[ANPPOM-Lista] CONCURSO UNICAMP: Contrabaixo (erudito e popular) e Contrabaixo-elétrico (popular)

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Sex Jan 25 09:52:00 BRST 2013


O Departamento de Música do Instituo de Artes da UNICAMP anuncia a abertura
de inscrições para o concurso público de provas e títulos para provimento de
01 (um) cargo de Professor Doutor I, nível MS-3.1, em RTP, com opção
preferencial para o RDIDP, na área de Práticas Interpretativas, instrumentos
Contrabaixo (erudito e popular) e Contrabaixo-elétrico (popular).

 

http://www.sg.unicamp.br/dca/concursos/abertos/concursos-para-professor-dout
or/instituto-de-artes 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 

 

EDITAL 

 

CARGO DE PROFESSOR DOUTOR I – MS-3.1 

 

A Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna
pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e
títulos, para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor I, nível
MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, nos termos do item 2,
na área de Práticas Interpretativas, nas disciplinas MU-121 – Contrabaixo I,
MU-221 - Contrabaixo II, MU-321 - Contrabaixo III, MU-421 - Contrabaixo IV,
MU-521 - Contrabaixo V, MU-621 - Contrabaixo VI, MU-721 - Contrabaixo VII,
MU-821 – Contrabaixo VIII, MU-178 – Música de Câmara I, MU-278 – Música de
Câmara II, MU-378 – Música de Câmara III, MU-478 – Música de Câmara IV,
MU-578 – Música de Câmara V, MU-678 – Música de Câmara VI, MU-778 – Música
de Câmara VII, MU-878 – Música de Câmara VIII, MP-101 – Cordas I, MP-201 –
Cordas II, MP-301 – Cordas III, MP-401 – Cordas IV, MP-501 – Cordas V,
MP-601 – Cordas VI, MP-701 – Cordas VII, MP-801 – Cordas VIII e MP-120 –
Prática Instrumental I, MP-220 – Prática Instrumental II, MP-320 – Prática
Instrumental III, MP-420 – Prática Instrumental IV, MP-520 – Prática
Instrumental V, MP-620 – Prática Instrumental VI, MP-720 – Prática
Instrumental VII e MP-820 – Prática Instrumental VIII, do Departamento de
Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. 

 

1. DO REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO 

 

1.1. Poderá se inscrever no concurso o candidato que, no mínimo, seja
portador do Título de Doutor. 

 

2. DO REGIME DE TRABALHO 

 

2.1. Nos termos do artigo 109 do Estatuto da UNICAMP, o Regime de Dedicação
Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) é o regime preferencial do corpo
docente e tem por finalidade estimular e favorecer a realização da pesquisa
nas diferentes áreas do saber e do conhecimento, assim como, correlatamente,
contribuir para a eficiência do ensino e para a difusão de ideias e
conhecimento para a comunidade. 

 

2.2. Ao se inscrever no presente concurso público o candidato fica ciente e
concorda que, no caso de admissão, poderá ser solicitada, a critério da
Congregação da Unidade, a apresentação de plano de pesquisa, que será
submetido à Comissão Permanente de Dedicação Integral à Docência e à
Pesquisa – CPDI – para avaliação de possível ingresso no Regime de Dedicação
Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP. 

 

2.3. O Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) está
regulamentado pela Deliberação CONSU-A-02/01, cujo texto integral está
disponível no sítio
http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?consolidada=S&id_norma=2684. 

 

2.4. O aposentado na carreira docente aprovado no concurso público somente
poderá ser admitido no Regime de Turno Parcial (RTP), vedada a extensão ao
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), conforme
Deliberação CONSU-A-08/2010. 

 

2.5. A remuneração inicial para o cargo de Professor Doutor I da Carreira do
Magistério Superior é a seguinte: 

a) RTP – R$ 1.510,70 

b) RTC – R$ 3.834,78 

c) RDIDP – R$ 8.715,28 

 

3. DAS INSCRIÇÕES 

 

3.1. As inscrições serão recebidas todos os dias úteis compreendidos dentro
do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação deste edital no Diário
Oficial do Estado – DOE –, no horário das 09 às 12 e das 14 às 17 horas, na
Secretaria do Departamento de Música do Instituto de Artes, situado na
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo. 

Endereço: Rua Elis Regina, 50 - Barão Geraldo - Campinas - SP. 

 

3.2. A inscrição será efetuada mediante requerimento dirigido ao Diretor do
Instituto de Artes, Prof. Dr. Esdras Rodrigues Silva, contendo nome,
domicílio e profissão, acompanhado dos seguintes documentos: 

 

a) prova de que é portador do título de doutor de validade nacional. Para
fins de inscrição, o candidato poderá apresentar apenas a ata da defesa de
sua Tese de Doutorado, sendo que a comprovação do título de Doutor será
exigida por ocasião da admissão. Os candidatos que tenham obtido o título de
Doutor no exterior, caso aprovados, deverão obter, durante o período
probatório, o reconhecimento do referido título para fins de validade
nacional, sob pena de demissão; 

 

b) documento de identificação pessoal, em cópia; 

 

c) sete exemplares de memorial, com o relato das atividades realizadas e a
comprovação dos trabalhos publicados e demais informações, que permitam
avaliação dos méritos do candidato, a saber: 

c.1. títulos universitários; 

c.2. curriculum vitae et studiorum; 

c.3. atividades científicas, didáticas e profissionais; 

c.4. títulos honoríficos; 

c.5. bolsas de estudo em nível de pós-graduação; 

c.6. cursos frequentados, congressos, simpósios e seminários dos quais
participou. 

