[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música na UFMA

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Abr 19 11:28:57 BRT 2013



Prezado prof. Damián e demais colegas,

Agradeço as palavras de apoio. Mencionaste a questão da evasão, que de fato é bastante alta aqui. Em média, temos metade das turmas de fora do curso quando estão no terceiro período. O que acontece é que o curso de Música, no SiSU, serve de porta de entrada para indivíduos que querem apenas pegar livros de graça e almoçar mais barato no Restaurante Universitário. Tem pessoas que entram e já querem trancar o curso (o que é proibido segundo resolução da UFMA - só falta a administração tirar isso também). Nosso curso tem um total de 300 alunos (número comparável a instituições como a Escola de Música da UFMG), sem contar as 57 vagas ociosas (que tivemos um Edital só pra preencher essas vagas de Música). Servimos também como números para propaganda da administração universitária. É lástimável mesmo...

A sorte é que muitos alunos nos apoiam nas decisões, e eles tem sido uma importante força pela qualidade do ensino - até porque são os principais beneficiados. Muitos acreditam na contribuição profissional que a Música irá trazer a eles fora da Universidade.

Abraço a todos,

Daniel Lemos Cerqueira 
http://musica.ufma.br

--- Em sex, 19/4/13, Damián Keller <musicoyargentino em gmail.com> escreveu:

De: Damián Keller <musicoyargentino em gmail.com>
Assunto: Fim da Prova de Habilidade Específica em Música na UFMA
Para: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Cc: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Data: Sexta-feira, 19 de Abril de 2013, 11:19

Caro Daniel e colegas,

> Noticio a extinção da prova de habilidades específicas do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão, por decisão arbitrária da administração desta Universidade e sem o consentimento do Colegiado de Música.

Aqui na UFAC tivemos uma situação similar que se alastrou durante
vários anos. As consequências disso são: analfabetos musicais cursando
nível superior, incompatibilidades entre conteúdos curriculares e
conhecimentos mínimos dos alunos, alta evasão (gerando críticas da
administração pelo impacto na verba alocada para a universidade).
Resumindo, esse experimento custa caro.

Durante nossa campanha para a volta da prova específica, a diretoria
da Anppom elaborou um documento que serviu para apoiar os argumentos
do colegiado do curso de música. Acredito que esse histórico possa ser
resgatado para dar suporte ao curso de música da UFMA.

A proposta de criação de uma comissão da Anppom de caráter consultivo
pode ajudar nesses casos. A comissão poderia analisar os argumentos
usados pela administração da UFMA para negar o direito do curso de
música de definir os critérios de ingresso. Caso esses argumentos não
tenham sustento, um parecer objetivo serviria para mostrar que os
professores de música da UFMA não estão falando absurdos.

Abraço e boa sorte na empreitada,
Damián


Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica

PS: aqui temos mais um exemplo de porque os cursos em universidades
periféricas precisam do apoio dos cursos consolidados.
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