[ANPPOM-Lista] Concurso Emergencial para Professor de Violão na Unicamp - 12 a 26/03/2014 - período de inscrição de 15 (quinze) dias
jamannis em uol.com.br
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Sáb Mar 8 10:58:48 BRT 2014
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ARTES
EDITAL Nº 02/2014 – DM/IA
O Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de
Campinas – UNICAMP comunica que estarão abertas as inscrições ao Processo
Seletivo Simplificado para admissão de um (1) docente em caráter emergencial
e temporário, nível MS-3.1 – Professor Doutor I, em RDIDP – Regime de
Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – 40 horas semanais e Regime
Geral da Previdência Social, nos termos do artigo 40, § 13 da Constituição
Federal, por um período de 365 dias ou até a conclusão do concurso público
em andamento (17-P-28056-2013), para ministrar na área de Práticas
Interpretativas, as disciplinas: MU194 – Violão I, MU294 – Violão II, MU394
– Violão III, MU494 – Violão IV, MU594 – Violão V, MU694 – Violão VI, MU794
– Violão VII, MU894 – Violão VIII, MU178 – Música de Câmara I, MU278 –
Música de Câmara II, MU378 – Música de Câmara III, MU478 – Música de Câmara
IV, MU578 – Música de Câmara V, MU678 – Música de Câmara VI, MU778 – Música
de Câmara VII, MU878 – Música de Câmara VIII, na área de Fundamentos
Teóricos das Artes, as disciplinas: MU193 – Percepção Musical I, MU293 –
Percepção Musical II, MU393 – Percepção Musical III, MU493 – Percepção
Musical IV, e na área de Licenciatura, a disciplina MU068 – Laboratório de
Instrumentos Harmônicos, do Departamento de Música do Instituto de Artes,
conforme autorização da CVD nº 87/2013.
1. REQUISITOS: Ser portador do Título de Doutor de validade nacional;
2. REMUNERAÇÃO: R$ 9.185,10;
3. INSCRIÇÃO: Deverá ser feita pessoalmente na Secretaria do
Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, localizada na Rua
Elis Regina, 50, na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo,
Campinas, São Paulo – SP, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h.
3.1. Para a inscrição o candidato deverá apresentar:
a) requerimento dirigido à Chefia do Departamento de Música do Instituto de
Artes, Prof. Dr. José Augusto Mannis, contendo nome, endereço completo, data
de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil e profissão;
b) três (03) exemplares do Currículo Lattes e respectivos documentos
comprobatórios dos títulos acadêmicos e atividades listadas;
c) documentos de identificação pessoal, em cópia;
d) prova de que é portador do título de doutor, outorgado pela UNICAMP ou
por ela reconhecido ou de validade nacional, em cópia.
4. SELEÇÃO:
4.1. A seleção constará das seguintes provas:
a) Prova Escrita;
b) Análise Curricular;
4.1.1. A prova escrita consistirá em responder a 3 (três) questões de sua
escolha, dentre 6 (seis) questões propostas, podendo as mesmas serem de
característica dissertativa, elaboradas a partir do escopo da bibliografia
das disciplinas MU194 a MU894, MU178 a MU878, MU193 a MU493 e MU068;
4.1.2. Após a comunicação das questões aos candidatos, os mesmos terão um
prazo de 60 (sessenta minutos) para consultarem seus livros, periódicos ou
outros documentos bibliográficos, na forma impressa, ou em arquivos
eletrônicos, sendo que toda mídia eletrônica deverá ser utilizada em
computador a ser disponibilizado pela Universidade e que não esteja
conectado à rede de informática ou à internet;
4.1.3. Para responder às questões selecionadas os candidatos terão o prazo
de 2 (duas) horas, a serem contadas após 60 minutos da comunicação das 6
questões propostas;
4.1.4. O candidato deverá chegar ao local da prova seguindo os horários e
demais regras do edital, estabelecidos para todos os demais candidatos;
4.1.5. Não será permitida, durante a realização da prova escrita, a
comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares
ou similares, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de
qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do processo seletivo o
candidato que descumprir esta determinação;
4.1.6. Será excluído do processo seletivo o candidato que portar-se de
maneira indevida, ou descortês para com qualquer membro da equipe
responsável pela aplicação da prova escrita;
4.1.7. O candidato, ao encerrar a prova escrita, entregará
obrigatoriamente ao fiscal de sala, o seu caderno de prova com a
identificação de seu nome em todas as páginas, bem como seus rascunhos e
anotações;
4.1.8. A fim de garantir a idoneidade e a lisura do processo seletivo, os
3 (três) últimos candidatos somente poderão entregar os respectivos cadernos
de prova e retirar-se do local de prova, simultaneamente;
4.1.9. Só será permitida a realização da prova escrita com caneta
esferográfica de tinta de cor azul ou preta;
4.1.10.Serão entregues aos candidatos folhas de papel para rascunho e para a
versão final da prova;
4.1.11.O candidato será acompanhado durante todo o período por um fiscal.
