[ANPPOM-Lista] “Música de subúrbio”, Tony Leão da Costa, 2013

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Nov 15 07:03:41 BRST 2013


“Música de subúrbio”: cultura popular e música popular na “hipermargem” de
Belém do Pará / Tony Leão da Costa. – 2013.

Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências
Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2013

http://www.historia.uff.br/stricto/td/1452.pdf

Resumo

O presente estudo trata de um duplo e complementar fenômeno histórico.
Primeiro, elucida a elaboração de uma tradição de música popular no Pará a
partir da cidade de Belém. Essa tradição foi constituída de uma vertente de
música identitária, que tem no carimbó o seu principal símbolo, e de uma
segunda vertente de música popular “povão”, a qual se estabeleceu
marginalmente junto à primeira. Essas duas vertentes constituíram a
tradição local que está, por sua vez, em constante processo de mudança e
reelaboração. Como pano de fundo desse processo esteve a “hiper margem” da
cidade de Belém, entendida como o território da cultura popular e musical
dos subúrbios e periferias, e suas conexões com o interior do estado do
Pará e com o “centro” da cidade. Esse território marginal é visto aqui como
mediador, por excelência, de gostos musicais subalternos, que em alguns
momentos tenderam a se expandir e a contribuir para a constituição da
tradição musical local. O segundo tema aqui estudado é a relação de
aproximação e/ou afastamento entre essa tradição local e a grande tradição
da música popular no restante do Brasil. Os contatos da “música regional”
com a música “brasileira” estiveram sempre permeados por uma tensão
constituinte, geradora de diferenciação e de identidades mais ou menos
intercambiáveis. Observou-se, portanto, que, a partir da hipermargem da
cidade de Belém, gostos e gêneros musicais foram cultivados, reelaborados e
expandidos para a tradição local, mediados por agentes como a indústria
cultural, a intelectualidade artística e a rede de festas populares. Em um
circuito mais amplo, essa mesma tradição local estabeleceu contatos com a
grande tradição nacional ou com tradições musicais alternativas, como a
música caribenha. O mundo cultural da hipermargem e as conexões de sua
cultura popular e musical a partir de Belém constituíram uma narrativa
sonora subalterna e divergente à narrativa oficial e aos padrões de gosto
da tradição musical do Pará e do Brasil.

-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org
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