[ANPPOM-Lista] Um aspecto da ética profissional - avaliação em concursos públicos

gustavo dias gustavoangelod em gmail.com
Seg Ago 5 19:42:42 BRT 2013

Quem nunca viu um candidato ser 'favorecido' num concurso para professor
universitário? Esse professor (
http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/07/27/a-corrupcao-nos-concursos-publicos-academicos-504814.asp)
propõe uma regulamentação 'de cima para baixo': ou seja, enfiar o
bedelho
de gente muitas vezes burra (políticos) no meio para regulamentar as
seleções.
Para mim os políticos podem enterrar de vez as chances de imparcialidade
com alguma estultice, interesse, negociata política etc.
Eu penso que há uma medida bem mais simples: que cada universidade adote o
formato de banca de fora (em que todos os membros de banca de concursos são
convidados de outras universidades).

Este outro camarada propõe um modelo menos objetivo, que não seja baseado
no Lattes
http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/08/02/homo-lattes-505601.asp
Porém penso eu que isso abriria ainda mais espaço para maracutaias, visto
que a percepção subjetiva não carece de explicação, por sua própria
natureza. As universidades do exterior que ele cita são em maioria
particulares, e portanto elas contratam quem elas quiserem, inclusive sem
concurso, mas agir assim na universidade pública seria o tal do
'patrimonialismo'.