 

d) um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no
memorial; 

 

 

3.2.1. O memorial poderá ser aditado, instruído ou completado até a data
fixada para o encerramento das inscrições. 

 

3.2.2. O candidato portador de necessidades especiais, temporária ou
permanente, que precisar de condições especiais para se submeter às provas
deverá solicitá-las por escrito no momento da inscrição, indicando as
adaptações de que necessita. 

 

3.3. Recebida a documentação e satisfeitas as condições do edital, a
Secretaria da Unidade encaminhará o requerimento de inscrição com toda a
documentação ao Diretor do Instituto de Artes, que a submeterá ao Conselho
Departamental de Música, tendo este o prazo de 15 dias para emitir parecer
circunstanciado sobre o assunto. 

 

3.3.1. O parecer de que trata o subitem anterior será submetido à
Congregação da Unidade, que encaminhará o requerimento de inscrição com toda
a documentação à deliberação da Câmara de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE.


 

3.3.2. O requerimento de inscrição no concurso será deferido se o candidato
obtiver o voto favorável da maioria absoluta dos membros presentes na Sessão
da CEPE. 

 

3.4. Os candidatos que tiveram os requerimentos de inscrição deferidos serão
notificados a respeito da composição da Comissão Julgadora e seus suplentes,
bem como do calendário fixado para as provas e do local de sua realização,
por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado, com
antecedência mínima de 30 (trinta) dias do início das provas. 

 

4. DA COMISSÃO JULGADORA 

 

4.1. A Comissão Julgadora será constituída de 05 (cinco) membros titulares e
02 (dois) suplentes, portadores, no mínimo, do Título de Doutor, cujos nomes
serão indicados pela Congregação da Unidade e aprovados pela CEPE. 

 

4.1.2. Pelo menos dois membros da Comissão Julgadora deverão ser externos à
Unidade ou pertencer a outras instituições. 

 

4.2. Poderão integrar a Comissão Julgadora profissionais de reconhecida
competência na disciplina ou conjunto de disciplinas em concurso,
pertencentes a instituições técnicas, científicas ou culturais do país ou do
exterior. 

 

4.3. Caberá à Comissão Julgadora examinar os títulos apresentados, conduzir
as provas do concurso e proceder às arguições a fim de fundamentar parecer
circunstanciado, classificando os candidatos. 

 

5. DAS PROVAS 

 

5.1. O concurso constará das seguintes provas: 

a) prova específica (peso 01); 

b) prova de títulos (peso 02); 

c) prova de arguição (peso 01); 

d) prova didática (peso 01). 

 

5.2. A prova específica consistirá de: 

a) uma prova escrita dissertativa, que versará sobre assunto de ordem geral
e doutrinária, relativa ao conteúdo do programa das disciplinas ou conjunto
de disciplinas em concurso. Esta parte da prova corresponderá a 60% da nota
da prova específica; 

b) prova prática, sob a forma de um recital de instrumento (contrabaixo)
contemplando obras representativas de diferentes períodos e estilos tanto
para o contrabaixo erudito como para o contrabaixo na música popular. A
escolha das peças será considerada pela banca para avaliar a maturidade
artística do candidato, a coerência de suas escolhas, permitindo que mostre
sua estatura técnica e artística através da complexidade das peças
apresentadas. Esta parte da prova corresponderá a 40% da nota da prova
específica; 

 

5.2.1. No início da prova específica, a Comissão Julgadora fará a leitura
da(s) questão(ões) da prova escrita dissertativa, concedendo o prazo de 60
(sessenta) minutos para que os candidatos consultem seus livros, periódicos
ou outros documentos bibliográficos. 

 

5.2.2. Findo o prazo estabelecido no item 5.2.1 não será mais permitida a
consulta de qualquer material, e a prova específica escrita terá início, com
duração de 04 (quatro) horas sendo: 

a) 03 (três) horas para a realização da prova escrita dissertativa; e 

b) 01 (uma) hora, para a realização da prova prática. 

 

5.2.3. As anotações efetuadas durante o período de consulta previsto no item
5.2.1 poderão ser utilizadas no decorrer da prova específica, devendo ser
rubricadas por todos os membros da Comissão Julgadora e anexadas na folha de
resposta. 

 

5.3. Na prova de títulos a Comissão Julgadora apreciará o memorial elaborado
e comprovado pelo candidato. 

 

5.3.1. Os membros da Comissão Julgadora terão o prazo máximo de 24 (vinte e
quatro) horas para emitir o julgamento da prova de títulos. 

 

5.4. Na prova de arguição o candidato será interpelado pela Comissão
Julgadora sobre a matéria do programa da disciplina ou conjunto de
disciplinas em concurso e/ou sobre o memorial apresentado na inscrição. 

 

5.4.1. Na prova de arguição cada integrante da Comissão Julgadora disporá de
até 30 minutos para arguir o candidato que terá igual tempo para responder
às questões formuladas. 

 

5.4.2. Havendo acordo mútuo, a arguição poderá ser feita sob a forma de
diálogo, respeitado, porém, o limite máximo de 01 (uma) hora para cada
arguição. 

 

5.5. A prova didática versará sobre o programa de disciplina ou conjunto de
disciplinas ministradas na Universidade no ano anterior ao concurso (Anexo
I) e nela o candidato deverá revelar cultura aprofundada no assunto. 

 

5.5.1. A matéria para a prova didática será sorteada com 24 (vinte e quatro)
horas de antecedência, de uma lista de 10 (dez) pontos, organizada pela
Comissão Julgadora. 

 

5.5.2. A prova didática terá duração de 50 (cinquenta) a 60 (sessenta)
minutos, e nela o candidato desenvolverá o assunto do ponto sorteado, vedada
a simples leitura do texto da aula, mas facultando-se, com prévia aprovação
da Comissão Julgadora, o emprego de roteiros, apontamentos, tabelas,
gráficos, diapositivos ou outros recursos pedagógicos utilizáveis na
exposição. 

 

5.6. As provas orais do presente concurso público serão realizadas em sessão
pública. É vedado aos candidatos assistir às provas dos demais candidatos. 

 

5.7. A Comissão Julgadora poderá ou não descontar pontos quando o candidato
não atingir o tempo mínimo ou exceder o tempo máximo pré-determinado para as
provas didática e de arguição. 

 

6. DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROVAS 

 

6.1. As provas de títulos, arguição, didática e específica terão caráter
classificatório. 

 

6.1.1. A prova específica também terá caráter eliminatório, caso compareçam
mais de 08 (oito) candidatos. 

 

6.1.1.1. Na hipótese da prova específica ter caráter eliminatório, deverá
ser observado o seguinte procedimento: 

a) ao final da prova específica cada examinador atribuirá ao candidato uma
nota de 0 (zero) a 10 (dez), considerando o previsto no item 5.2 deste
edital; 

b) após a atribuição das notas, o resultado da prova específica será
imediatamente proclamado pela Comissão Julgadora em sessão pública; 

c) serão considerados aprovados na prova específica com caráter eliminatório
os candidatos que obtiverem notas iguais ou superiores a 07 (sete), de, no
mínimo, 03 (três) dos 05 (cinco) examinadores; 

d) somente participarão das demais provas do concurso público os candidatos
aprovados na prova específica; 

e) as notas atribuídas na prova específica por cada um dos examinadores aos
candidatos aprovados serão computadas ao final do concurso público para fins
de classificação, nos termos do item 6.3 deste edital. 

 

6.2. Ao final de cada uma das provas previstas no subitem 5.1 deste edital,
cada examinador atribuirá ao candidato uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). 

 

6.2.1. As notas de cada prova serão atribuídas individualmente pelos
integrantes da Comissão Julgadora e colocadas em envelope lacrado e
rubricado, após a realização de cada prova. Ao final de todas as provas do
concurso, em sessão pública, os envelopes serão abertos pela Comissão
Julgadora. 

 

6.2.2. Caso a prova específica não tenha caráter eliminatório, a nota
atribuída nesta prova deverá ser divulgada no final do concurso, nos termos
do subitem 6.2.1. 

6.3. Ao término das provas, cada candidato terá de cada examinador uma nota
final, que será a média ponderada das notas atribuídas pelo examinador ao
candidato. 

 

6.3.1. As notas finais serão calculadas até a casa dos centésimos,
desprezando-se o algarismo de ordem centesimal, se inferior a cinco e
aumentando-se o algarismo da casa decimal para o número subsequente, se o
algarismo da ordem centesimal for igual ou superior a cinco. 

 

6.3.2. Cada examinador fará a classificação dos candidatos pela sequência
decrescente das notas finais por ele apuradas e indicará o(s) candidato(s)
para preenchimento da(s) vaga(s) existente(s), de acordo com as notas finais
obtidas nos termos do item anterior. O próprio examinador decidirá os casos
de empate, com critérios que considerar pertinentes. 

 

6.4. A Comissão Julgadora, em sessão reservada, depois de divulgadas as
notas e apurados os resultados, emitirá parecer circunstanciado sobre o
resultado do concurso justificando a indicação feita, da qual deverá constar
tabela e/ou textos contendo as notas, as médias e a classificação dos
candidatos. Também deverão constar do relatório os critérios de julgamento
adotados para avaliação de cada uma das provas. Todos os documentos e
anotações feitas pela Comissão Julgadora para atribuição das notas deverão
ser anexados ao processo do presente concurso público. 

 

6.4.1. Ao relatório da Comissão Julgadora poderão ser acrescentados
relatórios individuais de seus membros. 

 

6.5. O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela Comissão
Julgadora em sessão pública. 

 

6.5.1. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da
maioria dos examinadores, nota final mínima sete. 

