[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Seg Mar 19 16:52:25 BRT 2012


oi daniel

..interessante tua resposta.
então:
o que estava colocando na roda era questionar o próprio conceito de composição coletiva e trazendo para o debate a produção das oficinas.
mozart usava este modo de trabalhar e, pelo que sabemos, stockhausen a retomou na composição de Licht.

um oficial (como se chamava os trabalhadores das oficinas) pode bem deixar sua marca e até mesmo ser determinante na feitura de um trabalho.
são diversos os relatos de trabalhos coletivos no renascimento.
e por vezes se contratava um artista e se garantia que a obra ficaria pronta contratando dois oficiais (o que nos garantiu uma meia duzia de quadros de da Vinci, por exemplo, e nos garantiu o Requiem).
e os oficiais podem não apenas garantir como também interferir decisivamente no resultado, visto que mesmo na mais ampla democracia teórica sempre existirá a diferença de velocidade de trabalho dos participantes de uma obra.

o que é importante realçar é que o que há de novo na composição coletiva não deve ser apenas o fato de ser feita por muita gente.
é necessário outro ingrediente ou estaremos apenas reinaugurando o passado, embevecidos por imaginar estar inventando a roda.


algumas modalidades podem ser mapeadas:

1) composição coletiva como prática pedagógica...mas neste caso há uma orientação.
2) isto é bem distinto do processo que parece ter havido na composição do grupo da paraíba (mando a pergunta ao valério: houve uma condução de um dos participantes ou realmente todas decisões foram coletivas?).
3) e há a produção coletiva em que participantes tem funções diferentes (tomar cuidado com a proposta de retomar a produção fordista...seria interessante estudar a música do realismo socialista e a do cinema americano...alguém assina, ou o proletariado assina, e um bando de anônimos trabalha e até mesmo é demitido em meio ao processo caso não esteja rendendo)
4) há tembém trabalho em que cada um que participa o faz às cegas e o resultado é o amálgama díspar (cage+merce cunningham)
5) o trabalho do tipo improvisação livre coletiva (trabalho de iazzetta e rogério costa na usp)
6.1) o trabalho de colaboração (o técnico informático ou eletrônico e o compositor, como acontece no ircam, grm e tal)
6.2) o trabalho de colaboração compositor-instrumentista como o realizou e dovumentou giacinto scelsi.
 
ou seja, existem modalidades desta prática.

no mais, quanto a Mozart...ele não assina a obra, não teve tempo pra isto.
ele teria assinado talvez (nem disto se sabe ao certo) o contrato para realização da obra.
temos de tomar cuidado com nossa noção de propriedade romântica e a noção de propriedade pré-romântica...dois mundos a parte.
vale à pena a leitura do pequeno livro  de Szendi sobre a escuta musical em que trabalhar justamente o conceito de autoria. 

a quem pertence o stabat mater, o qual bach reproduz hipsis literis em seu salmo 51...esta peça, o salmo, é de bach ou pergolesi?

abs
silvio

On Mar 19, 2012, at 1:26 PM, Daniel Lemos wrote:

> 
> Caro Sílvio,
> 
> Obrigado pelas informações. Interessante observar que há de fato iniciativas de composição "formal" coletivas. Agora não imaginava que a composição do Requiem de Mozart poderia ser considerada uma metodologia de composição coletiva. Neste caso, em que sentido especificamente? Se o compositor estiver aberto a sugestões musicais de intérpretes, seria isto uma composição coletiva? Do aspecto da autoria, poderia não ser, pois Mozart assina a obra. Ainda, a aproximação entre intérprete e compositor, assim como nas Sequenze de Berio, poderiam ser consideradas "composição coletiva"?
> 
> Um abraço,
> 
> Daniel Lemos
> 
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> 
> ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
> 
> 
> --- Em dom, 18/3/12, silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br> escreveu:
> 
> De: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo
> Para: "Valério Fiel da Costa" <fieldacosta em gmail.com>
> Cc: "ANPPOM-L" <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Data: Domingo, 18 de Março de 2012, 23:27
> 
> Caro Daniel,
> 
> Lembro aqui de uma experiência.
> Em 1994 Flo Menezes, eu e os alunos do festival de campos do jordão compusemos uma grande peça para isntrumentos e eletrônica como resultado do curso de composição.
> A peça, intitulada Campos de Pássaros, está gravada em CD Música Maximalista (creio que o segundo volume)
> Mas existem diversas formas de composição coletiva.
> Mozart mantinha uma verdadeira oficina e seu Requiem é resultado desta oficina bem como suas ultimas sinfonias e a Cantata Maçônica.
> Cabe saber bem o que entende0se por composição coletiva e o quanto seus participantes realmente participam do processo desde seus primeiros passos.
> Cito o exemplo de Campos pois dele participaram, dentre os 9 alunos do curso, alguns que hoje se destacam no panorama da música brasileira como Pedro Kroeger e Sérgio Kafegian.
> Pelo visto temos diversas experiências no Brasil.
> Fora do Brasil uma experiência surpreendente é o trabalho do grupo L'Itineraire, que realizaram diversas obras coletivas nos anos 80.
> 
> 
> Abs
> Silvio Ferraz
> 
> On Mar 18, 2012, at 11:55 AM, Valério Fiel da Costa wrote:
> 
>> Caro Daniel.
>> 
>> Se estiver interessado em composição coletiva "formal", estamos programando para a ANPPOM um painel sobre a experiência de composição coletiva desenvolvida ano passado aqui em João Pessoa pelo COMPOMUS. Trata-se da "Cantata Bruta", obra para orquestra, coro, solistas, narradores e eletrônica composta por 6 membros do núcleo. Tal prática, muito bem sucedida, motivou mais duas experiências de grande porte, envolvendo vários compositores, programadas para este ano.
>> 
>> chamada aqui:
>> http://www.paraiba.com.br/colunista/edileide-vilaca/52137-cantata-bruta-em-comemoracao-aos-70-anos-de-w-j-solha
>> Algumas críticas aqui:
>> http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10505
>> http://www.portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=10503
>> 
>> Abç
>> 
>> VFC
>> 
>> Em 17 de março de 2012 15:20, Daniel Puig <danielpuig em me.com> escreveu:
>> olá, daniel!
>> 
>> no campo da educação musical você encontra bastante coisa, se interessar. procure nos livros de Robert Murray Schafer, Brian Dennis, George Self e John Paynter. nos textos e livros de Keith Swanwick você pode achar algum aparato teórico que ajude, embora os questionamentos dele sejam voltados para a idade escolar. também em "Minds on Music: composition for creative and critical thinking" de Michele Kaschub e Janice Smith.
>> 
>> vários textos na área da música contemporânea, ligados principalmente à improvisação, você vai encontrar questionamentos que interessem. no momento não me lembro de nenhum que aborde unicamente o assunto "composição em grupo", mas tenho certeza que outros colegas de lista poderão completar as informações.
>> 
>> abraço,
>> 
>> puig
>> 
>> 
>> Em 16/03/2012, às 15:10, Daniel Lemos escreveu:
>> 
>>> 
>>> Olá,
>>> 
>>> Gostaria de saber se vocês conhecem referências bibliográficas sobre prática de Composição em grupo. Não tenho tido sucesso nas pesquisas até agora. Muito obrigado pela atenção.
>>> 
>>> Cordialmente
>>> 
>>> Daniel Lemos
>>> 
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