[ANPPOM-Lista] Pedimos divulgação

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Mar 17 15:20:04 BRT 2013


*Universidade de Brasília

MÚSICA EM CONTEXTO
Revista do Programa de Pós-Graduação “Música em Contexto"

CHAMADA DE TRABALHOS

TEMÁTICA: MÚSICA E SIMETRIA*


I – Linha editorial

A Revista do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade
de Brasília, MÚSICA EM CONTEXTO, é uma publicação impressa, com linha
editorial independente, sendo um espaço aberto para todos aqueles que
desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa em música tenham oportunidade
de divulgar suas produções. A Revista objetiva divulgar trabalhos inéditos
nas diversas subáreas da música, orientados na visão da música como
fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo com suas
respectivas estruturas conceituais onde os fenômenos estudados são
abordados sob uma ótica contextualizada.

Nesta chamada, a Revista tem interesse específico na publicação de
trabalhos voltados para a seguinte temática:


*MÚSICA E SIMETRIA*

Esse tema norteará o escopo dos artigos, que poderão tratar da SIMETRIA nos
vários aspectos da prática musical: composição, performance, análise
musical, educação musical, comunicação musical, luteria, acústica,
percepção, notação musical, estética etc.

A Revista pretende, nessa edição, ser uma coletânea de textos abrangendo
todos os aspectos e fenômenos musicais que abordam: a simetria, a
assimetria, a dissimetria, a antissimetria, a simetria rítmica, a estrutura
simétrica, a simetria fraseológica, o equilíbrio, a proporção, o balanço, a
reflexão, o espelho, a simetria rotacional, a simetria translacional, a
simetria topológica, a similitude etc.

*Algumas definições*:
*Assimetria*: ausência de simetria.
*Dissimetria*: o objeto observado é simétrico em suas principais
características, mas essa simetria é levemente distorcida (exemplo: um
arabesco).
*Antissimetria*: o objeto observado é simétrico em uma de suas
propriedades, mas pelo menos uma de suas outras propriedades muda para o
seu oposto (exemplos: o tabuleiro de xadrez; a série das Variações op. 30
de Webern).

Para estimular e disseminar a produção do conhecimento em música, o próximo
número da Revista MÚSICA EM CONTEXTO também publicará Resenhas de Livros
editados no Brasil ou no exterior, sendo que esse tópico da Revista se
desvincula do tema “Música e Simetria”.


II – Submissão de trabalhos

Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

*Artigo*: Trabalho de pesquisa, segundo as diretrizes de construção
científica do conhecimento, que apresente uma clara contribuição para o
desenvolvimento do conhecimento em música e aborde temáticas de interesse
da Revista. Tendo em vista essa finalidade, o artigo deve conter ampla
revisão bibliográfica acerca da questão de pesquisa, referencial
teórico-conceitual e metodológico adotado, resultados alcançados e
contribuições do trabalho.

*Resenha de Livro*: Resenha de livro recentemente publicado (em 2012 ou
2011), contendo: breve informação sobre o(s) autor(es); campo e abrangência
de estudo da obra; as idéias principais e seus respectivos fundamentos e
desenvolvimentos; e uma apreciação crítica mencionando as principais
contribuições da obra para o campo de estudo.

Ao submeterem textos para publicação na Revista, os autores serão os
responsáveis pelas opiniões que emitem, assim como serão legalmente
responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui uma infração ao
direito de autor, isentando a Revista de qualquer responsabilidade. Será
também de exclusiva responsabilidade dos autores a exatidão das referências
bibliográficas e as citações corretas ao longo do texto.

Os artigos e resenhas submetidos deverão ser inéditos e respeitar o termo
de exclusividade para a Revista MÚSICA EM CONTEXTO por um período de, no
mínimo, 01 (um) ano para a sua re-publicação em livros ou outros
periódicos, no Brasil ou exterior.

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO poderá publicar traduções de artigos e
resenhas publicados anteriormente no exterior, respeitado o termo de
compromisso estabelecido entre o autor e os editores originais do texto.
Anexar um breve texto informativo sobre o autor do trabalho, incluindo
formação, atividades profissionais e produção intelectual.


III - Critérios de avaliação

Os textos submetidos à publicação da Revista MÚSICA EM CONTEXTO serão
inicialmente avaliados pela Comissão Editorial, que examinará a adequação
do trabalho às Normas Técnicas da Revista; depois, cada trabalho será
analisado por dois pareceristas, que desenvolvam trabalhos similares aos
propostos, que levarão em conta os seguintes critérios:

a) relevância do texto para a difusão e o desenvolvimento do conhecimento
em música, especificamente voltados às temáticas de interesse da Revista;

b) originalidade (contribuição significativa ou inovadora);

c) uso adequado das normas;

d) clareza conceitual e uso de referências atualizadas;

e) metodologia (adequação e profundidade na abordagem do assunto);

f) adequação à Linha Editorial da Revista.


