[ANPPOM-Lista] Emmanuel

jamannis jamannis em uol.com.br
Seg Set 17 18:10:58 BRT 2012

Ao Amigo, Aos Amigos,

Há duas semanas atrás , Domingo 02 de setembro de 2012, Emmanuel Nunes nos
deixou.

Os veículos de informação de além-mar pouco destacaram. E demorou para
conceber o fato.

Resolvi escrever essas linhas, para falar a todos e a ninguém. Ao Amigo que
parte e aos Amigos que ficam.

E também a todos por essas terras, que no vazio da noticia não perceberam
atrás do silêncio o som inaudito.

Estava com 71 anos vividos com uma força que eu não consigo imaginar de tão
grande.

O rigor e a precisão de sua lavra nunca deixaram em segundo plano a doçura
de seu ser.

Como cuidava dos Amigos. Não me esqueço quando o encontrei depois de ter
perdido um Amigo em comum, Enrique Macias, jovem compositor Galego, em 1995.
Emmanuel me olhou e simplesmente disse em voz baixa:  - “Enrique...!”  O
restante ele disse apenas com seus olhos.

O Amor enorme pela vida, o fazia sorver intensamente tudo o que apreendia, o
que lhe diziam, o que ouvia. As coisas, as ideias, as pessoas. Os sons, os
tempos, as durações, as transformações.

A grandiosidade de Emmanuel lhe trouxe reconhecimento e o levou por muitos
lugares. Suas ideias musicais muitas vezes soaram através de mãos e vozes
sensíveis e elevadas. Seus percursos sonoros nos levam enquanto ouvintes por
um itinerário complexo no interior de nós mesmos.

Assim como sua música ressoava após ter terminado, suas obras ecoarão no
tempo.

Saudades, Amigo.

José Augusto Mannis