 

6.5.2. Será indicado para nomeação o candidato que obtiver o primeiro lugar,
isto é, maior número de indicações da Comissão Julgadora. 

 

6.5.3. O empate nas indicações será decidido pela Comissão Julgadora,
prevalecendo sucessivamente a média geral obtida e o maior título
universitário. Persistindo o empate a decisão caberá, por votação, à
Comissão Julgadora. O presidente terá voto de desempate, se couber. 

 

6.5.4. Excluído o candidato em primeiro lugar, procedimento idêntico será
efetivado para determinação do candidato aprovado em segundo lugar, e assim
subsequentemente até a classificação do último candidato aprovado. 

 

6.5.4.1. Para as classificações seguintes deverão ser desconsideradas as
indicações do candidato já classificado e considerada a ordem de
classificação feita por cada um dos examinadores para os candidatos
remanescentes. 

 

6.6. As sessões de que tratam os itens 6.2.1 e 6.5 serão realizadas no mesmo
dia em horários previamente divulgados. 

 

6.7. O parecer da Comissão Julgadora será submetido à Congregação do
Instituto de Artes, que só poderá rejeitá-lo, no todo ou em parte, por 2/3
(dois terços) de seus membros presentes, quando unânime, ou por maioria
absoluta, também de seus 

membros presentes, quando o parecer apresentar apenas três assinaturas
concordantes dos membros da Comissão Julgadora. 

 

6.8. O resultado final do concurso será submetido à homologação da Câmara de
Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. 

 

6.9. A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial do
Estado, com as respectivas classificações. 

 

7. DA ELIMINAÇÃO 

 

7.1. Será eliminado do concurso público o candidato que: 

a) Deixar de atender às convocações da Comissão Julgadora; 

b) Não comparecer ao sorteio do ponto da prova didática; 

c) Não comparecer a qualquer uma das provas, exceto a prova de títulos. 

 

8. DO RECURSO 

 

8.1. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado do concurso,
exclusivamente de nulidade, ao Conselho Universitário, no prazo de 05
(cinco) dias, a contar da publicação prevista no item 6.9 deste edital. 

 

8.1.1. O recurso deverá ser protocolado na Secretaria Geral da UNICAMP. 

 

8.1.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio
eletrônico. 

 

8.1.3. Recursos extemporâneos não serão recebidos. 

 

8.2. O resultado do recurso será divulgado no site da Secretaria Geral da
UNICAMP (www.sg.unicamp.br) 

 

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

9.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação
das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais o
candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento. 

 

9.2. As convocações, avisos e resultados do concurso serão publicados no
Diário Oficial do Estado e estarão disponíveis no site www.sg.unicamp.br,
sendo de responsabilidade exclusiva do candidato o seu acompanhamento. 

 

9.3. Se os prazos de inscrição e/ou recurso terminarem em dia em que não há
expediente na Universidade, no sábado, domingo ou feriado, estes ficarão
automaticamente prorrogados até o primeiro dia útil subsequente. 

 

9.4. O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, a contar da data
de publicação no Diário Oficial do Estado da homologação dos resultados pela
CEPE, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. 

 

9.4.1. Durante o prazo de validade do concurso poderão ser providos os
cargos que vierem a vagar, para aproveitamento de candidatos aprovados na
disciplina ou conjunto de disciplinas em concurso. 

 

9.5. A critério da Unidade de Ensino e Pesquisa, ao candidato aprovado e
admitido poderão ser atribuídas outras disciplinas além das referidas na
área do concurso, desde que referentes à área do concurso ou de sua área de
atuação. 

 

9.6. O candidato aprovado e admitido somente será considerado estável após o
cumprimento do estágio probatório, referente a um período de 03 (três) anos
de efetivo exercício, durante o qual será submetido à avaliação especial de
desempenho, conforme regulamentação prevista pela Universidade. 

 

9.7. Até 60 (sessenta) dias após a publicação da homologação do concurso o
candidato poderá solicitar a retirada dos memoriais (item 3.2.c) entregues
no ato da inscrição e que não foram utilizados pela Comissão Julgadora,
mediante requerimento protocolado na Secretaria do Departamento de Música do
Instituto de Artes. Após este prazo, se não retirados, os memoriais poderão
ser descartados. 

 

9.8. O presente concurso obedecerá às disposições contidas na Deliberação
CONSU-A-03/03. 

 

9.8.1. Cópia(s) da(s) Deliberação(ões) mencionada(s) poderá(ão) ser
obtida(s) no sitio www.sg.unicamp.br ou junto à Secretaria do Departamento
de Música do Instituto de Artes, que poderá prestar quaisquer outras
informações relacionadas ao concurso público. 

 

9.9. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações
ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser
respeito, até a data de convocação para a prova correspondente,
circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado. 