4.2 . Análise curricular:
4.2.1. A Comissão Julgadora apreciará o Currículo Lattes entregue pelo
candidato no ato da inscrição.
5. COMISSÃO JULGADORA:
5.1. A Comissão Julgadora será composta por 03 (três) professores
doutores nomeada pelo Conselho do Departamento de Música do Instituto de
Artes.
6. AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROVAS:
6.1. A avaliação será baseada nos seguintes critérios:
a) Formação e titulação acadêmica;
b) Experiência em docência;
c) Produção bibliográfica e artística.
6.2. Cada membro da Comissão Julgadora deverá atribuir,
individualmente, nota entre 0 (zero) a 10 (dez) aos candidatos, em cada uma
das provas realizadas.
6.3. A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas
obtidas nas provas escrita e de Análise Curricular, atribuídas por cada
membro da Comissão Julgadora, sendo considerados aprovados os candidatos que
alcançarem a média mínima de 07 (sete) de, no mínimo, 02 (dois) dos 03
(três) examinadores.
6.4. Será indicado para admissão o candidato que obtiver a maior nota
final.
6.5. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios de
desempate:
6.5.1. maior nota na formação e titulação acadêmica;
6.5.2. maior pontuação na experiência em docência.
7. CALENDÁRIO:
7.1. Dia 11/03/2014 – publicação do Edital no DOE e
www.iar.unicamp.br
7.2. De 12 a 26/03/2014 – período de inscrição de 15 (quinze) dias;
7.3. Dia 27/03/2014 – divulgação das inscrições aceitas
www.iar.unicamp.br
7.4. Dia 28/03/2014 – Prova Escrita e Avaliação do currículo lattes;
7.5. Dia 31/03/2014 - divulgação do resultado do Processo Seletivo
Simplificado www.iar.unicamp.br
8. RECURSO:
8.1. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado da seleção,
exclusivamente de nulidade, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da
publicação prevista no item 7.5. deste edital.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS:
O resultado final será submetido à apreciação da Congregação do Instituto de
Artes.
O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, a
contar da data de apreciação do resultado pela Congregação do Instituto de
Artes.
A participação do candidato no Processo Seletivo Simplificado implicará no
conhecimento do presente edital e a aceitação das condições nele previstas.
Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Julgadora
do Processo Seletivo Simplificado do Departamento de Música do Instituto de
Artes – Unicamp. Telefone para contato: (19) 3521-7485 ou e-mail:
sdmu em iar.unicamp.br.
PROGRAMA DAS DISCIPLINAS
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão I
CÓDIGO: MU194
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno ingressante embasamento técnico para a execução do
repertório básico de primeiro ano.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conteúdos básicos: postura geral, colocação das mãos esquerda e direita.
- Conteúdos técnicos: Escalas, ligados, arpejos, notas repetidas, mudanças
de posição.
- Repertório: Estudos de M.Carcassi, Fernando Sor, M.Giuliani e L. Brouwer.
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. A princípio são trabalhados os conteúdos
básicos, objetivando postura, relaxamento e o desenvolvimento da sonoridade.
Em seguida, os conteúdos técnicos específicos são introduzidos, tendo como
base os cadernos de técnica de Abel Carlevaro. O repertório é trabalhado
paralelamente, na medida em que os mecanismos se resolvem.
6. BIBLIOGRAFIA
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. Paris: Max Eschig, 1972.
CARCASSI, Matteo. 25 Estudos melódicos e progressivos Op.60. São Paulo:
Ricordi, 1985.
