[ANPPOM-Lista] Fwd: CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFPEL E À COMUNIDADE DE PELOTAS

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Qui Set 20 11:46:15 BRT 2012


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ale Fenerich <fenerich em gmail.com>
Data: 18 de setembro de 2012 23:11
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFPEL E À
COMUNIDADE DE PELOTAS
Para: Guilherme Goldberg <guilherme_goldberg em hotmail.com>


Caros colegas de Pelotas

Diante da urgência da calamidade exposta, sugiro um abaixo-assinado pelos
acadêmicos da área de música de todo o país, através desta lista, a fim de
pressionar pela solução dos sérios problemas de infra-estrutura do prédio
da música de uma Universidade tão relevante para a comunidade nacional.

Eu mesmo assinaria.


Um abraço!


Alexandre Fenerich



Em 18 de setembro de 2012 22:51, Guilherme Goldberg <
guilherme_goldberg em hotmail.com> escreveu:

>  UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
> CENTRO DE ARTES
> CONSERVATÓRIO DE MÚSICA
>
> CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFPEL E À COMUNIDADE DE PELOTAS
>
> Tendo em vista a ata elaborada pelos engenheiros Cleidi Victoria Pinto e
> Carlos Francisco Veiga Barbosa, da Universidade Federal de Pelotas, em
> 06/09/2012, manifestamos nossa inconformidade sobre o colapso da estrutura
> do prédio do Conservatório de Música da UFPel, e a urgente necessidade de
> imediatas providências, tendo em vista os motivos que seguem:
>
> Em 2004, o Conservatório de Musica da UFPel foi reconhecido como
> Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul, com sua memória
> fortemente vinculada ao prédio onde funciona desde sua fundação, em 1918.
>
> Desde 2004, laudos periódicos elaborados pelos técnicos da Universidade
> Federal de Pelotas atestam problemas estruturais do prédio, e até o momento
> não foram tomadas providências que apresentem soluções definitivas, mas
> apenas paliativas. Desde esta data, e ainda anteriormente à isto, vem sendo
> sistematicamente enviadas à reitoria solicitações de destinação de espaço
> físico adequado às necessidades do Conservatório de Música.
>
> Em 2005 houve o aluguel de salas no Clube Comercial (por breves meses), e
> logo, em 2008, o aluguel do prédio da rua General Neto 691, ambas como
> solução emergencial para instalar parte das atividades desenvolvidas pelo
> Conservatório de Música. No entanto, o projeto desenvolvido e aprovado para
> realização das adequações do prédio da rua General Neto, incluindo
> condições de segurança, isolamento acústico, climatização e rede internet,
> está aguardando resolução desde o aluguel do prédio até o momento.
>
> Com a participação do Conservatório de Música no Projeto REUNI, em 2007,
> que possibilitou a criação dos Cursos de Música Popular, Composição e
> Ciências Musicais, ficou acordado e firmado que o Reitor da UFPel cederia
> para as atividades da escola o prédio da Alfândega, como uma das
> contrapartidas da expansão, o que não ocorreu até o momento. Dentro do
> projeto REUNI, além da criação dos citados cursos, o Conservatório de
> Música teve uma significativa expansão do número de docentes e discentes,
> sem, contudo, haver a necessária adequação do espaço físico.
>
> Em 2009, foi realizada a troca das cadeiras da Sala Mílton de Lemos, sem,
> contudo ter sido realizada a adequação quanto ao isolamento acústico e às
> condições de acessibilidade para idosos e cadeirantes, ainda que esta
> urgência tenha sido colocada pelo Ministério Público e exista um projeto
> pronto para a instalação de elevadores, ainda não executado.
>
> Neste mês de agosto de 2012, a Sala Milton de Lemos apresentou um
> afundamento em seu corredor central, o que impede seu uso como sala para
> concertos e para recitais de formatura dos alunos da Universidade Federal
> de Pelotas.
>
> Em 2011 foi realizada a reforma da rede elétrica do prédio do
> Conservatório de Música, para atender ao colapso geral da mesma, sem que
> tenha sido realizada a necessária reforma do telhado do prédio.
>
> Existe ainda, e encontra-se em andamento, o projeto para construção de um
> novo prédio no terreno da rua Álvaro Chaves, atrás do atual Centro de