 

 

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Anexo I – Programas das Disciplinas 

 

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1.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo I CÓDIGO: MU121 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h- OFERECIMENTO: 1º semestre 

 

1.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

1.3 - OBJETIVOS: Introduzir o aluno aos fundamentos da performação musical
ao contrabaixo acústico; Desenvolver o domínio referente às técnicas básicas
de articulação e dedilhado da mão esquerda e controle do arco; Introdução ao
estilo Barroco. 

 

1.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aspectos teóricos e práticos sobre: -
equilíbrio; posicionamento; posição sonora com Arco e Pizzicato. 

• A mão esquerda, articulação, postura corporal. 

• Técnica de uso do arco (conceitos sobre emissão do som com arco no
contrabaixo). 

• Visão do instrumento em toda sua extensão. Exercícios para dedilhado ao
longo do espelho (3 oitavas). 

• Repertório apropriado para a aplicação das técnicas estudadas (sonata
barroca, peça curta brasileira e estudos variados). 

 

1.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

1.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The Art of Doublé Bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O Aprendizado do Corpo: Introdução à Técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 Studies Vols. 1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman,
1963. 

• TURETZKY, Bertram. The Contemporary Contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

1.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

_________________________________________________________ 

 

2.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo II CÓDIGO: MU221 

 

CRÉDITOS: 03CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 2º semestre PRÉ-REQUISITO:
MU121 

 

2.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

2.3 - OBJETIVOS: Desenvolver o domínio referente às técnicas básicas de
articulação e dedilhado da mão esquerda, controle do arco: tallone, punta,
ordinaire (natural), tutto l’arco, metà d’arco, sul tasto, sul ponticello,
tremolo, flageolet, écrasé; Técnicas para harmônicos naturais e artificiais;
Introdução ao estilo Clássico. 

 

2.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aspectos teóricos e práticos sobre: 

• Equilíbrio; posicionamento; posição sonora com Arco e Pizzicato. 

• A mão esquerda, articulação, postura corporal. 

• Técnica de uso do arco (conceitos sobre emissão do som com arco no
contrabaixo) 

• Visão do instrumento em toda sua extensão. Exercícios para dedilhado ao
longo do espelho (ciclo de 21 escalas e arpejos). 

• Repertório apropriado para a aplicação das técnicas estudadas (sonata
barroca (cont), Concerto Clássico (1 mvt) e estudos variados). 

 

2.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

2.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The Art of Doublé Bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O Aprendizado do Corpo: Introdução à Técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 Studies Vols. 1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman,
1963. 

• TURETZKY, Bertram. The Contemporary Contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

2.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Uma avaliação ao final de cada semestre. 

_________________________________________________________ 

 

3.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo III CÓDIGO: MU321 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 1º semestre PRÉ-REQUISITO:
MU221 

 

3.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

3.3 - OBJETIVOS:Trabalhar na execução de trechos orquestrais, escritos para
contrabaixo e na execução de uma peça solo, no nível do aluno. Incrementar o
desenvolvimento de técnicas de mão esquerda e mão direita (arco). 

 

3.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Arcadas e
articulações: legato, portato, detaché, martelé, picchettato, staccato,
piqué, spiccato, jété, ricochet, saltato etc.; Excertos orquestrais para o
instrumento (Beethoven e Mozart); 

 

3.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

3.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven Nine
Symphonies and Leonore n.3 Overture. ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The Art of Doublé Bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 Studies Vols. 1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman,
1963. 

• TURETZKY, Bertram. The contemporary contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

3.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

_________________________________________________________ 

 

4.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo IV CÓDIGO: MU421 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 2º semestre 

PRÉ-REQUISITO: MU321 

 

4.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

4.3 - OBJETIVOS: Trabalhar a execução de trechos orquestrais escritos para
contrabaixo; Execução de uma peça solo, música do século XXI e finalização
do concerto clássico; Incrementar o desenvolvimento de técnicas de mão
esquerda e mão direita. 

 

4.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Técnicas estendidas do
repertório do século XX e XXI. Combinações de arcadas e arpeggios, Estudo de
cordas duplas.; Excertos orquestrais para o instrumento (Beethoven, Mozart,
Bach, Brahms); 

 

4.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

4.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven nine
Symphonies and Leonore n.3 Overture. ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The art of double bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 studies vols. 1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman,
1963. 

• TURETZKY, Bertram. The contemporary contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

4.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

_________________________________________________________ 

 

5.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo V CÓDIGO: MU521 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 1º semestre 

 

PRÉ-REQUISITO: MU421 

 

5.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

5.3 - OBJETIVOS: Aperfeiçoamento técnico artístico do aluno. Concerto
romântico (1 movimento). 

 

5.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Excertos orquestrais
para o instrumento (Beethoven, Brahms, Haydn, Mahler); Cordas duplas em
capotasto (3ª oitava). 

 

5.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

5.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven nine
Symphonies and Leonore n.3 Overture. ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The art of double bass playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 studies v.1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman, 1963. 

• TURETZKY, Bertram. The contemporary contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

5.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

_________________________________________________________ 

 

6.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo VI CÓDIGO: MU621 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 2º semestre 

 

PRÉ-REQUISITO: MU521 

 

6.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento 

 

6.3 - OBJETIVOS: Aperfeiçoamento técnico artístico do aluno. Concerto
romântico (finalizar); música brasileira; peça solo final século XX e século
XXI. 

