[ANPPOM-Lista] Fwd: Rádio MEC

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Out 28 12:39:56 BRST 2013

Caros colegas,

Dei uma pesquisada rápida sobre o assunto (que é a situação da Rádio MEC), e achei alguns links com informações:

http://euterpedespedacada.blogspot.com.br/2012/11/o-futuro-da-radio-mec-musica-classica-e.html

http://historica.com.br/musica-historica/o-futuro-da-radio-mec-e-o-elitismo-musical

Citação da última reportagem acima:

"Foi anunciado pela musicista Jocy de Oliveira que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), à qual estão afiliadas a Rádio MEC e a TV Brasil, considerou a música Clássica como elitista e, portanto, desnecessária, deixando clara a intenção de acabar com a Rádio MEC (...)"

Mais uma vez, afloresce a discussão se a "Música Erudita" representa hoje uma Cultura de Elite. Isso prova que aquele debate sobre a "cultura erutida" na Lista da ANPPOM, de meses atrás, é uma preocupação legítima. Há cada vez mais pressão para acabar com a cultura dita "europeia" na sociedade brasileira - que deveria ser considerada legítimo patrimônio nacional, mas está hoje em situação bastante delicada de sobrevivência. Não podemos ficar parados diante de mais esse pretexto superficial do governo para justificar o corte de investimentos, ainda mais sob políticas culturais voltadas a empresas e estilos que interessam somente por seu potencial de publicidade e consumo.

Abaixo, encaminho a mensagem que recebi:

Colegas! Eu estou em uma
correria! Não sabia dessa movimentação de outro
destino para a Radio MEC! Algum colega tem
informações?

Abraço, Magali

Enviado via iPhone

Início da mensagem encaminhada:

A Radio MEC sempre foi uma referência na minha carreira e na minha vida. Por isso, fico espantado com o silêncio oficial sobre seu destino e sobre os planos do governo para essa instituição, que representa tanto para a cultura do Brasil. Não posso aceitar o silêncio oficial sobre as dúvidas que assaltam os funcionários, os artistas e o público em geral. Há uma questão de respeito aos cidadãos e de deferência a uma arte que levou o nome do Brasil a todos os continentes e da qual eu me orgulho de fazer parte. Não estamos em uma republiqueta e o perfil brasileiro precisa do conteúdo da Rádio MEC, orgulho deste país.

Turibio Santos
violonista

Presidente da Academia Brasileira de Música

Autor de 70 discos e cds lançados no mundo inteiro, sendo o primeiro de todos gravado na Rádio MEC.