[ANPPOM-Lista] RES: [etnomusicologiabr] Re: "Historiador? Só com diploma" de Fernando Rodrigues

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Seg Nov 12 12:14:01 BRST 2012

Olá, colegas,

É o que dá querer enquadrar tudo... De outra parte, não percebo exigências de diploma de bacharel em música ou superior para sair tocando por aí...

A Folha publicou notícia, hoje, apresentando o estranhamento de alguns dos atuais ‘monstros sagrados’ da nossa ‘intelligentsia’ atual.

Vamos fazendo o que podemos...

Boa semana a todos, abraço, Heloísa

De: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br [mailto:etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br] Em nome de Hugo Leonardo Ribeiro
Enviada em: segunda-feira, 12 de novembro de 2012 12:09
Para: MARCEL OLIVEIRA
Cc: Marcus S. Wolff; etnomusicologia lista; lista ANPPOM
Assunto: [etnomusicologiabr] Re: [ANPPOM-Lista] "Historiador? Só com diploma" de Fernando Rodrigues

O problema é quando alguém disser que, para ensinar história da música, tem que ser uma pessoa formada em história. Isso quase acontece em Sergipe, quando eu fui coordenador por um breve período, e eu tive que bater o pé para dizer que não. Provavelmente, o melhor seria um graduado em música com alguma formação a mais nos tratos históricos, como os musicólogos se pretendem. Mas, obviamente que há exceções, no caso de historiadores com excelente conhecimento em música, que podem muito bem tratar do assunto, discutindo, inclusive, questões estilísticas. Mas não acredito que esse tipo de reserva de mercado vá atingir a graduação em música...

Hugo