[ANPPOM-Lista] o que esperar e o que não esperar de um orientador

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Jun 10 21:49:46 BRT 2013

Achei este texto muito bom.
--

Autor: Adrian Sgarbi. Tempo estimado de leitura: 4',28''

Prometi a mim mesmo que não escreveria sobre esse assunto. Seria como um
tabu. Afinal, o tema do blog é como a tecnologia pode ser útil na pesquisa.
Mas recebi um tweet de @odeiomeuorientador perguntando como se faz para
"deletar" um orientador. Engasguei com o café que estava bebendo. Realmente
eu não tenho um aplicativo para isso. Tentarei de outro modo.
*   *   *

Já sei. Você gostaria que o seu orientador fosse como Mr.
Miyagi<http://en.wikipedia.org/wiki/Mr._Miyagi>,
mas em sua opinião ele está mais para Darth
Vader<http://en.wikipedia.org/wiki/Darth_Vader>.
Pelo visto, você não está sozinho. Na última vez em que busquei no
*Google* Brasil
pela frase "Eu odeio o meu orientador", encontrei quase 10.000 entradas.
Isso faz alguns dias, mas não creio que essa realidade tenha
melhorado.1<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn1>

Talvez seja ingenuidade. Mas em minha opinião, saber o que é razoável
esperar de um orientador e o que não é pode ajudar a melhorar o cenário. E
quem sabe? É possível que de 10.000 o número chegue algum dia ao redor de
7.000 casos de puro ódio. Um começo, não?

A relação entre orientador e orientando pode ser disfuncional de muitas
formas. Por isso, ao tratar do tema, deixemos de complicá-lo com grandes
expectativas. Caso estejamos de acordo nisso, já podemos passar às listas.
O que esperar

Em termos gerais, você tem razão ao querer que o seu orientador:

   - O auxilie na delimitação do tema com conselhos e técnicas de pesquisa;
   - Converse sobre referências bibliográficas importantes;
   - Encontre-o para tratar dos avanços da
tese;2<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn2>
   - Que ele seja tão pontual quanto você nos
encontros;3<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn3>
   - Que ele maneje encontros com o mínimo de interrupções
externas;4<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn4>
   - Opine de forma franca sobre a qualidade de seu trabalho e informe como
   melhorá-lo;
   - Mantenha respeito recíproco no tratamento;
   - Que ele seja exigente quanto à qualidade de seu trabalho;
   - Estabeleça objetivos e prazos;
   - Que ele explique o ritual de defesa no seu devido tempo;
   - Que ele não esculhambe você no dia de sua
defesa.5<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn5>

O que não esperar

Agora vamos ao que não esperar. Todos os itens abaixo, de um modo ou de
outro, apareceram como queixas nos blogs cujo tema é "odeio o meu
orientador". Sinceramente, acho que você tem grandes chances de se
decepcionar se você deseja que o seu orientador:

   - Seja o seu
terapeuta;6<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn6>
   - Seja seu amigo;
   - Responda a todas as suas
perguntas;7<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn7>
   - Resolva os seus problemas com algum professor;
   - Tenha a responsabilidade de lembrar a você os prazos que você deve
   cumprir;8<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn8>
   - Trabalhe sábado, domingo, feriados ou nas férias na sua tese;
   - Considere uma emergência sua como se fosse uma emergência
dele;9<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn9>
   - Fique satisfeito ao receber seus rascunhos ao invés de textos
   coerentes;
   - Fique satisfeito ao notar que você não segue suas instruções de
   pesquisa;
   - Espere por você para os encontros de discussão de tese;
   - Seja o revisor do seu
texto.10<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn10>

Alguns extras

Antes de terminar, gostaria de dizer uma ou outra coisa sobre algumas
situações bastante comuns que podem, ao final, também causar problemas.
Considere-as como "extras".

*Meu orientador orientou pouco em sua vida.* Veja por esse lado. Isso não é
necessariamente um problema. Conheço professores em início de carreira que
tiveram um resultado muito bom nas primeiras orientações. Além disso,
sempre é possível considerar co-orientações.

