[ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Jan 7 06:28:26 BRST 2014

Sua convicção será pois nossa autoridade.

Não se trata de diminuir ou aumentar Villa-Lobos. Se *Uirapuru* foi criado
no final dos anos 1910 ou no início dos anos 1930 pouco altera ao interesse
da obra, a não ser para quem tenha fixação em Vanguardas. Essa fixação,
aliás, é bastante retrógrada, uma vez que Baudelaire já havia mostrado o
que significa uma vanguarda bem antes que qualquer uma tivesse nascido:

 Do amor, da predileção dos franceses pelas metáforas militares. Toda a
metáfora aqui usa bigode.

Literatura militante.

Defender a posição.

Carregar a bandeira.

Desfraldar a flâmula.

Lançar-se à luta.

Um dos veteranos.

Todas essas fraseologias gloriosas em geral se aplicam a pernósticos e
moscas de bar.

 *Metáforas francesas*

Soldado da imprensa judicial (Bertin).

A imprensa militante.

***

Para acrescentar às metáforas militares:

Os poetas de combate.

A literatura de vanguarda.

Estes hábitos de metáforas militares denotam espíritos, não militantes, mas
feitos para a disciplina, isto é, para a conformidade, espíritos nascidos
domésticos, espíritos belgas, incapazes de pensar a não ser em sociedade.
(Charles Baudelaire, 1859–65, *Mon cœur mis a nu*)

O que diminui não só Villa-Lobos mas também nossa Musicologia é esta imagem
de gênio descabelado fumando charuto enquanto atravessa o Amazonas de
caiaque em fuga de ferozes selvagens prestes a devorá-lo cujas melodias ele
vai anotando. Um país que tenha tal figura por gênio da música só pode ser
uma republiqueta de bananas.

carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org