[ANPPOM-Lista] CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFPEL E À COMUNIDADE DE PELOTAS

Guilherme Goldberg guilherme_goldberg em hotmail.com
Ter Set 18 22:51:39 BRT 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE ARTES
CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFPEL E À COMUNIDADE DE PELOTAS

Tendo em vista a ata elaborada pelos engenheiros Cleidi Victoria Pinto e Carlos Francisco Veiga Barbosa, da Universidade Federal de Pelotas, em 06/09/2012, manifestamos nossa inconformidade sobre o colapso da estrutura do prédio do Conservatório de Música da UFPel, e a urgente necessidade de imediatas providências, tendo em vista os motivos que seguem:

Em 2004, o Conservatório de Musica da UFPel foi reconhecido como Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul, com sua memória fortemente vinculada ao prédio onde funciona desde sua fundação, em 1918.

Desde 2004, laudos periódicos elaborados pelos técnicos da Universidade Federal de Pelotas atestam problemas estruturais do prédio, e até o momento não foram tomadas providências que apresentem soluções definitivas, mas apenas paliativas. Desde esta data, e ainda anteriormente à isto, vem sendo sistematicamente enviadas à reitoria solicitações de destinação de espaço físico adequado às necessidades do Conservatório de Música.

Em 2005 houve o aluguel de salas no Clube Comercial (por breves meses), e logo, em 2008, o aluguel do prédio da rua General Neto 691, ambas como solução emergencial para instalar parte das atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música. No entanto, o projeto desenvolvido e aprovado para realização das adequações do prédio da rua General Neto, incluindo condições de segurança, isolamento acústico, climatização e rede internet, está aguardando resolução desde o aluguel do prédio até o momento.

Com a participação do Conservatório de Música no Projeto REUNI, em 2007, que possibilitou a criação dos Cursos de Música Popular, Composição e Ciências Musicais, ficou acordado e firmado que o Reitor da UFPel cederia para as atividades da escola o prédio da Alfândega, como uma das contrapartidas da expansão, o que não ocorreu até o momento. Dentro do projeto REUNI, além da criação dos citados cursos, o Conservatório de Música teve uma significativa expansão do número de docentes e discentes, sem, contudo, haver a necessária adequação do espaço físico.

Em 2009, foi realizada a troca das cadeiras da Sala Mílton de Lemos, sem, contudo ter sido realizada a adequação quanto ao isolamento acústico e às condições de acessibilidade para idosos e cadeirantes, ainda que esta urgência tenha sido colocada pelo Ministério Público e exista um projeto pronto para a instalação de elevadores, ainda não executado.

Neste mês de agosto de 2012, a Sala Milton de Lemos apresentou um afundamento em seu corredor central, o que impede seu uso como sala para concertos e para recitais de formatura dos alunos da Universidade Federal de Pelotas.

Em 2011 foi realizada a reforma da rede elétrica do prédio do Conservatório de Música, para atender ao colapso geral da mesma, sem que tenha sido realizada a necessária reforma do telhado do prédio.

Existe ainda, e encontra-se em andamento, o projeto para construção de um novo prédio no terreno da rua Álvaro Chaves, atrás do atual Centro de Artes. No entanto, tendo em vista que o prédio foi projetado originalmente para outros cursos do Centro de Artes, o projeto não inclui tratamento acústico adequado para as salas destinadas à música. Ainda que existisse este tipo de tratamento acústico, estas salas não são capazes de abrigar toda a demanda existente para a área.
Após ter sido municipalizado (em 1937), ter feito parte da fundação da UFPel como unidade de ensino superior (em 1969), ter sido incorporado à mesma (em 1984), o Conservatório de Musica perde sua autonomia administrativa para tornar-se parte do Centro de Artes (em 2011), significando uma perda de representatividade no Conselho Universitário. Neste processo, não houve a destinação de novo e adequado espaço físico para a escola, tampouco a adequação da dotação orçamentária para as necessidades de um centro com tais dimensões, ou ainda a garantia da existência da figura de dois diretores adjuntos além do diretor geral, tal e como constava no projeto original do Centro de Artes.

A extinção do Conservatório de Música como unidade acadêmica e a conseqüente perda da autonomia administrativa acentua a morosidade na solução de problemas, uma vez que impossibilita que a direção da escola dê andamento e resolução diretamente aos assuntos, aumentando os trâmites burocráticos.
Ao mesmo tempo, a perda da autonomia daí resultante representa um progressivo aviltamento de uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, que, ao ficar refém de outros projetos, perde um espaço construído ao longo de mais de nove décadas de trajetória ininterrupta.

A partir do exposto acima, faz-se urgente:

A imediata realocação das atividades acadêmicas, dos instrumentos e equipamentos do atual prédio do Conservatório de Música para outro espaço já pertencente à UFPel, tendo em vista a urgência da resolução deste problema e a morosidade do processo de locação de um novo imóvel, para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de professores, alunos e servidores técnico-administrativos não sejam prejudicadas.
A imediata destinação de uma sala de concertos para onde deslocar os três pianos de cauda do Conservatório de Musica, para que sejam realizados os recitais de formatura e de meio de curso dos alunos da escola, viabilizados projetos e concertos, e ainda o Festival Latinoamericano de Musica Contemporânea, agendado para novembro de 2012 com apoio da FUNARTE.

Adequação e tratamento acústico dos espaços destinados à música no prédio que está sendo construído à Rua Alvaro Chaves, no terreno contíguo ao Centro de Artes.

A efetiva negociação com a Prefeitura Municipal de Pelotas para que o prédio da Rua Félix da Cunha, 651 possa ter sua estrutura interna totalmente reformada para abrigar o Conservatório de Música em seus dois andares, tendo em vista a profunda ligação que a memória desta instituição possui com este espaço.

Na data de 18 de setembro de 2012, aniversário de 94 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, mesmo em face à adversidade da situação atual, temos uma importante história a celebrar. Assim, convidamos a comunidade à refletir e colaborar para a defesa de um patrimônio histórico que é parte da memória da cidade e do Rio Grande do Sul.


ISABEL PORTO NOGUEIRA
DIRETORA DO CONSERVATORIO DE MUSICA DA UFPEL

ROGÉRIO TAVARES CONSTANTE
COORDENADOR DO COLEGIADO DO BACHARELADO EM MUSICA

CAROLINA BORGES FERREIRA
PRESIDENTE DO CENTRO ACADEMICO CARLOS GOMES - GESTÃO RUÍDO BRANCO
(CURSO BACHARELADO EM MÚSICA) 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120919/1bbd5e6e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L