[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Luciano Morais lucianocesar78 em yahoo.com.br
Qua Maio 29 08:41:44 BRT 2013

    Musicologia não precisa ser circunscrita a um "ramo" das ciências humanas (um braço, um sub-item, um setor, sem especificidade nem autonomia em relação às ciências humanas no que se refere a método tratamento e escolha dos objetos), mas também (e, para alguns, principalmente, porque engloba pesquisas voltadas especificamente para a performance, processos de composição e critica de obras de arte como tais, ao lado e além da consideração delas enquanto dados sócio-histórico-culturais) o estudo aprofundado da música enquanto produção artística. Me perdoe, caro prof. Dr. Didier, mas qualquer pesquisa séria nessa área exige formação técnica e musical bem além do básico. Um musicólogo tem ter livre acesso às "obras"  ou objetos sonoros e musicais pela via da leitura, da escrita, da perspectiva da performance, ou seja, tem que ter tido em algum momento da vida vivido a situação de musico, e dos bons, capaz de ler, tocar, fazer musica de conjunto, discutir interpretação, etc. Essa formação permite ao pesquisador acesso às obras, seja de que origem social forem, vale as da tradição oral, mas elas tem que poder ser comentadas e percebidas (vai uma aula de percepção aí ou não precisa saber distinguir intervalos pra ser musicólogo?) do ponto de vista musical, não só histórico-social.
     Vale lembrar que José Ramos Tinhorão rejeitava ser chamado de musicólogo dizendo: "Eu sou historiador, musicólogo é o Regis Duprat!"). Gostem ou não dos dois, eles respeitavam as diferenças de área.
    Duprat estreou obras do Cláudio Santoro, se for preciso lembrar.
Abraço!
Luciano