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
SEGOVIA, Andres. Twenty studies for the guitar by Fernando Sor. USA: Marks
Music corporation.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Dois recitais semestrais, sendo no término do primeiro bimestre e no término
do semestre.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão II
CÓDIGO: MU294
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU194
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Desenvolvimento de aspectos técnicos e interpretativos a partir de um
repertório selecionado, tendo como base a continuidade de trabalhos
desenvolvidos com os alunos no semestre anterior.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) 1 obra renascentista
2) 1 obra barroca
3) 1 obra clássico-romântica
4) 1 obra do século XX
5) 1 música brasileira
6) 2 estudos
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. As obras são trabalhadas na ordem de
escolha dos alunos, dentro do repertório previsto. Como complemento,
conteúdos técnicos podem ser aplicados na medida em que se tornam
necessários, utilizando-se como base Abel Carlevaro.
6. BIBLIOGRAFIA
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Dois recitais semestrais, sendo no término do primeiro bimestre e no término
do semestre.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão III
CÓDIGO: MU394
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU294
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Desenvolvimento de aspectos técnicos e interpretativos a partir de um
repertório selecionado, tendo como base a continuidade de trabalhos
desenvolvidos com os alunos no semestre anterior.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) 1 obra renascentista
2) 1 obra barroca
3) 1 obra clássico-romântica
4) 1 obra do século XX
5) 1 música brasileira
6) 2 estudos
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. As obras são trabalhadas na ordem de
escolha dos alunos, dentro do repertório previsto. Como complemento,
conteúdos técnicos podem ser aplicados na medida em que se tornam
necessários, utilizando-se como base Abel Carlevaro.
6. BIBLIOGRAFIA
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Dois recitais semestrais, sendo no término do primeiro bimestre e no término
do semestre.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão IV
CÓDIGO: MU494
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU394
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Proporcionar o conhecimento da literatura do violão que subsidie uma
performance mais acurada e coerente com os diferentes períodos de produção
de repertório violinístico.
Início de um trabalho de revisão de conceitos técnicos específicos aplicados
ao instrumento; aquisição de conceitos técnicos específicos aplicados ao
instrumento. Discussão critica das diferentes “escolas” técnicas do violão.
Aprendizado do repertório obrigatório do instrumento, assim como de novas
obras também, ambos voltados para a apresentação pública das obras, pelo
aluno, incentivando-se assim a atividade de performance.
Preparo do violonista como professor de violão em todos os níveis. (Escolas
Livres, Conservatórios, e no Ensino Superior)
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A proposta do curso é de cobrir algumas áreas relacionadas com o estudo da
literatura, repertório e técnica do instrumento.
1. Revisão
a. Revisão da técnica e peças dadas no 1° semestre
b. Novos elementos técnicos
c. Continuação de peças e estudos do ano anterior
2. Músicas a serem escolhidas entre:
a. Carlos Seixas: - 2 minuetos ( Pujol )
b. Federico Moreno Torroba: - Nana
c. Federico Moreno Torroba: - Romance de los Pinos
d. Federico Moreno Torroba: - Niña merce
e. Carpentier: - Folies d’Espagne
f. Holborne: - 2 peças
g. John Duarte: Álbum com 7 peças
h. John Dowland: 2 gallardas ( Scheit)
i. Granata: - álbum com 11 peças ( Bellow )
j. Caliginoso: - álbum com 9 peças ( Bellow )
k. Vallet: - Álbum com 6 peças ( Visser )
l. Holdar: - 6 preludios modernos
m. Luiz Milan: - Pavana III ( Pujol )
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas em que serão desenvolvidas as seguintes atividades:
1. Aulas expositivas sobre a literatura, repertório e técnica do
instrumento.
2. Performance do aluno seguida de comentários elucidativos por parte
do professor.
3. Uso de técnicas de “modelação”, em que o professor toca para o aluno
a obra em questão.
4. Nos casos aplicáveis, leituras e discussões de textos explicativos e
críticos sobre a obra em questão.
5. Utilização de multi-mídia como recurso didático. (Ver material de
apoio)
6. BIBLIOGRAFIA
Arenas, Rodriguez. La Escuela de la Guitarra, Vol. 1-7. Buenos Aires,
Ricordi Americana, 1985.
Carlevaro, Abel. Escuela de la Guitarra, Exposicion de la Teoria
Instrumental. Buenos Aires, Argentina: Barry Editorial, Com.,Ind., S.R.L.
Carlevaro, Abel. Serie Didactica para Guitarra, Cuadernos 1-4. Buenos Aires,
Argentina: Barry Editorial, Com.,Ind., S.R.L.