*Meu orientador não é uma estrela; ele é uma galáxia.* Caso o seu
orientador seja tão cheio de si que considere que dedicar algum tempo para
ler a sua tese é um desperdício para ele, você está encrencado. Neste caso,
sugiro uma co-orientação com urgência, caso você não esteja disposto a
mudar de orientador por alguma razão.

*Meu orientador é famoso.* É errado pensar que a fama do seu orientador
passará a você. O trabalho de escrever e de pesquisar continua sendo seu.
Busque apenas manter um bom ritmo de encontros e discussão sobre o seu
trabalho. Isso é crucial.

*Meu orientador tem zilhões de orientandos.* Isso merece uma bandeira
vermelha. É ruim para a instituição e também para você. Um orientador com
muitos orientandos é um orientador sem tempo. Fuja desses casos.

*Eu nunca fiz uma pesquisa antes.* Sempre há um começo. Isso valeu para o
orientador inexperiente e vale para o pesquisador inexperiente também.
Nesse caso, procure um modelo de profissional que você admira, leia os seus
estudos e seja sincero com o seu orientador a respeito de suas
dificuldades. Lembre-se de que se você já tivesse todas as qualidades
prontas de um pesquisador, pouco sentido faria ingressar em um mestrado ou
em um doutorado para
aprendê-las.11<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn11>

Assim, @odeiomeuorientador; espero que este *post* o ajude. E para aqueles
que eu já orientei… Bem, vale a leitura da teoria Budista do
Karma<http://en.wikipedia.org/wiki/Karma_in_Buddhism>
.
------------------------------

   1. Para surpresa minha há muitos blogs dedicados ao tema.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn1>
   2. Normalmente, um encontro por mês como média. Estágios iniciais da
   tese podem demandar maior frequência e fase mais adiantada, menos.
   Portanto, caso ele nunca esteja disponível, isso é ruim. Muito
ruim. ↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn2>
   3. De todo modo, imprevistos acontecem. Mantenha os seus dados
   atualizados na secretaria do programa de pós-graduação.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn3>
   4. Sem dúvida seu orientador pode ser atarefado mas interrupções
   constantes atrapalham a orientação. Caso inúmeras interrupções estejam
   ocorrendo pergunte (sem irritação) ao seu orientador se vocês deveriam
   marcar outro horário.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn4>
   5. Eu já testemunhei orientadores criticando o trabalho do próprio
   orientando durante a defesa. Pessoalmente, acho isso descabido e
feio. ↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn5>
   6. Note a diferença: uma coisa é receber a informação - de você - que há
   alguns problemas externos à universidade que podem comprometer algum prazo
   anteriormente estabelecido (fato relevante que deve ser compartilhado com o
   seu orientador); outra é querer que ele escute e opine sobre questões
   pessoais suas (fato pessoal seu que ele dificilmente aceitará participar).
   ↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn6>
   7. Parte do trabalho que você tem como pesquisador é pesquisar. Ademais,
   um bom sinal quando você está trabalhando em uma tese é tratar de algo que
   seja novo para o seu orientador e que ele considere interessante a ponto de
   merecer pesquisa.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn7>
   8. Para isso você deve se informar na secretaria de seu programa e
   manter um calendário com essas informações. Recomendo que você crie um
   calendário *Google* e o deixe sincronizado com o seu telefone celular e
   computador.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn8>
   9. Portanto, planeje e trabalhe buscando antecipar problemas.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn9>
   10. Embora sejam esperáveis observações sobre estilo e sobre a qualidade
   de seu texto.
↩<http://pesquisatec.com/new-blog/2013/5/31/o-que-esperar-e-o-que-no-esperar-de-um-orientador#fn10>
   11. Mas peça essa ajuda logo no começo. Porque pouco o ajudará dizer ao
   seu orientador que você não sabe anotar um texto quando faltam seis meses
   para entregar a sua tese de doutoramento.
[...]

pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
proibidao.org