[ANPPOM-Lista] Manifesto contra a Matriz Curricular unilateral_ menos ARTE na Escola!

Magali Kleber magali.kleber em gmail.com
Qua Nov 21 08:56:54 BRST 2012


*Exmo. Secretário  da Educação do Estado do Paraná*

*Se. Flávio Arns.***



O Coletivo Pró-Arte Paraná posiciona-se CONTRÁRIO por meio deste manifesto
à medida antidemocrática exposta na “sugestão” da Matriz Curricular do
Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná para 2013. A disciplina de
Arte é de suma importância na construção do indivíduo como um todo,
estimulando no alunado um senso crítico e estético, desenvolvendo
potencialidades criativas, sociabilizando o ser humano e integrando-o
culturalmente.

Consideramos inaceitável fazer uma mudança que afeta diretamente toda a
comunidade escolar sem consultar previamente, de modo claro e real, as
partes diretamente envolvidas, levando somente em consideração questões do
IDEB (de fundamentação injustificável, como já exposto no Manifesto do
Coletivo de Professores/as de Filosofia e Sociologia do Norte do Paraná) e
retrocedendo em avanços importantes e necessários que nossa disciplina já
alcançou durante as últimas décadas no Brasil e principalmente neste Estado.

Posicionamo-nos a favor de qualquer medida que venha a promover avanços na
qualidade do ensino do Paraná, porém, é inconcebível que um órgão gestor
como a SEED em uma postura arbitrária e desconstrutiva gere a um movimento
de retrocesso nos avanços alcançados através de debates entre estado e
profissionais da educação ocorridos presencialmente no solo da escola, onde
grande parte da educação acontece – nos parece que essa abertura
democrática não se caracteriza neste atual governo. O que podemos dizer da
busca por uma educação de qualidade que tenta ser alcançada a partir da
ausência de debates PÚBLICOS com a categoria de professores, que ignora em
suas medidas os princípios que primam por uma condição de equidade em todos
os níveis de conhecimento? Por que não uma proposta de debate amplo, aberto
e democrático?

No momento em que a disciplina de Arte, bem como as de Filosofia e
Sociologia, teve maior visibilidade dentro do pensamento acadêmico,
exemplificada no Vestibular da UEL, nos chega um modelo de Matriz
Curricular que construirá uma lacuna formativa na área de Arte. Também é
importante destacar que existe uma Diretriz Curricular desta disciplina e
reduzir sua jornada é interromper os avanços que a mesma já conquistou,
como campo de formação de consciências em públicos jovens, retirando da
marginalidade toda uma gama de saber que até então se colocava inacessível
a grande parte da população, e restrito a camadas elitistas da sociedade.

Reconhecemos a importância e legitimidade das disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática, mas no MESMO patamar das demais, nem menos e nem
mais importante dentro do corpus disciplinar. Bem como, queremos deixar
claro que não somos contrários à ampliação destas e de outras disciplinas.
No entanto, isso não pode ocorrer em detrimento de outros conhecimentos
como: Arte, Sociologia, Filosofia, Língua Estrangeira, História e
Geografia. Como se suprimir algo cuja importância já foi comprovada
resolvesse as necessidades da educação do país, bem como deste estado.

Percebemos nesta medida uma PREGUIÇA imediatista que tende a encontrar
caminhos “fáceis” de soluções que revelam o caráter das movimentações que
orientam as manobras educacionais, que claramente nos levará a uma volta
contrária ao que queremos na continuidade da formação do cidadão como saber
sensível, crítico, científico e inserido culturalmente. Afinal é isso que
esperamos da Educação em/para Arte!

Propomos, neste manifesto uma reflexão sobre estas mudanças estruturais na
conjuntura educacional. Se for para se promover mudanças, que se corte na
carne! Que debatamos a condição insalubre do espaço de sala de aula, o
sucateamento dos recursos tecnológicos de apoio educacional, o dogmatismo
de metodologias de ensino estáticas que refletem o despreparo de muitos
profissionais de educação – em todas as áreas, o grande número de alunos
por sala de aula, a má utilização de recursos destinados à educação,
reuniões pedagógicas que pouco refletem as reais necessidades de cada
escola, e tantos outros problemas na estrutura da Educação deste Estado.

Esperamos por meio deste manifesto, redirecionar a visão dos envolvidos
nesta proposta, fazer pensar/refletir sobre o que realmente é importante: o
educando – sua formação, educação, aprendizagem e a possibilidade de acesso
a conhecimentos imprescindíveis na sua vida pensados democraticamente e
reflexivamente.





Gratos pela atenção dispensada,





*Coletivo Pró-Arte Paraná.*

*“Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a
ciência da liberdade.”* (Joseph Beuys)
-- 
Drª Magali Kleber

Diretora da Casa de Cultura
Universidade Estadual de Londrina
http://www.uel.br
 Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM
http://www.abemeducacaomusical.org.br/
Gestão 2011-2013
Fone 55 43 3323 8562
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