[ANPPOM-Lista] a função científica da música

marciakazue em usp.br marciakazue em usp.br
Qua Fev 13 00:28:40 BRST 2013

Olá Tuti,

Eu concordo com vc, foi uma grande estratégia de marketing. Eu só não entendo por que o nosso colega Carlos descreveu esse episódio como uma demonstração cabal do caráter científico da música, pois não vejo nada de científico nesse fato.
Eu lamento que muitos músicos desconhçam a riqueza, a profundidade e a extensão dos estudos científicos que estão sendo realizados envolvendo a música e principalmente o grande valor das contribuições que v arios desses estudos tê m proporcionado tanto para a ciência como para os músicos.
Abcs,

Marcia Kazue Kodama Higuchi
Doutora em Neu rociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes - USP
----- Mensagem original -----

De: "Tuti" <tutifornari em gmail.com>
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Enviadas: Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2013 16:15:06
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista]        a função científica da música

Tenho que reconhecer o talento publicitário de Clayderman. Com um
único concerto (pra tartarugas), conseguiu atrair a atenção do mundo
pra si. Creio que os índices da indústria fonográfica já devem apontar
um significativo incremento de vendas de suas músicas.
Segue abaixo um link de um breve video dessa apresentação:
http://www.guardian.co.uk/environment/video/2013/feb/08/tortoise-sex-piano-richard-clayderman-video

2013/2/8 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>:

> Colegas,
>
> Recebi hoje esta reportagem sobre o trabalho do pianista Richard Clayderman,
> que atualmente troca os palcos pelo zoológico de Londres, e toca "em uma
> tentativa de incentivar o acasalamento de casal de tartarugas".

> É mais uma demosntração cabal do caráter científico da música
> (principalmente, quando executada por grandes artistas)!
>
> http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/02/richard-clayderman-toca-para-incentivar-acasalamento-de-tartarugas.html
>
> carlos palombini
> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
> [...]

---------