[ANPPOM-Lista] Para Refletir...

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Abr 5 11:47:55 BRT 2013


Olá Magda,

Muito obrigado pelo esclarecimento. Estamos estudando aqui a nova indústria da Música, e nosso conhecimento sobre o que acontece nos mercados consolidados, como no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, é restrito, ainda mais em termos práticos de viver nesse mercado. Sua mensagem esclarece muito sobre a questão da Produção Cultural. Falta, pra mim, entender um pouco mais como funcionam as lógicas de atuação nessa área.

Aqui, temos sido fortes críticos das Políticas Públicas de Cultura adotadas no país, que possuem falhas gravíssimas no que diz respeito ao apoio a artistas iniciantes ou que desejam trabalhar com uma estética independente das mídias empresariais, foco este que deveria ser o do Estado, na defesa dos direitos dos cidadãos perante o "capitalismo selvagem". Outra tendência dessas políticas é deixar que a iniciativa privada gerencie o dinheiro público da Cultura, o que resulta na reindicência de apoio a artistas e produtores que já tem carreira pois são estes os que oferecem maior contrapartida de publicidade. Um artigo interessante do antropólogo Marcelo Gruman reforça que cerca de 80% do capital federal da Lei Rouanet é aplicado no eixo Rio-São Paulo, e cerca de 60% dos projetos contemplados estão nas regiões Sudeste e Sul (este artigo é muito bom e está aqui). Estas políticas criaram verdadeiros especialistas em captar recursos e
 elaborar projetos, e o artista emergente ou autônomo praticamente não tem chance de concorrência.

Questiona-se, então, o papel do Estado nas Políticas Públicas de Cultura, que deveria ser de descentralização do capital e valorização do artista como principal profissional da área.

Agradeço seu posicionamento e perdoe-me pelo tom irônico da mensagem anterior. Espero continuarmos dialogando.

Um abraço,

Daniel Lemos Cerqueira 
http://musica.ufma.br

--- Em sex, 5/4/13, Magda Pucci <magda em ethosprodutora.com.br> escreveu:

De: Magda Pucci <magda em ethosprodutora.com.br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Para Refletir...
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Data: Sexta-feira, 5 de Abril de 2013, 11:30

 Ola Daniel Eu costumo fazer uma diferenciação entre os produtores.Os nomes, aqui no Brasil, são meio confussos, porque muitos produtores são polivalentes, mas num esquema mais profissional, as coisas funcionam (em geral) assim. 

  produtores culturais => produzem shows, promovem festivais, fazem curadorias, bolam projetos para leis de incentivos, etc. Obs. Alguns produtores culturais conseguem captar verbas para seus projetos, mas em geral, é necessario acionar a figura de um captador profissional, para que isso ocorra, pois o captador é mais uma pessoa que tem bons contatos nas empresas, principalmente deptos. de marketing, e conseguem 'vender' os projetos criados pelos produtores culturais. 

 produtores executivos  (managers) => administram a(s) carreiras dos artistas, organizam a agenda,  a parte burocratica dos shows (OMB< ECAD, contratos etc.), gravações, particpações em outros projetos. Em geral acompanham os artistas  nas viagens, intermediam boa parte do que ocorre na carreira do artista.


produtores (agents) - profissionais que vendem shows para festivais, organizações, teatros etc. Tem um casting de artistas mas não cuidam das carreiras deles individualmente. Ganham uma porcentagem sobre as 'vendas' realizadas. (como se fosse um representante). Alguns tem exclusividade, outros nao.

 produtores musicais => que produzem musica propriamente dita, gravando CDs, isto é, faz ou adapta arranjos, dirige os musicos, coloca-os em estudio, dirige a  mixagem e acompanha a masterização. Esse produtor musical pode ou não ser o lider do grupo, em varios casos, o diretor do grupo é o proprio produtor musical. Mas no mundo mais profissional, em geral, existem produtores que são conhecidos por produzirem albums de outros artistas. 

  Saudações  


Magda Dourado Pucci
Ethos Produtora de Arte e Cultura Ltda.
mobile: 11-99268-4065
tel. 11 5181 5099
fax. 11 5182 9619
São Paulo - SP -

 Brasil


Em 4 de abril de 2013 21:13, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:



Prezados,

Veio-me à cabeça uma questão. Quais são os "tipos de produtores" que existem na área de Cultura brasileira? Seriam:



1) Aqueles que produzem arte;

2) Aqueles que captam os recursos que deveriam financiar aqueles que produzem arte.

Concordam?

Saudações,

Daniel Lemos Cerqueira 


http://musica.ufma.br







  







________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130405/2a2897f4/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L