[ANPPOM-Lista] ODEMAR BRÍGIDO (Niteroi, 1941 – 2013)

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Dez 22 20:00:13 BRST 2013

ODEMAR BRÍGIDO (Niteroi, 1941 – 2013)

Faleceu em Niterói, Rio de Janeiro, aos 72 anos, o compositor Odemar
Brígido.

Odemar deixa saudades. Foi um grande compositor e deixou-nos um legado de
obras importantíssimas que precisam ser divulgadas. Pelo que sei, ele
compôs duas ou mais óperas. Sei de duas: "Los hijos de Quetzalcoatl" (Os
filhos da serpente emplumada), com libreto de Robson Leitão; e "A noite de
Iemanjá", com libreto de Gerson Valle. Meus sentimentos aos seus familiares
e demais amigos.

A seguir um breve obituário feito pelo compositor Ricardo Tacuchian:

*Diplomado em Composição pela UFRJ, na Classe do Maestro José Siqueira,
Odemar Brígido foi uma presença constante em quase todas as Bienais de
Música Brasileira Contemporânea. Sua produção, com mais de cem títulos, foi
apresentada em vários países da Europa, inclusive seu Primeiro Quarteto de
Cordas, tocado em Londres e retransmitido pela rádio BBC para as Américas.
Sua produção abrange um repertório sinfônico, camerístico, ópera, música
coral e música incidental para cinema. Exerceu o magistério na cidade de
Niterói, inclusive como professor do Curso de Extensão em Composição
Musical e Orquestração da Universidade Federal Fluminense. Fomos colegas de
bancos escolares na UFRJ. Odemar Brígido teve pouco reconhecimento de sua
obra devido à sua extrema timidez. Sempre com uma voz suave, era uma figura
delicada, amigo sincero de seus colegas e seus alunos. Sua obra será
um t*estemunho
de sua importância para a cultura brasileira.
Requiescat in pace.