[ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Ter Mar 12 16:33:17 BRT 2013


Olá Andreia,

Muito obrigado pelo contato! Tua iniciativa é louvável, e como mesmo disseste, os próprios colegas das Artes não tem tido iniciativas no desenvolvimento de criar e regulamentar um espaço específico que abarque com nossas necessidades. Assim, continuamos indo nessa tendência que poderíamos chamar de "tecnocentrismo", ou seja: a centralização de tudo em torno das necessidades das áreas tecnológicas.

Teu artigo me ajudará muito, pois penso também em fazer uma publicação sobre esta temática.

Cordialmente,

Daniel Lemos Cerqueira 
Coordenador de Música 
Coordenador do PIBID de Artes 
Membro da COPEVE 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 
http://musica.ufma.br


--- Em ter, 12/3/13, Andreia Aparecida Marin <aamarin em ig.com.br> escreveu:

De: Andreia Aparecida Marin <aamarin em ig.com.br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Data: Terça-feira, 12 de Março de 2013, 14:28

Caro Daniel, Sou de uma outra área trabalhando em interface com as artes. Infelizmente, a lógica da referencialidade enclausurou a criatividade e as boas idéias por toda parte na academia. Os textos cada vez mais pobres e sem coesão. Penso em um movimento para subverter esse padrão homogêneo de pensar e escrever imposto pelos órgãos de fomento e, o que mais me estranha, perfeitamente aceito por muitos de nossos pares. Tenho me decepcionado nos eventos científicos das artes, porque vou sempre esperando encontrar textos mais criativos e tenho visto muito da formatação comum nas apresentações de trabalhos.
Se te interessar, envio um artigo que escrevi falando desse "esgotamento" do modelo acadêmico.Quanto ao seu projeto, penso que o não atendimento das exigências é um passo que se deve dar como área. Isoladamente, muito provável que ficará com o ônus. Espero que a área te apoie e inicie um processo de esclarecimento sobre o assunto.
Boa sorte!Andreia

Em 11 de março de 2013 13:13, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:



Prezados,

Estou encaminhando um projeto de extensão na UFMA chamado "Grupo Musical". O projeto consiste em criar uma equipe de seis participantes de qualquer formação musical (instrumentistas/cantores, com a possibilidade de um compositor/arranjador), tratando-se de uma proposta bem flexível, cuja formação e repertório serão modificados e definidos no início de cada semestre. Seu objetivo central é apresentar o repertório trabalhado em no mínimo quatro recitais ao final do semestre, em espaços diferentes da UFMA. Trata-se de uma necessidade há muito mencionada por alunos, professores do curso e da comunidade acadêmica em geral (se somos músicos, por que não tocamos?).


Bem, ao (tentar) cadastrar este projeto no SIGProj - a plataforma do MEC para projetos - deparei-me com o tópico "Fundamentação Teórica". Obviamente, a
 plataforma está adaptada para projetos em geral, e não há nenhuma preocupação em oferecer uma plataforma específica para projetos artísticos e culturais - apesar do MEC acreditar que só por haver palavras-chave como "Cultura" e "Arte" já seria suficiente.


Assim, fica aqui a minha questão: se eu deixar em branco, corro o risco de ter o projeto reprovado. Agora, criar uma fundamentação teórica para justificar a "importância da Música" e da "Performance Musical" é um tanto quanto estúpido, bizarro e grotesco. 


Obviamente, posso justificar que a Performance Musical é uma das práticas mais diversificadas da atividade humana, pois envolve Biologia/Fisiologia/Anatomia/Educação Física - o corpo, as técnicas instrumentais - Psicologia Cognitiva/Neurociência - a aquisição das habilidades e desenvolvimento do controle motor - História/Musicologia, Antropologia/Geografia - a Composição como elemento de construção da
 indentidade de um povo - Física/Acústica/Matemática, bla, bla... bla.... mas me digam:

Pra quê?

Será que os artistas acadêmcias agora tem sempre que ficar justificando porque a prática artística é importante?



Daniel Lemos Cerqueira 
Coordenador de Música 

Coordenador do PIBID de Artes 
Membro da COPEVE 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 

http://musica.ufma.br


________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130312/d61df1f8/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L