[ANPPOM-Lista] Lançando Brane-essentials beta - Um Sampler com Phase Vocoder e outras frescuras em Pd

Alexandre Torres Porres porres em gmail.com
Seg Out 1 16:21:14 BRT 2012

Olá pessoal.

Desde que entreguei o texto do meu doutorado (oficialmente há uns 3 meses),
estou me coçando pra lançar as milhares de ideias que eu tive em formatos
de patches amigáveis, acessíveis, usáveis e simples... isso porque uma das
conclusões da minha pesquisa foi que somente eu iria usar a versão mais
escabrosa do meu sistema.

Pois no sonologia IV, há uns 3 meses atrás, eu estava apresentando uma
versão "light". E eis que depois daquilo eu meio que joguei tudo fora e
comecei a re-escrever do zero. O que eu disponibilizo agora é uma versão
ainda mais enxuta por um lado, porém com novas ideias e funcionalidades de
outro. O design da interface foi inteiro modificado também. Mais uma série
de ideias apareceram e eu ainda estou pensando como lidar com tudo isso.
Antes, eu preciso parir pelo menos alguma coisa... e aqui vai!

Há muito pouco da minha pesquisa aqui nesse patch, que na prática é só um
sampler (super cheio de fru fru) acoplado a um Phase Vocoder. A função de
autotuner é que aponta para minha pesquisa, já que é um sistema que permite
afinações automáticas para qualquer escala.

Esse patch vai funcionar pra mim como uma base em que eu vou acopla módulos
distintos que têm a ver com a minha pesquisa, como reafinação de espectros
e tudo mais. O legal é que ele já é bem versátil da forma que está e, por
si só, já pode ser de muito interesse para qualquer um que queira brincar
com seus recursos, sem querer entrar no mundo da psicoacústica da
dissonância.

E assim digo duas coisas, espero que seja do interesse geral de muitos, e
aos mais nerds, aguentem aí que eu já lanço na sequência as coisas mais
escabrosas.

Eu preciso criar uns tutoriais em vídeo mostrando melhor alguns dos
recursos, mas por enquanto já lanço o patch. O help tá bem sucinto, e tudo
em inglês. Esse é um beta release, quero dar uma polida ainda antes de
chamar versão oficial.

O patch é apenas uma abstração com objetos do Pd-Vanilla. Roda em qualquer
lugar. Só não recomendo a versão nova do Pd (0.43) que alguns recursos de
interface que eu abusei não estão funciondo direito lá. Mas como todo mundo
usa só o Pd-Extended (que nem eu), podem usar a versãõ˜mais atual dele, o
Pd-Extended 0.42.5. Ou mesmo uma versão 0.42 qualquer do Pd-Vanilla.

Enfim, chega de blá blá blá, e aqui vai o link:
https://docs.google.com/file/d/0B3AoiT0xk8fndm5VVDZoaDZuQlE/edit

Porres