[ANPPOM-Lista] Sismologia Estelar

Pedro Filho pedrofilhoamorim em gmail.com
Sáb Fev 23 10:23:59 BRT 2013

Até o final da idade média os teóricos levavam em consideração a existência
de três músicas (uma classificação estabelecida por Boécio no tratado De
Institutione Musica):

1 - a música "instrumentalis" - a nossa música sonora ordinária
2 - a música humana - a dos ritmos corporais (como a digestão, a
menstruação), dos fluidos etc
3 - e a musica mundana - a música dos astros celestes.

Segundo Boécio, essa música só não poderia ser ouvida pelos humanos porque
nosso aparelho auditivo não seria capaz. Hoje com os instrumentos
tecnológicos, os astrônomos podem "ouvir" melhor a música mundana.

Aliás, a astronomia era uma das "mousiké techné" (habilidades - não artes -
musicais) para os gregos. Assim como a música era uma das matérias do
Quadrivium (as outras eram: geometria, aritmética e ...astronomia).

Ou seja: essa relação existe desde sempre.

;)

Pedro Filho Amorim

http://soundcloud.com/peofilho
http://www.myspace.com/pedrofilho