Glise, Anthony. Classical Guitar Pedagogy, a handbook for teachers. Pacific,
MO, Mel Bay Publications, Inc., 1997.
Isbin, Sharon. The Answer Book. San Anselmo, CA, The String Letter Press,
1994.
Noad, Frederick. Solo Guitar Playing, Vol. 1 & 2. New York, Schirmer Books,
1976.
Pinto, Henrique. Iniciação ao Violão. São Paulo, Ricordi.
Pinto, Henrique. Técnica da Mão Direita. São Paulo, Ricordi.
Pinto, Henrique. Curso Progressivo de Violão. São Paulo, Ricordi.
Sagreras, Julio S. Las Primeras Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Segundas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Terceras Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Quartas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Quintas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Sextas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Tecnica Superior de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sávio, Isaias. Escola Moderna do Violão, Vol. 1 &2. São Paulo, Ricordi,
1961.
Shearer, Aaron. Slur, Ornament and Reach Development Exercises. Miami, FLA,
Belwin Mills Publishing Corporation, 1969.
Shearer, Aaron. Learning the Classic Guitar, Vol. 1 & 2. Pacific, MO, Mel
Bay Publications, 1990.
Tennant, Scott. Pumping Nylon. Van Nuys, CA, Alfred, 1995.
Wade, Graham. Traditions of the Classical Guitar. London, John Calder, 1980.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Programa mínimo:
1. Avaliação escrita sobre os aspectos teóricos discutidos.
2. Questões orais sobre problemas técnicos
3. Apresentação performática diante de banca, de 6-8 estudos dos acima
citados
4. Apresentação performática diante de banca, de 6-8 peças das acima
citadas
RECURSOS OU MATERIAL DE APOIO:
Som, imagem, masterclasses, workshops, bibliografia suplementar
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão V
CÓDIGO: MU594
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU494
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Desenvolvimento de aspectos técnicos e interpretativos a partir de um
repertório selecionado, tendo como base a continuidade de trabalhos
desenvolvidos com os alunos no semestre anterior.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) 1 obra renascentista
2) 1 obra barroca
3) 1 obra clássico-romântica
4) 1 obra do século XX
5) 1 música brasileira
6) 2 estudos
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. As obras são trabalhadas na ordem de
escolha dos alunos, dentro do repertório previsto. Como complemento,
conteúdos técnicos podem ser aplicados na medida em que se tornam
necessários, utilizando-se como base Abel Carlevaro.
6. BIBLIOGRAFIA
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Dois recitais semestrais, sendo no término do primeiro bimestre e no término
do semestre.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão VI
CÓDIGO: MU694
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU594
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Desenvolvimento de aspectos técnicos e interpretativos a partir de um
repertório selecionado, tendo como base a continuidade de trabalhos
desenvolvidos com os alunos no semestre anterior.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) 1 obra renascentista
2) 1 obra barroca
3) 1 obra clássico-romântica
4) 1 obra do século XX
5) 1 música brasileira
6) 2 estudos
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. As obras são trabalhadas na ordem de
escolha dos alunos, dentro do repertório previsto. Como complemento,
conteúdos técnicos podem ser aplicados na medida em que se tornam
necessários, utilizando-se como base Abel Carlevaro.
6. BIBLIOGRAFIA
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Dois recitais semestrais, sendo no término do primeiro bimestre e no término
do semestre.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão VII
CÓDIGO: MU794
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU694
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Desenvolvimento de aspectos técnicos e interpretativos a partir de um
repertório selecionado, tendo como base o preparo do aluno para a
finalização do curso.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Complemento de repertório com obras pontuais
2. Preparo de um programa com obras novas e outras estudadas no decorer
do curso
3. Recitais experimentais em escolas e espaços dentro da UNICAMP.
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas ocorrem individualmente. Será realizado o refinamento das peças
mais significativas trabalhadas em outros semestres pelo aluno, bem como o
aprendizado de obras novas para compor o programa. Neste estágio, são
focados aspectos estéticos e interpretativos.
6. BIBLIOGRAFIA
CARLEVARO, A. Escuela de la guitarra: exposición de la teoria instrumental.
Buenos Aires. Barry editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°1: Escalas
diatônicas. Buenos Aires: Barry, 1966.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°2: Técnica de la
mano derecha. Buenos Aires: Barry, 1967.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°3: Técnica de la
mano izquierda. Buenos Aires: Barry, 1974.