> Artes. No entanto, tendo em vista que o prédio foi projetado originalmente
> para outros cursos do Centro de Artes, o projeto não inclui tratamento
> acústico adequado para as salas destinadas à música. Ainda que existisse
> este tipo de tratamento acústico, estas salas não são capazes de abrigar
> toda a demanda existente para a área.
>
> Após ter sido municipalizado (em 1937), ter feito parte da fundação da
> UFPel como unidade de ensino superior (em 1969), ter sido incorporado à
> mesma (em 1984), o Conservatório de Musica perde sua autonomia
> administrativa para tornar-se parte do Centro de Artes (em 2011),
> significando uma perda de representatividade no Conselho Universitário.
> Neste processo, não houve a destinação de novo e adequado espaço físico
> para a escola, tampouco a adequação da dotação orçamentária para as
> necessidades de um centro com tais dimensões, ou ainda a garantia da
> existência da figura de dois diretores adjuntos além do diretor geral, tal
> e como constava no projeto original do Centro de Artes.
>
> A extinção do Conservatório de Música como unidade acadêmica e a
> conseqüente perda da autonomia administrativa acentua a morosidade na
> solução de problemas, uma vez que impossibilita que a direção da escola dê
> andamento e resolução diretamente aos assuntos, aumentando os trâmites
> burocráticos.
>
> Ao mesmo tempo, a perda da autonomia daí resultante representa um
> progressivo aviltamento de uma unidade de ensino, pesquisa e extensão, que,
> ao ficar refém de outros projetos, perde um espaço construído ao longo de
> mais de nove décadas de trajetória ininterrupta.
>
> A partir do exposto acima, faz-se urgente:
>
> A imediata realocação das atividades acadêmicas, dos instrumentos e
> equipamentos do atual prédio do Conservatório de Música para outro espaço
> já pertencente à UFPel, tendo em vista a urgência da resolução deste
> problema e a morosidade do processo de locação de um novo imóvel, para que
> as atividades de ensino, pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidas
> pelo grupo de professores, alunos e servidores técnico-administrativos não
> sejam prejudicadas.
>
> A imediata destinação de uma sala de concertos para onde deslocar os três
> pianos de cauda do Conservatório de Musica, para que sejam realizados os
> recitais de formatura e de meio de curso dos alunos da escola, viabilizados
> projetos e concertos, e ainda o Festival Latinoamericano de Musica
> Contemporânea, agendado para novembro de 2012 com apoio da FUNARTE.
>
> Adequação e tratamento acústico dos espaços destinados à música no prédio
> que está sendo construído à Rua Alvaro Chaves, no terreno contíguo ao
> Centro de Artes.
>
> A efetiva negociação com a Prefeitura Municipal de Pelotas para que o
> prédio da Rua Félix da Cunha, 651 possa ter sua estrutura interna
> totalmente reformada para abrigar o Conservatório de Música em seus dois
> andares, tendo em vista a profunda ligação que a memória desta instituição
> possui com este espaço.
>
> Na data de 18 de setembro de 2012, aniversário de 94 anos do Conservatório
> de Música da Universidade Federal de Pelotas, mesmo em face à adversidade
> da situação atual, temos uma importante história a celebrar. Assim,
> convidamos a comunidade à refletir e colaborar para a defesa de um
> patrimônio histórico que é parte da memória da cidade e do Rio Grande do
> Sul.
>
>
> ISABEL PORTO NOGUEIRA
> DIRETORA DO CONSERVATORIO DE MUSICA DA UFPEL
>
> ROGÉRIO TAVARES CONSTANTE
> COORDENADOR DO COLEGIADO DO BACHARELADO EM MUSICA
>
> CAROLINA BORGES FERREIRA
> PRESIDENTE DO CENTRO ACADEMICO CARLOS GOMES - GESTÃO RUÍDO BRANCO
> (CURSO BACHARELADO EM MÚSICA)
>
> ________________________________________________
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> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>



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Alexandre Sperandéo Fenerich
prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/

http://soundcloud.com/ale_fenerich
http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
n-1.art.br
http://soundcloud.com/n-1-1
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(55 32) 8481-8277







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