Divulgando o FILO:  http://www.filo.art.br/site/
vale conferir!

Drª Magali Kleber
Diretora da Casa de Cultura
Universidade Estadual de Londrina
Fone 55 43 3323 8562
Londrina - Paraná
Brasil
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*INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS OFICINAS DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO FILO**

*As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail oficinas em filo.art.br (link
disponível no site do festival), por meio de carta de intenção e currículo
resumido. A divulgação dos participantes selecionados será realizada no dia
seguinte ao encerramento das inscrições.
As inscrições para as oficinas dos grupos pH2: estado de teatro, Theatre ad
Infinitum e Varasanta *encerram no dia 11/06.*
As inscrições para a oficina Máscara Neutra *encerram no dia 15/06*.*
*As atividades formativas do Filo são coordenadas pela Divisão de Artes
Cênicas da Casa de Cultura da UEL. Maiores informações pelo telefone
3322-1030 (Divisão de Artes Cênicas - Casa de Cultura da UEL -  Av. Celso
Garcia Cid, 205)
*

1 - Oficina "Da fotografia à cena: o deslocamento do olhar cotidiano como
provocador da criação teatral" - Grupo [pH2]: estado de teatro - SP
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*15 de junho, das 14:00H às 18:00h*
*Carga Horária: 4hs*
*Vagas: 14*

*Investimento: Gratuito*

*Público: Artistas e não artistas com mais de 16 anos.
*

*Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL*


O workshop, de caráter prático, tem como referência a série
fotográfica *Recollections
in America*, de David Lachapelle.Serão expostas aos participantes
fotografias da referida série de LaChapelle. Essas imagens revelam um
cotidiano estranhado, uma situação de histeria e desespero, e até uma
tragédia iminente, circunstâncias que se manifestam no espetáculo do grupo.
Após esse contato, os participantes criarão imagens cênicas e
posteriormente construirão fluxos narrativos a partir dessas imagens.

O  workshop pode ser compreendido em duas etapas: uma primeira de
apropriação das imagens fotográficas e uma segunda de criação cênica e
textual a partir dessas imagens. Será ministrado por Nicole Oliveira,
dramaturga do grupo e por Bruno Moreno, ator do grupo.

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*2- Oficina Theatre ad Infinitum - Inglaterra
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*15 e 16 de junho, das 14:00H às 18:00h*
*Carga Horária: 8hs*
*Vagas: 14*

*Investimento: R$30,00 / R$15,00 (estudantes)*

*Público: Estudantes e profissionais de teatro e dança*

*Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL*

*3- Oficina Varasanta - Colômbia
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*Curso: A POESIA DA AÇÃO*

*Período: 15 e 16 de junho, das 13:30 às 16:30*

*Carga Horária: 6hs*

*Vagas: 14*

*Investimento: R$30,00 / R$15,00 (estudantes)*

*Público: Estudantes e profissionais de teatro e dança*

*Local: Curso de Artes Cênicas - CECA - Campus da UEL*

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O trabalho desenvolvido pelo Teatro Varasanta fundamenta sua prática no
ator criador com ênfase no treinamento como desenvolvimento da energia e
sua transformação em obra de arte. A tradição do grupo aponta para o ator
como poeta da ação, que ao transformar a energia cria o poema cênico
através da relação de seu organismo com o espaço, o tempo e os mundos que
habita.



Nestas sessões de trabalho conduzidas pelos oito integrantes do Teatro
Varasanta visa-se o encontro com as práticas criativas desenvolvidas pelo
grupo. Através do contato com elementos do treinamento, com estruturas
rítmicas e cantos tradicionais porta-se espaços que possibilitem aos
participantes plasmar nas coordenadas espaço-temporais suas pulsações
interiores.



Através do desenvolvimento da percepção musical para um corpo que comunica
em estado de representação, visa-se a criação de ações e sua elaboração
cênica. Memória pessoal e coletiva, pensamento,  imagens, palavras, sons
irão compor o tecido criativo  em um processo de escuta e contato com o
outro.



MINISTRANTES:



Fernando Montes

Liliana Montaña

Beto Villada

Francisco Rebollo

Marcia Cabrera

Gina Gutierrez
Isabel Gaona

A Fundação Teatro Varasanta – centro para a transformação do ator – foi
criada em abril de 1994. Desde o início, o grupo esteve sob a direção de
Fernando Montes, que se formou em Paris com Jacques Lecoq, Mónica Pagneux e
Ryzard Cieslak durante quatro anos, e na Itália no Workcenter de Jerzy
Grotowski, sob a direção do mestre Jerzy Grotowski e de Maud Robart.

*4- Oficina Inês Marocco - Porto Alegre - RS
*

*Curso*: *Máscara Neutra *

*Período:* de 23 a 26 de junho, 14:00 às 18:00h

*Carga Horária*:16 hs

*Vagas*: 20.

