[ANPPOM-Lista] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Alvaro Henrique alvaroguitar em gmail.com
Sex Jun 7 09:38:45 BRT 2013

Ótimo questionamento. Você não é obrigado a gostar. Não está se propondo
isso, no entanto. No máximo, diria que você tem o direito de conhecer a
música de Villa-Lobos, bem como a de Mozart, e não se ater ao que os meios
de alienação de massa te empurram ouvido abaixo pra controlar seu lazer com
mais eficácia com que controlam seu trabalho. Veja que não é preciso
máquina de ponto pra controlar o que mais de 120 milhões de brasileiros
fazem de segunda a sexta, das 21:00 às 22:00. Já pra controlar o que essas
mesmas pessoas fazem de segunda a sexta, das 09:00 às 12:00, sem máquina de
ponto não dá.

Isso não existe "porque é assim mesmo". Foi um processo educacional que
levou a isso. É preciso um processo educional pra sair disso. É aí que
seria bem-vinda uma postura da ABEM e de outros educadores musicais de não
legitimar a indústria cultural e de dar maior importância a projetos como o
que o Mehmari participou, bem como a projetos que incluem outras
manifestações culturais presentes no Brasil e que não fazem parte dos
interesses comerciais do Sr. Rupert Murdoch.

Mas, voltando à mensagem anterior, o que quis apontar é que vende-se a
música erudita como algo exclusivamente estrangeiro, europeu, colonizador,
e isso não é verdade.

Mas é muito importante seu questionamento. O quê é nacional? Se seguirmos a
linha de que só é brasileiro o que é exclusivamente brasileiro, já fica
complicado desenvolver essa discussão em língua portuguesa. Já se
consideramos como brasileiro o que é presente na cultura brasileira,
independente da sua "certidão de nascimento", dá até pra conversar
dividindo uma pizza e tomando cerveja. Mas não acredito que estará tocando
Varése, Elvis ou mesmo Waldick Soriano na pizzaria.

Abraços,
Alvaro Henrique

Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info:
http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf
Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings.
http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42
----
Tel.: +55(61) 9977 0535
http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU