[ANPPOM-Lista] Aberta as inscrições para o edital do funk

Pedro Filho pedrofilhoamorim em gmail.com
Qua Dez 18 12:51:27 BRST 2013

Caro Daniel,

me desculpe, mas além de farejar um certo ressentimento cultural em suas
questões - e não me aprofundarei nas raízes disso, acreditando que uma
investigação mais dedicada, feita por você mesmo, trará respostas - preciso
fazer um esclarecimento terminológico.

Como soteropolitano, nascido e criado na cidade de Salvador, me sinto na
obrigação de esclarecer que "axé" não é um estilo musical, e sim um
conceito iorubá que significa algo como "energia vital", mais ou menos
análogo ao "chi" (em chinês) ou "ki" (em japonês) dos orientais.

O que se chama genericamente de "axé music", fora da Bahia, não corresponde
a nenhum gênero musical de fato. Há uma profusão de gêneros: samba duro,
pagodão, samba reggae, etc, que são classificados genérica e
pejorativamente de "axé" por pessoas parcamente informadas, em geral de
outros estados, embora às vezes alguns baianos também incorram nesse erro
crasso. Só para comparar, seria como chamar Stockhausen de "música
clássica" (o que está, para mim, até mais próximo de uma coerência) ou
chamar qualquer música instrumental com chorus de improviso de "jazz", com
a diferença que "jazz" e "música clássica" têm, para o senso comum, o
status de "boa música", ao passo que "axé" costuma-se colocar na prateleira
da "música pobre/ruim", junto com "funk", "sertanejo", "arrocha", etc.
Rótulos para facilitar os discursos, que no entanto no afastam da real
vivência desses fenômenos.

Não digo que você tenha essa leitura rasa, mas o uso leviano de um termo
dessa importância por um musicólogo me parece algo mais grave do que a
repetição corrente de um preconceito comum por pessoas que não se dedicam a
estudar o tema. Além disso, é ofensivo para a espiritualidade
afro-brasileira de matriz iorubá (o candomblé, mas não apenas) o uso de um
termo tão caro de forma tão irresponsável.

Sobre a questão específica dos editais da FUNCEB, acho que não há um
análogo (ainda) porque não existe uma expressão *unificada* tão forte de um
fenômeno popular na Bahia como o funk no Rio - aqui há uma diversidade. A
questão é mais complexa, mas não me sinto com respaldo para discuti-la: não
sou etnomusicólogo de formação e sim compositor. Apesar disso, não me
excluo: acho que precisamos ter um pouco mais de autocrítica para podermos
afiar as críticas exógena (você fala do outro, não? o funk não lhe
representa, confere?) e torná-la potente para não sermos meros repetidores
de discurso em defesa do "nosso quinhão" (seja o que isso for).

Espero ter-me feito entender.

Abraço!

Em 17 de dezembro de 2013 09:38, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:

> Prezados,
> Aí uma questão a ser discutida... o funk realmente precisa de editais para
> fomentar sua circulação?
>
> Por acaso, a FUNCEB (Fundação de Cultura do Estado da Bahia) alguma vez
> abriu edital para apoio ao axé? E a Secretaria de Cultura de Goiás, apoia
> música sertaneja?
>
> A questão envolve o porquê de apoiar estilos que já são evidentemente
> privilegiados pelas mídias empresariais. Ligue a tv na globo: a maioria das
> vinhetas usam elementos rítmicos e timbrísticos do funk carioca. Este
> estilo não precisa de apoio estatal.

> [...]

Pedro Filho Amorim

http://soundcloud.com/peofilho
http://www.myspace.com/pedrofilho