[ANPPOM-Lista] Bolsa de Produtividade Sênior (PQ-Sr)

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Qui Maio 9 20:05:24 BRT 2013

> From: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>

> Pensar que o Estado julga que 1500 reais por mês é um valor que faz jus " ao pesquisador que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação," e que valoriza " sua produção científica e/ou tecnológica" . É um desrespeito, isto sim.

Concordo com Didier.

Não sei se a situação é diferente nas estaduais de São Paulo, mas nas
universidades federais que eu estive, fazer pesquisa é bico:
- você faz nas horas <vagas>, depois de ter cumprido a carga horária
em múltiplas disciplinas e dezenas de reuniões
- você compra equipamento com teu próprio orçamento, a universidade só
investe nas <áreas prioritárias> (geralmente saúde ou biologia, nunca
música)
- quando você, trabalhando nos finais de semana, consegue viabilizar a
compra de equipamento, nunca tem orçamento para construir estúdios ou
laboratórios (a prioridade é fazer muitas salas de aula para atingir
as metas do Reuni)
- o mesmo princípio se aplica para a apresentação de trabalhos em
congressos, o evento tem que ser no final de semana, e as passagens e
diárias são por conta do pesquisador (já que isso é bico, não é
trabalho)
- e se por milagre, nessas condições você consegue manter o pique para
virar <produtivo>, você ganha exatamente 1 ponto na tabela de
atividades, menos da metade do que alguma participação eventual numa
comissão...

Abraços,
Damián