É reservado aos pareceristas o direito de apresentar parecer favorável ou
desfavorável. É-lhes reservado também o direito de sugerir modificações,
desde que não altere as idéias do texto, para abreviar o processo de
publicação; nesse caso, o Editor encaminhará as sugestões ao(s) autor(es),
que deverá(ão) proceder às modificações no prazo determinado pelo Editor,
observado o sigilo quanto ao nome dos respectivos pareceristas.
Não serão aceitos artigos e resenhas que estiverem fora da Linha Editorial
e das Normas Técnicas.

*Envio dos trabalhos:*

Todos os textos deverão ser enviados por e-mail até o dia 1º de maio de
2013 para:
Revista MÚSICA EM CONTEXTO – Jorge Antunes, Editor
e-mail: antunes em unb.br

O resultado de seleção dos trabalhos será divulgado até o dia 1º de junho
de 2013



*NORMAS TÉCNICAS*

A) Não serão aceitos artigos e resenhas que estiverem fora da Linha
Editorial e das Normas Técnicas.

B) Os Artigos devem ter uma extensão entre 4.000 e 6.000 palavras
(incluindo resumo, abstract e bibliografia).

C) As Resenhas devem conter cerca de 1.500 palavras e preferencialmente
versar sobre títulos dos últimos 5 anos.

D) Serão aceitos Artigos e Resenhas no idioma português, espanhol e inglês.

E) A submissão de trabalhos dar-se-á pelo envio ao e-mail: antunes em unb.br

F) As normas técnicas exigidas correspondem ao estilo bibliográfico da
Universidade de Chicago, 16a ed., versão aplicada às ciências humanas,
disponível em:

http://www.chicagomanualofstyle.org/16/contents.html

G) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente a partir do “Template
para trabalhos escritos” (disponível na plataforma SEER) e digitados no
programa Microsoft Word (ou equivalente) em formato DOC, ODT ou RTF (rich
text format). O formato RTF é preferido. Usar fonte Times New Roman,
tamanho 12, espaço 1.5, alinhamento à esquerda.

H) As palavras e expressões estrangeiras (diferentes do idioma do texto),
assim como as citações em língua estrangeira (também em relação ao idioma
principal) devem ser colocadas em estilo de fonte itálico.

I) As notas são em rodapé (e não em fim de texto (ou endnote). A formatação
segue o estilo Chicago 16a ed. para “Notas e Bibliografia.” Evitar excesso
no uso de notas de rodapé; para essas notas, usar fonte tamanho 10, espaço
1.0.

J) Citações de até três linhas devem ser inseridas no texto – colocadas
entre aspas (“...”), seguida do sobrenome do autor e ano da edição citada,
e página entre parêntesis – como no ex.: (Blacking 1987, 79). No caso de
citação de livros/artigos em idioma diferente do texto, o(s) autor(es)
deverá(ão) traduzir a citação para o idioma do texto, cabendo ao(s)
mesmo(s) optar(em) por colocar ou não, a citação em idioma original em nota
de rodapé.

K) Citações a partir de quatro linhas devem ser colocadas em destaque, sem
aspas, fonte 11, espaço simples, alinhamento em 2 cm da margem à esquerda,
justificado, seguida do sobrenome do autor e ano da edição citada, página,
entre parêntesis – como no ex.: (Blacking 1987, 79). No caso de citação de
livros/artigos em idioma diferente do texto, o(s) autor(es) deverá(ão)
manter o idioma original na citação, colocando a tradução para o idioma do
texto em nota de rodapé.

L) Gráficos, ilustrações, e figuras devem ser enviadas em separado,
preferencialmente vetorizadas em Adobe Illustrator ou Corel Draw. Caso isto
não seja possível, estas devem ser enviadas no formato TIFF ou JPEG, com
resolução mínima de 300 dpi. Os mesmos devem ser acompanhados das devidas
indicações de ordem numérica e legenda (ex.: Figura 1: descrição sintética
com as devidas referências, etc.). Fotografias devem ser enviadas no
formato TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi, e com as devidas
referências. Gráficos, ilustrações, figuras, fotografias e/ou tabelas já
publicadas ou protegidas por direito autoral, devem ser acompanhadas de uma
autorização escrita da respectiva fonte.

