[ANPPOM-Lista] [Sonologia-l] Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado

Janete El Haouli janete.haouli em hotmail.com
Qui Nov 1 16:11:05 BRST 2012

Carlos, você saberia me informar com quem poderíamos entrar em contato ?
Estamos com algumas idéias.
Obrigada !
Beijos,
Janete

Date: Wed, 31 Oct 2012 13:39:29 -0200
From: cpalombini em gmail.com
To: anppom-l em iar.unicamp.br; sonologia-l em listas.unicamp.br
Subject: [Sonologia-l] Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado

31 Out às 10h49

													Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado

		              http://www.metro1.com.br/portal/?bid=37&pid=3465

Por James Martins em Entretenimento

										Foto: Dimus

										O grande músico suíço-baiano Anton Walter Smetak (1913-1984),
notório por sua construção de instrumentos-escultura, as 'plásticas
sonoras', completaria 100 anos em 2013. Além de todas as dificuldades
impostas àqueles que pretendem comemorar o centenário do artista que
influenciou nomes como Caetano Veloso e Rogério Duarte, o acervo deixado
 por ele, agora corre o risco de ser despejado. A obra, que está exposta
 no Solar Ferrão (Centro Histórico), após passar uma temporada nos
porões do Museu da Bahia, por falta de abrigo, deve ficar mais uma vez
desabrigada se alguma providência urgente não for tomada.

O acervo pertence à família e há intenção de vendê-lo ao Estado para que
 continue disponível à visitação e fruição do público em geral, mas o
Estado alega falta de recursos para a aquisição. Segundo Bárbara Smetak,
 53, filha do músico, essa medida de despejo parece intentar a doação
compulsória do acervo. "Na verdade estão assim, com esta pressão, para
não dizer coação, nos querendo forçar a doar o acervo", diz. Ainda
segundo Bárbara, a proposta inicial da Secult para a exposição 'O
Alquimista do Som' no Solar Ferrão seria em caráter permanente.

Leia abaixo a íntegra do comunicado enviado por ela:

"Caros,

Estive hoje [29/10 - segunda-feira] em uma reunião na Diretoria de
Museus com a Sra. Ana Liberato que me deu uma má notícia a respeito do
Acervo de Smetak. O Acervo só poderá ficar em exposição até o segundo
semestre de 2013 (setembro). Haverá uma reforma no Solar Ferrão, eles
estão fazendo licitações e como o Acervo de Smetak não pertence ao
Estado e sim à família, não poderá ficar mais no local.

A família deverá procurar um outro local para abrigar o acervo. Logo
agora que estamos escrevendo projetos para comemorar o Centenário de
Smetak, recebemos esta triste notícia e não sei o que dizer.

Existe um projeto de venda do acervo aprovado em 100% e não se capta
recursos. Estou adoentada, não tenho mais tanta força para fazer
mudança, embalar, encaixotar etc.

A exposição O Alquimista do Som foi aberta ao público em 15 de outubro
de 2010 no Solar Ferrão, foi dito pelo antigo Secretário de Cultura, Sr.
 Márcio Meireles, e pelo Diretor da Dimus, Sr. Daniel Rangel que seria
por tempo indeterminado.

A Sra. Ana Liberato apontou 3 soluções: Venda, Doação, Retirada.

Fiquei desapontada com a decisão dos dirigentes desses Órgãos. A
exposição só tem dois anos, e justo no Centenário seremos desabrigados, é
 séria essa situação, e fico triste com a falta de respeito para com
todos nós.

Na verdade estão assim, com esta pressão, para não dizer coação, nos
querendo forçar a doar o acervo. A homenagem que Smetak recebe no seu
centenário é, mais uma vez, uma ordem de despejo.

Abraços,

Bárbara Smetak".

--
carlos palombini