[ANPPOM-Lista] non grata

Alexandre Torres Porres porres em gmail.com
Qua Set 19 01:21:06 BRT 2012

bom, uma opinião então, com meus dois centavos...

Não acho xenófobo da sua parte, mas sei que eles sim foram xenófobos e o
ponto é que ofenderam pessoas daqui até por outras coisas, e isso dá
vontade de tomar umas atitudes.

De modo isolado, apenas o post do facebook, completamente fora de contexto,
pra quem não sabe do histórico anterior, não me parece algo sério a ponto
de comprar uma briga por meio de um processo legal, punir ou faze-los se
retratarem por ter cometido um abuso de direito, mesmo porque nem sempre dá
pra saber direito qualé a da pessoa quando posta alguma coisa, e o cara
pode se esquivar, se desculpar dizendo que não era bem aquilo... etc...

Mas falando em direito mesmo, acho que cada um é livre pra falar esse tipo
de bobagem num facebook da vida. É algo que nem é pra ser público, só pra
quem é "amigo". Por mais que algumas coisas me incomodem ou eu entre em
profundo desacordo, tento exercitar em mim o direito à liberdade de
expressão. Acho que o que eu posso fazer é só excluir o cara da minha
lista. Saindo do campo do direito, o que eles podem sofrer é um "queimar a
cara", e aí é problema deles se viraram persona non grata por falta de
noção ao falar bobagem num facebook da vida, esse tipo de coisa pode
"queimar" sim alguém por aqui, e isso já é uma mancha na image deles que
tem um custo e uma pena.

Bom, dito isso, eu sei que os caras foram extremamente desrespeitosos, e
não só por isso. O que queria mesmo dizer é que nem é preciso apontar o
post do facebook, e sim o desaforo e desrespeito cometido no evento. Esse
sim vale uma boa nota ou qualquer coisa pra Pro Helvetia e pro Goethe
reclamando da atitude dos caras, dizendo que são personas non gratas, etc e
tal. Falar que eles representaram muito mal a suíça e a Alemanha aqui e não
deveriam ganhar esses apoios deles mais. Ou seja, vale queimar eles lá na
terra deles também. Eles desrespeitaram e quebraram o acordo do programa,
não agiram como o combinado, e ainda xingaram os organizadores ali do palco
de "assholes", é muito mais grave do que o post.

Em suma, foram desrespeitosos sim levando em conta o contexto e tudo que eu
ouvi, mas não precisa se ater ao post na hora de comprar uma briga por algo
que não deveriam ter feito, eles fizeram coisa bem pior.

abraço