[ANPPOM-Lista] RES: RES: o villa-lobos de guérios

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Ter Jan 7 02:45:17 BRST 2014

Está claro que não é de hoje que se fala das supostas falsas datações do
Villa-Lobos.

Quando estive no Museu Villa-Lobos, por volta do ano de 1999 (àquela altura
estava reunindo materiais do Villa-Lobos para gravações da OSESP), eu tive a
curiosidade de consultar também as fontes do Uirapuru por conta desta antiga
suposição.

Constatei diferenças sim entre as anotações dos anos 10 e dos anos 30. E
digo mais, o assunto deveria por bem ser melhor estudado.

Considerar a impossibilidade de Villa-Lobos ter composto obras modernas e
com elementos de brasilidades anteriormente à Semana de 1922 é uma hipótese.
Uma hipótese com certeza válida (respaldada por Mário de Andrade, José
Miguel Wisnik, Jorge Coli, todos grande nomes). Mas há que se verificar
ainda assim se pode ser refutada ou não (eu, por exemplo, volto a repetir,
Villa-Lobos escreveu o Uirapuru em 1917. Mas não vou trabalhar no assunto,
eu já resolvi a minha curiosidade e estou satisfeito).

Lembro ainda que há alguns poucos anos, a Profa. Maria Alice Volpe da UFRJ
numa palestra aqui na USP de Ribeirão Preto citou a possibilidade da melodia
do Uirapuru ter sido extraída de um livro de um ornitólogo inglês do século
XIX (algo que hoje sabemos, nada ter a ver com o canto do Uirapuru de fato,
mas era o material que então o Villa-Lobos dispunha em mãos como referencia
do canto do Uirapuru para a obra).

Enfim, talvez o Villa-Lobos tenha sido moderno e trabalhado com temáticas
brasileiras antes da Semana de 1922 (é o que eu penso com muita
tranqüilidade, com todo respeito para com os que pensam de modo diverso).