 

6.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Excertos orquestrais
para o instrumento (Beethoven, Brahms, Haydn, Mahler); Cordas duplas em
capotasto (3ª oitava); Técnicas estendidas: aprofundamento. 

 

6.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

6.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven Nine
Symphonies and Leonore N.3 Overture. Ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The Art of Doublé Bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O Aprendizado do Corpo: Introdução à Técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 Studies Vols. 1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman,
1963. 

• TURETZKY, Bertram. The Contemporary Contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

6.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

________________________________________________________ 

 

7.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo VII CÓDIGO: MU721 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 1º semestre 

 

PRÉ-REQUISITO: MU621 

 

7.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

7.3 - OBJETIVOS: Aperfeiçoamento técnico artístico do aluno. Sonata
romantica (completa); Sonata repertório brasileiro (1 movimento); Peça de
teatro musical; Peça solo final século XX e século XXI (contemporâneo);
Concerto século XX. 

 

7.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Excertos orquestrais
para o instrumento (Bach, Haydn, Mahler, Shostakovich, Ginastera, Guarnieri
e outras obras do século XX); 

 

7.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

7.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven nine
Symphonies and Leonore n.3 Overture. ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The art of double bass playing.
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 studies v.1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman, 1963. 

• TURETZKY, Bertram. The contemporary contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

7.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

________________________________________________________ 

 

8.1 - DISCIPLINA: Contrabaixo VIII CÓDIGO: MU821 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45h - OFERECIMENTO: 2º semestre 

 

PRÉ-REQUISITO: MU721 

 

8.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

8.3. OBJETIVOS: Aperfeiçoamento técnico artístico do aluno. Peça solo de
envergadura século XX-XXI; Peça solista virtuosística (Concerto); Estréia de
obra original. 

8.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Desenvolvimento técnico; Excertos orquestrais
para o instrumento (Hadyn, Mahler, Bach, Ginastera, Shostakovich, Strauss,
Villa-Lobos e obras final século XX); 

8.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas individuais, práticas coletivas
(masterclasses) e discussão da bibliografia recomendada. 

 

8.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• BEETHOVEN, Ludwig van. The complete double bass parts: Beethoven nine
Symphonies and Leonore n.3 Overture. ed. Oscar G. Zimmerman. Rochester:
Oscar G. Zimmerman, 1970. 

• BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The art of double bass playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973. 

• GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander.
São Paulo: Martins Fontes, 1987. 

• SMANDL, Franz. Kontrabass schule, Heibronn. Verlag und Eigentum von C.F.
Schimidtit, 1905. 

• STURM, William. 110 studies v.1 e 2. Interlochen, MI: O.Zimmerman, 1963. 

• TURETZKY, Bertram. The contemporary contrabass. Los Angeles: UCLA Press,
1989. 

• ZIMMERMANN, Fred. A contemporary concept of bowing technique for the
double bass. New York; MCA, 1966. 

 

8.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Preparação das aulas, evolução semanal nos
estudos e avaliação semestral. 

_________________________________________________________ 

 

9.1 - DISCIPLINA: Música de Câmara I a VIII CÓDIGO: MU178 a MU878 

 

CRÉDITOS: 02 CARGA HORÁRIA: 30 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres 

 

9.2 - EMENTA: Prática musical em pequenos grupos, de repertório
característico, com apresentação pública da(s) obra(s) estudada(s). 

9.3 - OBJETIVOS: Aperfeiçoamento técnico e artístico do aluno. Estudo
ordenado e progressivo de repertório camerístico. 

9.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Repertório camerístico de diversos períodos, de
compositores nacionais e internacionais. 

9.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aula prática com o Professor responsável pelo
grupo. 

9.6 – BIBLIOGRAFIA: A literatura e repertório serão definidos conforme o
grupo instrumental do aluno e seu nível técnico/musical/artístico. 

9.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Desenvolvimento técnico/artístico; preparação
de repertório. 

_________________________________________________________ 

 

10.1 - DISCIPLINA: Cordas I CÓDIGO: MP101 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres 

 

10.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

10.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

10.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Tipos de instrumentos, amplificação e processamento (efeitos) 

• Conhecimento do braço/escala – posições e sistema 5 (I) 

• Arpejos de tríades 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – campo harmônico maior 

• Leitura instrumental – de cifras e lead-sheet, melódica (figuras regulares
até semicolcheias) 

• Linhas de condução – com tônicas e quintas, em ostinato (I) 

• Gêneros rímicos – samba (I) e bossa nova 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Noções de improvisação 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

10.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

10.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1,2 e 3, El
Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

10.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

_________________________________________________________ 

 

11.1 - DISCIPLINA: Cordas II CÓDIGO: MP201 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2 Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP101 

 

11.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

11.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

11.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Conhecimento do braço/escala – posições e sistema 5 (II) 

• Arpejos de tétrades (I) 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – campo harmônico menor misto 