CARLEVARO, Abel. Série didática para guitarra – cuaderno n°4: Técnica de la
mano izquierda (conclusión). Buenos Aires: Barry, 1974.
DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná, 1994.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Recitais diversos, dentro e fora da UNICAMP.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Violão VIII
CÓDIGO: MU894
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º ou 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU794
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo do instrumento.
3. OBJETIVOS
Proporcionar o conhecimento da literatura do violão que subsidie uma
performance mais acurada e coerente com os diferentes períodos de produção
de repertório violonístico.
Início de um trabalho de revisão de conceitos técnicos específicos aplicados
ao instrumento; aquisição de conceitos técnicos específicos aplicados ao
instrumento. Discussão critica das diferentes “escolas” técnicas do violão.
Aprendizado do repertório obrigatório do instrumento, assim como de novas
obras também, ambos voltados para a apresentação pública das obras, pelo
aluno, incentivando-se assim a atividade de performance.
Preparo do violonista como professor de violão em todos os níveis. (Escolas
Livres, Conservatórios, e no Ensino Superior)
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A proposta do curso é de cobrir algumas áreas relacionadas com o estudo da
literatura, repertório e técnica do instrumento.
1. Revisão
a. Revisão da técnica e estudos feitos no ano anterior
b. Novos elementos técnicos
c. Continuação de peças e estudos do ano anterior
2. Músicas a serem escolhidas entre:
a. Beisson: - 3 peças ( Castet )
b. Nace: - 5 peças ( Castet )
c. Nace: - Suite em Mi ( Castet )
d. T. Morley: - Pavana ( Castet )
e. John Duarte: - Meditation on a Ground Bass
f. Diabelli: sonate em Lá ( Brean )
g. J. S.Bach- Suite n° 1 p/ Cello ( Duarte )
h. J. S.Bach- Suite n° 3 p/ Cello ( Duarte )
i. J. S. Bach- Suite p/ alaúde ( Tomas ou Brean )
j. Monpou: - Suite Compostelana
k. Weiss: - Tombeau ( Scheit )
l. Weiss: - Suite n° 4 ( Kenard )
m. J. Farina: - Sevillana
n. Roussel: - Segovia
o. John Duarte: - Suite Piemontese
p. Castelnuovo Tedesco: - La guardia cuidadosa
q. A. Gilardino: - Estrelas para Estarelas
r. Stocker: - Improviso
s. A. Jolivet: - 2 peças
t. Chaves: -3 peças
u. Polonais: - 3 peças
v. J. Rodrigo: - En los Trigales
w. Dodgon: - Paetita for Guitar
x. W. Ponce: - Sonata Mexicana
y. Ravel: - Pavana ( Bellow- Tomas )
z. Sor: - Fantasia e Ignacio Playel
aa. Castelnuovo Tedesco: - El Rey don Alonso
bb. Brayssing: Fantasia n° 2,3 e 4
cc. L. Brower: - 3 Apuntes
dd. L. Brower: - Elogio de la Danza
ee. L. Brower: - Danza Característica
ff. L. Brower: - Peça sem título
gg. Turina: - Rafaga
hh. Pujol: - Manola del Avapies
ii. Saint-Luc: - Suite em Mi ( Transc. N. Alf.)
jj. M. de Falla: - Homagio
kk. H. Hartig: - 3 estudos para guitarra
ll. Lechthaler: - Variation-Suite
mm. Waissel: - Fantasio and Deutscher Tansa
nn. Ponce: - Valsa
oo. Ponce: - Sonata Clássica
pp. Ponce: - 3 canções pop. mexicanas
qq. Torroba: - Preludio
rr. Torroba: - Sonata em Lá
ss. Torroba: - Serenata Burlesca
tt. Burkbart: - Passacaglia
uu. Tasman: - Cavatina
vv. Ponce: - Tema Variado e Final
ww. Ponce: - Sonatina Meridional
xx. Torroba: - Suite Castelhana
yy. Segovia: - Estudio sin Lus
zz. C. Pedrel: - Guitarrec
aaa. T. Robinson: - Belvedere
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas em que serão desenvolvidas as seguintes atividades:
1) Aulas expositivas sobre a literatura, repertório e técnica do
instrumento.
2) Performance do aluno seguida de comentários elucidativos por parte do
professor.
3) Uso de técnicas de “modelação”, em que o professor toca para o aluno
a obra em questão.
4) Nos casos aplicáveis, leituras e discussões de textos explicativos e
críticos sobre a obra em questão.
