[ANPPOM-Lista] VEJAM NOTA DO MPL SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS - MARCELO SOUZA

Rafael Marin da Silva Garcia rafaelmarin7 em hotmail.com
Sex Jun 21 20:18:43 BRT 2013

Bela música prof. Jorge Antunes.
A tragédia da música Pula Catraca e a atual guerra dos movimentos sociais já havia sido anunciada em 1929 na moda-de-viola Bonde Camarão, "composta" por Cornélio Pires e Mariano da Silva e interpretada pela dupla Mariano & Caçula (o Caçula é tio do tecladista Caçulinha, que toca num desses programas de tevê aos domingos)
Jornalista, escritor, folclorista e etnógrafo da cultura caipira, Cornélio Pires foi o responsável pela gravação dos primeiros discos de música caipira. Em 1929, contrariando as gravadoras da época que não aceitaram investir na gravação de um gênero até então desconhecido no mercado fonográfico, como era a música caipira, Cornélio Pires financiou do próprio bolso o estúdio e a prensagem da primeira tiragem de discos de música caipira da história, pela gravadora Colúmbia. Ao todo foram seis discos com tiragem de cinco mil cópias cada, totalizando trinta mil discos de 78 rpm.
Sobre a “saga” de Cornélio Pires na gravadora Columbia em 1929, consultar: SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. (2008, p. 234-5); TINHORÃO, José Ramos. Cultura popular: temas e questões (2001, p. 206-7); VICENTE, Eduardo. Chantecler: uma gravadora popular paulista. (2010, p. 79)
A quem interessar, a música está transcrita em partitura e comentada em minha dissertação de mestrado (pp. 177-80 e 239-46), disponível no link: http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Musica/dissertacao_rafael_marin_da_silva_garcia.pdf
Vancêis iscuite a moda nu iutubi:http://www.youtube.com/watch?v=hAh9LSKeKsc
O povo resorveu subi a serra... Vamo pulá a catraca!Rafael Marin

Bonde camarão (Cornélio Pires / Mariano da Silva) Intérpretes: Mariano & Caçula
Declamado:Vancêis que tivéro em São Paulo, decerto se arregalaro por lá.Home! São Paulo é lindo, é uma buniteza!Mas tem um tar Bonde de Camarão, prá chacoaiá o corpo da gente e dá tranco...Ô peste dos quinto, é pior do que carro de boi.Inté nóis fizemo uma moda-de-viola relaxiano ele.Vancê iscuite a moda.
Cantado:1. Aqui em São Paulo o que mais me amola. É esses bonde que nem gaiola. Cheguei a abrir uma portinhola. Levei um tranco e quebrei a viola. Inda eu puis dinheiro na caxa da esmola.
2. Chegô um véio se faceirando. Levou um tranco e foi cambeteando. Beijô uma véia e saiu bufando. Sentô de um lado e agarrô suando. Prá mór de o vizinho tá catingando.
3. Entrô uma moça se arrequebrando. No meu colo ela foi sentando. Pra mór de o bonde que tava andando. Sem a tarzinha estar esperando. Eu falo claro, eu fiquei gostando.
4. Entrô um padre bem barrigudo. Levô um tranco dos bem graúdo. Deu um abraço num bigodudo. Protestante dos carrancudo. Que deu cavaco com o batinudo.
5. Eu vou-me embora para minha terra. Esta porquêra inda vira em guerra. Este povo inda sobe a serra. Pra mór de a Light que os dente ferra.Nos passageiro que grita a berra.

Date: Fri, 21 Jun 2013 11:23:43 -0300
From: antunes em unb.br
To: contato em marcelosouzarn.com.br; anppom-l em iar.unicamp.br; bauerguilherme01 em gmail.com; valle1944 em gmail.com; assom em yahoogrupos.com.br; estudantes-unb em googlegroups.com; fora-arruda-e-toda-mafia em googlegroups.com; saiagilmar em googlegroups.com; raimundo.ramalho em gmail.com; senadorchicosantanna501 em gmail.com; psol-df em yahoogrupos.com.br; mesdf em googlegroups.com; mes.psol em gmail.com; unbpravaler em googlegroups.com; adunb em e-groups.unb.br
Subject: Re: [ANPPOM-Lista]	VEJAM NOTA DO MPL SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS - MARCELO SOUZA

O MPL (MOVIMENTO PASSE LIVRE), É MOVIMENTO DE JOVENS, BEM ANTIGO, COM BELA HISTÓRIA DE LUTA.

Conheça a música que fiz, em 2006, para o movimento.

Aprenda a música, para coro popular, aqui:
http://www.americasnet.com.br/antunes/corodopovo/

A partitura musical está no site:
http://www.jorgeantunes.com.br/pula_a_catraca.pdf

PULA CATRACA