• Leitura instrumental – de cifras e lead-sheet, melódica (figuras pontuadas
e ligaduras) 

• Linhas de condução – com tônicas, quintas e terças, em ostinato (II) 

• Gêneros rímicos/estilos – samba (II), swing “two feel” e “walking bass” 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Noções de improvisação 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas de referência 

 

11.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

11.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1,2 e 3, El
Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

11.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

_________________________________________________________ 

 

12.1 - DISCIPLINA: Cordas III CÓDIGO: MP301 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP201 

 

12.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

12.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento; 

Promover a capacidade de performance do estudante; 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

12.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Escalas pentatônicas 

• Arpejos de tétrades (II) 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – campo harmônico primário e
expandido (M e m) 

• Leitura instrumental – compassos compostos, melódica (figuras irregulares
e síncopas) 

• Linhas de condução – tríades e tétrades, com aproximação diatônica e
cromática 

• Gêneros rímicos/estilos – jazz standard e jazz waltz 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação – figurações rítmicas brasileiras 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

12.5 – METODOLOGIA DE ENSINO: 

Aulas práticas individuais de formação técnica (mecânica), de repertório,
leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e aulas coletivas enfocando
harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

12.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1,2 e 3, El
Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay - Publications, 2000. 

 

12.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

__________________________________________________________ 

 

13.1 - DISCIPLINA: Cordas IV CÓDIGO: MP401 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP301 

 

13.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

13.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento; 

Promover a capacidade de performance do estudante; 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

13.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Escalas diatônicas (I) 

• Motivos rítmico-melódicos 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – cadências II-V primárias e
secundárias 

• Leitura instrumental – swing feel 

• Linhas de condução – baixaria do choro 

• Gêneros rímicos/estilos – valsa, polca e choro 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação – figurações rítmicas “jazzy” 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

13.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

13.6 - BIBLIOGRAFIA 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1, 2 e 3,
El Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

13.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

_________________________________________________________ 

 

14.1 - DISCIPLINA: Cordas V CÓDIGO: MP501 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP401 

 

14.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

14.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

14.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Escalas diatônicas (II) 

• Motivos rítmico-melódicos 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – modalismo pós-tonal 

• Leitura instrumental – padrões rítmicos de samba (ligaduras, figuras
pontuadas e síncopas) 

• Linhas de condução – acento de samba 

• Gêneros rímicos/estilos – nordeste (baião, xote, maracatu, coco, ijexá,
axé) 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação – desenvolvimento melódico (repetição, transposição, inversão
e retrogradação de motivos) 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

14.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

14.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1, 2 e 3,
El Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

14.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

__________________________________________________________ 

 

15.1 - DISCIPLINA: Cordas VI CÓDIGO: MP601 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP501 

 

15.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

15.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

15.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Outras escalas 

• Articulação – ligados e staccatos 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – paradigma blues e variações 

• Leitura instrumental – transcrições 

• Linhas de condução – baixo latino 

• Gêneros rímicos/estilos – son, salsa, bolero, rumba, guajira 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação aberta – soluções modais 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

15.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

15.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1, 2 e 3,
El Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997. 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

15.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

__________________________________________________________ 

 

16.1 - DISCIPLINA: Cordas VII CÓDIGO: MP701 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP601 

 

16.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

16.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

16.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Vocabulário de acordes 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – substituição e rearmonização


• Leitura instrumental – transcrições 

• Linhas de condução – funk, ostinato-funk, técnicas de slap 

• Gêneros rímicos/estilos – ritmos ternários (samba 3, candombe, chacarera) 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação – recursos idiomáticos de diversas expressões musicais
populares 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

16.5 – METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

16.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1, 2 e 3,
El Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

16.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

_________________________________________________________ 

 

17.1 - DISCIPLINA: Cordas VIII CÓDIGO: MP801 

 

CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 

 

OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestres - PRÉ-REQUISITO: MP701 

 

17.2 - EMENTA: Estudo ordenado e progressivo do instrumento. 

 

17.3 - OBJETIVOS: Estudar aspectos técnicos e idiomáticos do contrabaixo,
bem como o repertório próprio e/ou aplicável ao instrumento. 

Promover a capacidade de performance do estudante. 

Proporcionar ao estudante o conhecimento de gêneros rítmicos e estilos
específicos, tendo como referência a produção de contrabaixistas do cenário
nacional e internacional representativos de diferentes práticas musicais e
momentos históricos. 

 

17.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Tópicos de harmonia aplicada ao instrumento – ciclos de terça e outras
progressões, recursos atonais 

• Leitura instrumental – notações alternativas 

• Linhas de condução – não regulares, ativas e de função solística 

• Gêneros rímicos/estilos – pop global e outras músicas 

• Repertório – standards (canções e temas consagrados) e originais (temas
instrumentais) 

• Improvisação livre 

• Apreciação e análise estilística de contrabaixistas referência 

 

17.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas práticas individuais de formação técnica
(mecânica), de repertório, leitura e rítmica aplicada ao contrabaixo, e
aulas coletivas enfocando harmonia, gêneros musicais e apreciação. 

