[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] RE: MEC poderá cuidar apenas do ensino básico

Solange Maranho Gomes solmaranho em gmail.com
Ter Nov 19 08:43:32 BRST 2013

colegas

vejo alguns problemas nesta mudança.

Vai se distanciar ainda mais o ensino superior da educação básica, hoje
secretarias que estão dentro do mesmo ministério ainda que tem que se
entender e se alinhar.  Vejam  o  que estamos passamos: os cursos de
Licenciatura estão formando professores de cada área artística desde a
aprovação das diretrizes curriculares nacionais em 2004  e continuamos com
a presença o ensino polivalente da área de artes nas escolas.
Outro problemas seria quanto aos recursos , quem vai ter mais dinheiro: os
órgãos que desenvolvem projetos tecnológicos ou as universidades?
aqui no Paraná temos situação semelhante  ao que se pretende a nível
federal pois o ensino superior está subordinado à secretaria de ciência ,
tecnologia e ensino superior, imagino que seja assim no resto do  país.
Como os recursos vem  tanto para as universidades ( que são 6 estaduais  no
Paraná) como para outros órgãos como o TECPAR por exemplo, embora haja
rubricas especificas, dependemos da "boa vontade " de, um secretario
consciente .  No governo anterior, tínhamos como secretária a prof. Ligia,
antiga reitora da UEL, e tivermos mais recursos , projetos, construções nas
universidades, enfim o dinheiro apareceu. Em outros governos as
universidades nunca tinham dinheiro........

 Não podemos "cobrir um santo e descobrir o outro"já dizia minha avó. Todos
os níveis de educação são importantes. e precisamos nos aproximar mais e
não nos afastar....
vamos aguardar os próximos acontecimentos...
abços
Solange