Utilização de multi-mídia como recurso didático. (Ver material de apoio)
6. BIBLIOGRAFIA
Arenas, Rodriguez. La Escuela de la Guitarra, Vol. 1-7. Buenos Aires,
Ricordi Americana, 1985.
Carlevaro, Abel. Escuela de la Guitarra, Exposicion de la Teoria
Instrumental. Buenos Aires, Argentina: Barry Editorial, Com.,Ind., S.R.L.
Carlevaro, Abel. Serie Didactica para Guitarra, Cuadernos 1-4. Buenos Aires,
Argentina: Barry Editorial, Com.,Ind., S.R.L.
Glise, Anthony. Classical Guitar Pedagogy, a handbook for teachers. Pacific,
MO, Mel Bay Publications, Inc., 1997.
Isbin, Sharon. The Answer Book. San Anselmo, CA, The String Letter Press,
1994.
Noad, Frederick. Solo Guitar Playing, Vol. 1 & 2. New York, Schirmer Books,
1976.
Pinto, Henrique. Iniciação ao Violão. São Paulo, Ricordi.
Pinto, Henrique. Técnica da Mão Direita. São Paulo, Ricordi.
Pinto, Henrique. Curso Progressivo de Violão. São Paulo, Ricordi.
Sagreras, Julio S. Las Primeras Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Segundas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Terceras Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Quartas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Quintas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Las Sextas Lecciones de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sagreras, Julio S. Tecnica Superior de Guitarra. Buenos Aires, Ricordi
Americana.
Sávio, Isaias. Escola Moderna do Violão, Vol. 1 &2. São Paulo, Ricordi,
1961.
Shearer, Aaron. Slur, Ornament and Reach Development Exercises. Miami, FLA,
Belwin Mills Publishing Corporation, 1969.
Shearer, Aaron. Learning the Classic Guitar, Vol. 1 & 2. Pacific, MO, Mel
Bay Publications, 1990.
Tennant, Scott. Pumping Nylon. Van Nuys, CA, Alfred, 1995.
Wade, Graham. Traditions of the Classical Guitar. London, John Calder, 1980.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Programa mínimo:
1) Avaliação escrita sobre os aspectos teóricos discutidos.
2) Questões orais sobre problemas técnicos.
3) Apresentação performática diante de banca, de 6-8 estudos dos acima
citados.
4) Apresentação performática diante de banca, de 6-8 peças das acima
citadas.
5) Recital Senior, de 50 a 60 minutos de duração.
RECURSOS OU MATERIAL DE APOIO:
Som, imagem, masterclasses, workshops, bibliografia suplementar.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Música de Câmera I a VIII
CÓDIGO: MU178 a MU878
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30h
OFERECIMENTO: 1º e 2º Semestre
2. EMENTA
Prática musical em pequenos grupos. Execução de repertório camerístico.
3. OBJETIVOS
Aperfeiçoamento técnico e artístico do aluno. Estudo ordenado e progressivo
de repertório camerístico.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Repertório camerístico de diversos períodos, de compositores nacionais e
internacionais.
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aula prática com o professor responsável pelo grupo.
6. BIBLIOGRAFIA
A literatura e o repertório serão definidos conforme o grupo instrumental do
aluno e seu nível técnico/musical/artístico.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Desenvolvimento técnico/artístico; preparação de repertório; apresentação
final.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical I
CÓDIGO: MU193
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos
musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem
de dificuldade.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico,
supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de
complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Ditados melódicos
2. Solfejos tonais
3. Leitura à primeira vista
4. Exercicios de discriminação
5. Exercicios de memorização
6. Estudo dos intervalos
7. Exercicios harmônicos
8. “Audiação”
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Exercicios
diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, além de trabalhos
extra classe semanais propostos através do TelEduc.
6. BIBLIOGRAFIA
BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à
primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2011.
BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva
para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2009.
CANONS FROM FLANDERS. Disponível em
http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em:
28 jan. 2013.
Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music
Budapest, 1971.
EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em
<http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html>
http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.
Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.
MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em:
http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas Bimestrais e Resolução de Exercícios no TelEduc.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical II
CÓDIGO: MU293
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU193
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos
musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem
de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico,
supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de
complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Ditados melódicos
2. Solfejos tonais
3. Leitura à primeira vista
4. Exercicios de discriminação
5. Exercicios de memorização
6. Estudo dos intervalos
7. Exercicios harmônicos
8. “Audiação”
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Exercicios
diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, além de trabalhos
extra classe semanais propostos através do TelEduc.