 

17.6 - BIBLIOGRAFIA: 

• APPLEMAN, Rich: Reading Contemporary Eletric Bass Rhytms. USA: Hal Leonard
Berklee Press, 1986. 

• BRAGA, Luiz Otávio. O violão de sete cordas. Rio de Janeiro: Lumiar
Editora, 2002. 

• CARTER, Ron. Building Jazz Bass Lines. Milwaukee: Hal Leonard Corporation,
1998. 

• COKER, Jerry. The Jazz Idiom. E. Cliffs, N. J.Prentice-Hall, Inc., 1978. 

• CROOK, Hal. How to improvise. Rottenburg N., Germany: Advance Music, 1991.


• FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. Petaluma CA: Sher Music, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Building Walking Bass Lines. USA: Hal Leonard, 1995. 

• FRIEDLAND, Ed: Reggae Bass. USA: Hal Leonard Corp., 1998. 

• GARCIA, Walter. Bim Bom – A contradição sem conflitos de João Gilberto.
São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

• GREEN, Barry e NEIGHBOR, Jeff, The Popular Bass Method. Volume 1, 2 e 3,
El Cerrito: March 99, s/d 

• PESCARA, Jorge: Manual do Groove: O Contrabaixo Completo. São Paulo:
Irmãos Vitale, 2008. 

• SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo
Seincman. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. 

• SILVERMAN, Chuck: Funkmasters – The Greats James Brown Rhythm Sections
from 1960 to 1973. USA: Warner Bros. Publications, 1997 

• STAGNARO, Oscar. The Latin Bass Book: A Practical Guide. Petaluna: Sher
Music Co. 2001. 

• SYLLOS, Gilberto; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música
Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2002. 

• WESTWOOD, Paul: Bass Bible: A World History of Styles and Techniques. USA:
Mel Bay Publications, 2000. 

 

17.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação do rendimento do aluno nas aulas
individuais e da participação nas coletivas. Prova Final sobre o conteúdo
abordado e o repertório trabalhado no programa. 

_________________________________________________________ 

 

18. 1 - DISCIPLINA: Prática Instrumental I a VIII 

 

CÓDIGO: MP120 a MP820 

 

CRÉDITOS: 02 CARGA HORÁRIA: 02 OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestre 

 

18.2 – EMENTA: Capacitação em performance e criação musicais coletivamente
orientadas. 

 

18.3 – OBJETIVOS: Objetivo Geral: Possibilitar ao estudante a construção de
conhecimentos que favoreçam sua desenvoltura na prática musical em grupo. 

Objetivos Específicos: 

• estimular a prática musical orientada pela consciência de sua inserção no
processo histórico; 

• estimular o surgimento de lideranças; 

• estimular a percepção crítica em relação às atividades de composição e
arranjo; 

• estimular as práticas musicais com conteúdo crítico e inventivo. 

 

18.4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

• Atividades de Interpretação; 

• Atividades de Criação; 

• Atividades de Leitura Musical; 

• Atividades de Apreciação Musical; 

• Atividades de Interação Grupal; 

• Atividades de Avaliação. 

 

18.5 - METODOLOGIA DE ENSINO: 

 

1. Atividades de Interpretação: 

• Desenvolvimento monitorado de repertório constituído por obras de livre
escolha e obras relativas à proposta temática definida para o semestre; 

• Estímulo à autonomia grupal; 

• Mediação pedagógica estruturada sobre a observação da dinâmica do grupo e
atendimento às demandas técnicas, interpretativas e interpessoais; 

• Estabelecimento de um campo imediato de aplicabilidade dos conhecimentos
construídos pelo estudante em outras disciplinas. 

 

2. Atividades de Criação: 

• Improvisação livre; 

• Improvisação semi-estruturada; 

• Improvisação idiomática; 

• Instrumentação sobre estruturas pré-definidas; 

• Composição sobre fragmentos propostos. 

 

3. Atividades de Leitura Musical: 

• Leitura a primeira vista de partituras em escrita idiomática; 

• Leitura a primeira vista de partituras em escritas alternativas. 

 

4. Atividades de Apreciação Musical: 

• Auto-análise de performances grupais; 

• Apreciação musical comentada; 

 

5. Atividades de Interação Grupal: 

• Constituição do grupo; 

• Formulação do plano de repertório; 

• Implementação de um banco de partituras; 

• Agendamento de ensaios alternativos; 

• Produção executiva de apresentações e/ou gravações. 

 

6. Atividades de Avaliação: 

• Auto-avaliação grupal; 

• Avaliação do desempenho do professor; 

• Formulação de propostas e sugestões. 

 

18.6 - BIBLIOGRAFIA: Bibliografia aberta constituída por fontes de
repertório nacional e internacional. 

RECURSOS OU MATERIAL DE APOIO: 

• Instrumentos musicais; 

• Equipamentos de amplificação; 

• Ambiente TelEduc (Ensino Aberto) em apoio à atividade presencial. 

 

18.7 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

• Avaliação de desempenho individual; 

• Avaliação de desempenho coletivo; 

• Frequência.

 

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