M) Referências Bibliográficas: Devem ser colocadas ao final do Artigo, em
espaço simples, com alinhamento apenas a esquerda (iniciando com o
sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta), orientando-se pelas normas do
estilo Chicago, versão aplicada às ciências humanas), espaçamento simples,
e como exemplificadas no “Template...” e a seguir:


*
Livro com único autor ou editor*

DeNora, Tia. After Adorno – rethinking music sociology. Cambridge:
Cambridge University Press, 2003.

Tia DeNora, After Adorno - rethinking music sociology (Cambridge: Cambridge
University Press, 2003), 99-100.

DeNora, After Adorno…, 99.


*Livro com dois autores ou editores*

Philpott, Chris e Charles Plummeridge, eds. Issues in music teaching.
London: Routledge, 2001.

Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching
(London: Routledge, 2001).

Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching, 56.


*Livro com três autores ou editores*

Brook, Barry, Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds.,
Perspectives in Musicology. New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972.

Barry Brook, , Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds.
Perspectives in Musicology (New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972).

Brook, Downes, e Solkema, Perspectives in Musicology..., 55.


*Livro com autor e editor ou tradutor*

Cook, Nicholas. Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz
Magalhães Castro. Brasília: EdUnB, 2013.

Nicholas Cook, Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz
Magalhães Castro (Brasília: EdUnB, 2013).

Cook, Music…, 35.


*Capítulo de livro ou Verbete assinado em enciclopédia*

Gould, Glenn. “Streisand as Schwarzkopf.” In The Glenn Gould Reader, edited
by Tim Page, 308–11. New York: Vintage, 1984.

Glenn Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” in The Glenn Gould Reader, ed. Tim
Page (New York: Vintage, 1984), 310.

Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” 309.


*Artigo em Periódico*

Piedade, Acácio Tadeu de Camargo. “Jazz, música brasileira e fricção de
musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de
musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.

Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, 120.


*Entrevistas (autor é o entrevistado e não o entrevistador)*

Bellour, Raymond. “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with
Raymond Bellour.” By Janet Bergstrom. Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer
1979): 89–94.

Raymond Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with
Raymond Bellour,” por Janet Bergstrom, Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer
1979): 89–94.

Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond
Bellour,” Camera Obscura, 89–94.


*Dissertações ou Teses*

Scarpa, Paulo Cesar Almeida. “Transgressão, Mercado e Distinção: A
Violência Extrema no Cinema.” Dissertação de Mestrado, Universidade Federal
do Paraná, 2007.

Paulo Cesar Almeida Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência
Extrema no Cinema” (Dissertação de Mestrado, UFPR, 2007), 65.

Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema,”
65-66.


*Trabalho publicado em Anais de Evento (tratado como capítulo de livro)*

Souza, Jusamara. “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais:
reconfigurando o campo da Educação Musical.” In Anais do X Encontro Anual
da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.

Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais:
reconfigurando o campo da Educação Musical,” (Comunicação In Anais do X
Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.

Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais:
reconfigurando o campo da Educação Musical,” 85-92.


*Trabalho apresentado em eventos*

Teplin, Linda A., Gary M. McClelland, Karen M. Abram, and Jason J.
Washburn. “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective
Longitudinal Study.” Paper presented at the Annual Meeting of the American
Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005.

Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A
Prospective Longitudinal Study” (paper, Annual Meeting of the American
Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005).

Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A
Prospective Longitudinal Study,” 55.


*Pôsteres apresentados em eventos*

Rohde, Hannah, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases
Influence Relative Clause Attachment.” Poster presented at the 21st CUNY
Conference on Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008.

Hannah Rohde, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases
Influence Relative Clause Attachment” (Poster, 21st CUNY Conference on
Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008).

[não se aplica já que poster não tem páginas múltiplas]


*Conteúdo web (inclui dados sobre data de revisão e modificação quando
disponíveis)*

Microsoft Corporation. “WD2000: Visual Basic Macro to Assign Clipboard Text
to a String Variable.” Revision 1.3. Microsoft Help and Support. Last
modified November 23, 2006. http://support.microsoft.com/kb/212730.

*
Partitura publicada*

Mozart, Wolfgang Amadeus. Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared
from the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed.
Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960.

Wolfgang Amadeus Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared from
the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed.
(Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960).

Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano, 32.

Verdi, Giuseppe. Il corsaro (melodramma tragico in three acts). Libretto de
Francesco Maria Piave. Elizabeth Hudson, ed. 2 vols. In The Works of
Giuseppe Verdi, ser. 1, Operas. Chicago: University of Chicago Press;
Milan: G. Ricordi, 1998.

Giuseppe Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), libretto by
Francesco Maria Piave, ed. Elizabeth Hudson, 2 vols., The Works of Giuseppe
Verdi, ser. 1, Operas (Chicago: University of Chicago Press; Milan: G.
Ricordi, 1998).

Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), 55-56.


*Partitura não publicada (manuscritos)*

Shapey, Ralph. “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966,
Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.

Ralph Shapey, “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966,
Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.

[usar forma abreviada se necessário, apenas incluindo número da páginas ou
páginas]


*Gravação em CD (alguns exemplos)*

Mozart, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Orchestra and Chorus of the Royal
Opera House, Covent Garden. Sir Colin Davis. With Ingvar Wixell, Luigi
Roni, Martina Arroyo, Stuart Burrows, Kiri Te Kanawa, et al. Recorded May
1973. Philips 422 541-2, 1991, 3 compact discs.

Pink Floyd. Atom Heart Mother. Capitol CDP 7 46381 2, 1990, compact disc.
Originally released in 1970.

Rubinstein, Artur. The Chopin Collection. RCA Victor/BMG 60822-2-RG, 1991,
11 compact discs. Recorded 1946, 1958–67.

Weingartner, Felix von (conductor). 150 Jahre Wiener Philharmoniker.
Preiser Records, PR90113 (mono), 1992, compact disc. Recorded in 1936.
Includes Beethoven’s Symphony no. 3 in E-flat Major and Symphony no. 8 in F
Major.

The Fireside Treasury of Folk Songs, vol. 1, orchestra and chorus dir.
Mitch Miller, Golden Record A198:17A–B, 1958, 33⅓ rpm.

New York Trumpet Ensemble, with Edward Carroll (trumpet) and Edward Brewer
(organ), Art of the Trumpet, recorded at the Madeira Festival, June 1–2,
1981, Vox/Turnabout, PVT 7183, 1982, compact disc.

Richard Strauss, Don Quixote, with Emanuel Feuermann (violoncello) and the
Philadelphia Orchestra, conducted by Eugene Ormandy, recorded February 24,
1940, Biddulph LAB 042, 1991, compact disc.

Billie Holiday, vocal performance of “I’m a Fool to Want You,” by Joel
Herron, Frank Sinatra, and Jack Wolf, recorded February 20, 1958, with Ray
Ellis, on Lady in Satin, Columbia CL 1157, 33⅓ rpm.


*Video (imagem em movimento)

Slides e filmes (curtas e longas)*

The Greek and Roman World. Chicago: Society for Visual Education, 1977.
Filmstrip, 44 min.

Louis J. Mihalyi, Landscapes of Zambia, Central Africa (Santa Barbara, CA:
Visual Education, 1975), 35 mm slides, 40 frames.

*DVDs e videocassettes*

Cleese, John, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, and Michael Palin.
“Commentaries.” Disc 2. Monty Python and the Holy Grail, special ed. DVD.
Directed by Terry Gilliam and Terry Jones. Culver City, CA: Columbia
Tristar Home Entertainment, 2001.

Handel, George Friederic. Messiah. Atlanta Symphony Orchestra and Chamber
Chorus, Robert Shaw. Performed December 19, 1987. Ansonia Station, NY:
Video Artists International, 1988. Videocassette (VHS), 141 min.

Michael Curtis and Gregory S. Malins, “The One with the Princess Leia
Fantasy,” Friends, season 3, episode 1, directed by Gail Mancuso, aired
September 19, 1996 (Burbank, CA: Warner Home Video, 2003), DVD.

“Crop Duster Attack,” North by Northwest, directed by Alfred Hitchcock
(1959; Burbank, CA: Warner Home Video, 2000), DVD.

*
Video em meio eletrônico:*

Harwood, John. “The Pros and Cons of Biden.” New York Times video, 2:00.
August 23, 2008.
http://video.on.nytimes.com/?fr_story=a425c9aca92f51bd19f2a621fd93b5e266507191
.

Pollan, Michael. “Michael Pollan Gives a Plant’s-Eye View.” Filmed March
2007. TED video, 17:31. Posted February 2008.
http://www.ted.com/index.php/talks/michael_pollan_gives_a_plant_s_eye_view.html
.

A. E. Weed, At the Foot of the Flatiron (American Mutoscope and Biograph
Co., 1903), 35 mm film, from Library of Congress, The Life of a City: Early
Films of New York, 1898–1906, MPEG video, 2:19,
http://lcweb2.loc.gov/ammem/papr/nychome.html.

“HOROWITZ AT CARNEGIE HALL 2-Chopin Nocturne in Fm Op.55,” YouTube video,
5:53, from a performance televised by CBS on September 22, 1968, posted by
“hubanj,” January 9, 2009, http://www.youtube.com/watch?v=cDVBtuWkMS8.
-------------- Próxima Parte ----------
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