6. BIBLIOGRAFIA
BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à
primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2011.
BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva
para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2009.
CANONS FROM FLANDERS. Disponível em
http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em:
28 jan. 2013.
Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music
Budapest, 1971.
EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em
<http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html>
http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.
Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.
MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em:
http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas Bimestrais e Resolução de Exercícios no TelEduc.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical III
CÓDIGO: MU393
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU293
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos
musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem
de dificuldade. Continuação da disciplina MU293.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico,
supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de
complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Ditados melódicos
2. Solfejos tonais
3. Leitura à primeira vista
4. Exercicios de discriminação
5. Exercicios de memorização
6. Estudo dos intervalos
7. Exercicios harmônicos
8. “Audiação”
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Exercicios
diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, além de trabalhos
extra classe semanais propostos através do TelEduc.
6. BIBLIOGRAFIA
A BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à
primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2011.
BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva
para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2009.
CANONS FROM FLANDERS. Disponível em
http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em:
28 jan. 2013.
Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music
Budapest, 1971.
EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em
<http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html>
http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.
Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.
MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em:
http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor..
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas Bimestrais e Resolução de Exercícios no TelEduc.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical IV
CÓDIGO: MU493
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU393
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos
musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem
de dificuldade. Continuação da disciplina MU393.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico,
supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de
complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Ditados melódicos
2. Solfejos tonais
3. Leitura à primeira vista
4. Exercicios de discriminação
5. Exercicios de memorização
6. Estudo dos intervalos
7. Exercicios harmônicos
8. “Audiação”
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Exercicios
diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, além de trabalhos
extra classe semanais propostos através do TelEduc.
6. BIBLIOGRAFIA
Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.
BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva
para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de
Campinas, 2009.
CANONS FROM FLANDERS. Disponível em
http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em:
28 jan. 2013.
Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music
Budapest, 1971.
EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em
<http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html>
http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.
Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.
MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em:
http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.
Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas Bimestrais e Resolução de Exercícios no TelEduc.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Laboratório de Instrumentos Harmônicos
CÓDIGO: MU068
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30h
OFERECIMENTO: 2º Semestre
2. EMENTA
Estudo ordenado e progressivo de instrumentos harmônicos visando o
desenvolvimento técnico-pedagógico do aluno.
3. OBJETIVOS
Objetivos gerais:
1) Oferecer uma metodologia de estudos e um guia prático para a
introdução à técnica e à leitura musical no teclado ou piano aliada à
prática musical de exploração sonora e criação musical;
2) Levar o aluno a tocar em conjunto peças do repertório erudito e
popular de nível técnico iniciante.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a) postura e conhecimento do instrumento;
b) leitura de notas e dedilhado básico;
c) treino com pentacordes nas duas mãos;
d) montagem de acordes.
e) prática de conjunto através de repertório de nível iniciante.
5. METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas práticas em conjunto no
laboratório de Licenciatura.
6. BIBLIOGRAFIA
BUCHER, Hannelore. Toque piano hoje…e sempre- curso de piano para adultos.
Vol. 1. Vitória: O Autor, 2009.
HEREEMA, Elmer. Progressive Class Piano- a practical approach for the older
beginner. 2nd Ed. California: Alfred Publishing Co., 1984.
NAKAMURA, Ricardo. Duetos populares-12 peças a quatro mãos para o iniciante
de piano. Vol.1. Brasília, 2006.
SANTIAGO, Glauber; MENDES, Adriana. Uma introdução à prática musical por
meio do teclado. Vol. 1. Coleção UAB-UFSCar. SEaD UFSCar: São Carlos, 2011.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os alunos deverão:
a) estudar as peças propostas semanalmente;
b) tocar 1 peça individualmente, 1 peça em conjunto e fazer uma leitura à
primeira vista ao final de setembro e de novembro;
c) participar de uma apresentação de alunos no final do semestre.
________________________________________
Prof. Dr. José Augusto Mannis
Chefe do Departamento de Música
dmu em iar.unicamp.br
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Instituto de Artes
Departamento de Música
Rua Elis Regina, 50
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo, Campinas, SP
13083-854
(19) 3521-6552 (dir.)
(19) 3521-7485 (sec.)
-------------- Próxima Parte ----------
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