[ANPPOM-Lista] Re: MinC convoca artistas voluntários para Copa das Confederações

Júlia Tygel jutygel em gmail.com
Qui Fev 14 00:42:44 BRST 2013

Caros,

Embora a discussão tenha ficado aqui entre poucas pessoas envolvidas diretamente, acho que estamos chegando a conclusões que poderiam constar nessa possível nota de repúdio da Anppom, que seria bem mais forte que comentários individuais no site do MinC (muito embora também sejam importantes). Luciano, obrigada por checar o edital.

Vejam se concordam, e me corrijam se for o caso: a questão gira em torno de dois pontos:

1) O MinC, que deveria atuar no sentido de viabilizar e promover o trabalho dos artistas, convocar-nos oficialmente para trabalhar de graça em um evento que gera cifras altíssimas (enquanto isso não é solicitado de profissionais de outras áreas, como por exemplo as empreiteiras que construíram o estádio);

2) O conceito embutido de "artista" que está sendo promovido pelo edital e pela divulgação da chamada ao voluntariado, endossado próprio MinC, que denigre a imagem do artista como alguém que não tem habilidades específicas bem definidas (já que não é explicado como seriam esses ensaios - atividades circenses? música? etc.), e que precisa desesperadamente de uma chance para estabelecer contatos profissionais (vide a resposta do próprio MinC citada pelo Daniel Lemos) e portanto vê 2 meses de trabalho não remunerado como "oportunidade" e não "exploração". Esse conceito de artista nos associa à idéia de amadorismo, e é absurdo que seja endossado pelo MinC.

Seria interessante verificar se, por exemplo, o Ministério do Esporte está convocando esportistas (desportistas? não estou segura, acho que o segundo termo é justamente para praticantes não profissionais) para o programa do voluntariado, ou se está simplesmente convocando "cidadãos". É uma diferença grande.

Creio que a partir disso teremos condições de formular tal documento, que poderia ser encaminhado ao MinC e/ou publicado, divulgado. Pessoalmente acho muito importante que essa manifestação seja feita pela Anppom e por muitas associações representativas das áreas artísticas. Mas me sinto pequena para "encabeçar" isto aqui sem o apoio de mais membros, e por isso gostaria de retomar a pergunta: o que acham da idéia de uma nota oficial de repúdio da Anppom à postura do MinC, considerando os pontos acima?

Obrigada, att,

Júlia Tygel
doutoranda na ECA/USP