[ANPPOM-Lista] Sismologia Estelar

Alexandre Torres Porres porres em gmail.com
Seg Fev 25 00:32:02 BRT 2013

Bom, essa ideia da idade média pode ser interpretada como a matemática
regendo o universo, algo hoje tem sido mais que validado cientificamente.
Uma primeira relação matemática/música veio na descoberta de relação entre
proporções de números inteiros e intervalos consonantes. Daí a música estar
mais ligada com as "ciências" da época.

E sim, temos "ritmos", e a busca de "harmonia astronômica" foi estudada até
na relação proporcional entre as órbitas dos planetas, e as distâncias de
cada um do sol, e até encontraram algumas relações harmônicas
interessantes, mas pura e simplesmente relações de proporção, nada a ver
com acústica.

Eu acho muito legal essa ideia, e sim, eles estavam certos em exaltar essa
"beleza matemática" como um princípio elementar das leis universais. Mas
não, a ciência de hoje não está "captando" esses sons e validando essa
ideia antiga por esse viés. A ideia da harmonia das esferas tem pouco a ver
também com uma ideia que esses corpos celestes estejam emitindo sons, e os
tais buracos negros só foram concebidos teoricamente no começo do século XX
e comprovados no final do mesmo.

Porres