*Investimento:* R$50,00 / R$25,00 (estudantes)

*Público:* Estudantes e profissionais de Artes Cênicas

*Local:* Curso de Artes Cênicas – CECA - Campus da UEL



*  Máscara Neutra*

A máscara neutra é uma técnica  para a formação do ator que desenvolve,
entre outras coisas, o estado da neutralidade, do silêncio e da calma que
são pré requisitos para a criação de* *qualquer tipo de jogo ou estilo*.*  Com
a máscara, o ator é obrigado a trabalhar com o corpo que é o seu principal
meio de expressão, mas que na maior parte das vezes é colocado em segundo
plano em detrimento de uma interpretação de personagens que prioriza os
aspectos psicológicos da atuação.Muitas vezes é no rosto que o ator coloca
a expressão de seus estados e emoções, tornando-a uma máscara de vícios e
clichês. Ao esconder o rosto, a máscara ajuda a eliminar estes vícios que o
ator adquire por comodidade e também por falta de esclarecimentos
técnicos.O corpo do ator também sofre uma adaptação a este *“novo
rosto”*eliminando os movimentos e vícios corporais adquiridos, pois  é
na calma e
no silêncio que a máscara proporciona, e não na agitação ou exagero
superficial, que este se expressará organicamente e ganhará uma dimensão *
extracotidiana* re descobrindo a sua inteligência. O ator desenvolve então
um estado de tranqüilidade, as capacidades de economia, eficácia, precisão
dos movimentos  e disponibilidade, que constituem a base necessária para a
instauração de qualquer jogo.

        *    *A importância da máscara neutra como técnica para o ator está
no fato de que ela é indispensável para aquele indivíduo, ator ou não ator
que quer se expressar cenicamente de maneira não banal, *extracotidiana* e
de forma orgânica. A máscara neutra deveria ser a base, o primeiro
exercício do ator, antes de realizar qualquer trabalho em cena.* *

* *

*Abordagem:* A abordagem adotada é prática e se fundamenta no Sistema
pedagógico da *Escola Internacional de Mimo e Teatro de Jacques Lecoq*, em
Paris.



*Ministrante:* Ines Alcaraz Marocco é diretora teatral e pesquisadora da
formação do ator. Possui graduação em Direção Teatral e Licenciatura em
Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975),
mestrado em Diplôme d'Études Aprofondies - Université de Paris VIII (1985)
e doutorado em Doctorat en Esthétique Sciences et Technologie des Arts -
Université de Paris VIII (1997). Formação na École Internationale de
Théâtre, Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1984). Atualmente é
professora do departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Dentre os principais espetáculos que dirigiu estão: "O Sobrado", com o
Grupo Cerco, em 2008, vencedor do Prêmio Braskem em Cena no XVI Festival
Internacional Porto Alegre em Cena nas categorias Melhor Espetáculo pelo
Júri Popular e Melhor Espetáculo pelo Júri Oficial, vencedor de três
prêmios Açorianos de Teatro 2009 (Melhor Direção para Inês Marocco, Melhor
Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante para Luis Franke, vencedor de Prêmio
RBS Cultura de Melhor Espetáculo 2009 (votação por Júri Popular); "Semeando
Dobraduras", em 2006; "Rituais do cotidiano", em 2005; "O Nariz", em 2003;
"Os Tambores Silenciosos", em 1997; "Manantiais", em 1989; "De como lhe foi
extirpado o sofrimento ao Sr. Mockimpott", em 1987; "Toda linguagem é uma
bobagem", em 1987; e "Soirée de Bouffons", em 1985.

Como pesquisadora, propôs o treinamento de atores baseado na pesquisa "As
técnicas corporais do gaúcho e a sua relação com a performance do
ator/dançarino" através da pratica do treinamento continuativo na busca
pela precisão de movimentos e ações.



*Metodologia*: As aulas são práticas, com exercícios individuais, em
pequenos grupos e com o grande grupo, iniciando com aquecimento  onde são
desenvolvidas as capacidades de concentração, atitude, ponto fixo,postura
extra cotidiana.Através do aquecimento, os alunos desenvolverão a percepção
do outro, do seu corpo no tempo  e   espaço de jogo. Após o aquecimento, os
alunos experimentarão a máscara através de propostas dadas. Os exercícios
são feitos com e sem máscaras para melhor entendimento das
propostas. Trabalho com os Elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo. À
medida que os alunos vão se apropriando da essência da máscara esta será
retirada e será desenvolvida a transposição para o humano, verificando
assim a funcionalidade do exercício técnico da máscara no jogo.

* *

*Sinopse: *O estado neutro (anterior a ação): a receptividade, a
disponibilidade, a  calma,  o silêncio, o equilíbrio.Uma viagem através da
dinâmica da natureza e de seus elementos: a economia de movimentos, o
imaginário, o espaço, a presença do ator em cena.



-- 
Drª Magali Kleber
Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM
http://www.abemeducacaomusical.org.br/
Gestão 2011-2013
Diretora da Casa de Cultura
Universidade Estadual de Londrina
Fone 55 43 3323 8562
Londrina - Paraná
Brasil
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