[ANPPOM-Lista] Ministra da Educação da Alemanha renuncia após acusação de plágio

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Ter Fev 12 19:04:14 BRST 2013


Puxa!

Eles tem tantos doutores assim no governo? Que diferença pro Brasil...


Daniel Lemos CerqueiraCoordenador do Curso de MúsicaCoordenador do PIBID de Artes
Membro da Comissão Permanente de VestibularUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
http://musica.ufma.br


--- Em sáb, 9/2/13, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:

De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
Assunto: [ANPPOM-Lista] Ministra da Educação da Alemanha renuncia após acusação de plágio
Para: "ANPPOM-L" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Data: Sábado, 9 de Fevereiro de 2013, 19:19

Fonte:http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/02/09/ministra-da-educacao-da-alemanha-renuncia-apos-acusacao-de-plagio.htm



Ministra da Educação da Alemanha renuncia após acusação de plágio
A ministra da Educação da Alemanha, Annette Schavan, de 57 anos, renunciou neste sábado (9) ao cargo, depois de ter perdido o título de doutor pela Universidade Heinrich Heine, de Dusseldorf, sob a acusação de ter plagiado (copiado) sua tese final. No dia 5, a universidade anunciou o cancelamento do título após uma investigação interna.

Schavan, que faz parte do governo da chanceler Angela Merkel, disse que contestará a decisão da universidade. Em 2011, o então ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, também renunciou após acusações de plágio em sua tese de doutorado.

A universidade descobriu que Schavan copiou partes de sua tese "sistematicamente e intencionalmente". O Conselho Acadêmico declarou inválido o título obtido pela ministra há três anos. Shavan é a quarta autoridade do país a perder o título de doutora por plágio – além do ex-ministro, mais dois deputados passaram pela mesma situação anteriormente.

O escândalo sobre a tese de doutorado da ministra veio à tona quando um jornal alemão, o Der Spiegel, divulgou um relatório técnico informando que a tese apresentada em 1980 com o título Pessoa e Consciência continha "características próprias de plágio".

As suspeitas sobre a ministra ocorrem logo depois da demissão do ex-ministro da Defesa, em março de 2011, que reconheceu ter "cometido erros" na sua tese universitária. A Universidade de Bayreuth (na Baviera) retirou o título do ex-ministro e gerou discussões nos âmbitos acadêmico e político.

Em seguida ao caso de Guttenberg, a Universidade de Heidelberg (no Sul da Alemanha) retirou o título de doutora da deputada Silvana Koch-Mehrin (Partido Liberal, o FDP), que ocupava na ocasião a vice-presidência do Parlamento Europeu. Ela também foi acusada de plagiar sua tese de doutorado. Antes dela, o deputado Jorgo Chazimar-Kakis, do mesmo partido, também perdeu o título após reconhecer o plágio.


-----Anexo incorporado-----

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130212/13f840b2/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L