[ANPPOM-Lista] UNICAMP - Concurso Público Emergencial para prof substituto de Estruturação, Percepção e Acústica Musical
jamannis em uol.com.br
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Qua Mar 12 10:31:36 BRT 2014
SECRETARIA GERAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ARTES
EDITAL Nº 01/2014 – DM-IA
O Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP comunica que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Sumário para admissão de professor substituto, que assumirá a carga didática do docente afastado, para realização de pós-doutorado no exterior, nível MS-3.1 – Professor Doutor I, em RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – 40 horas semanais, no Regime Geral da Previdência Social, nos termos do artigo 40, § 13 da Constituição Federal, por um período de até 365 dias ou retorno do docente afastado, para ministrar as disciplinas MU105 – Estruturação Musical I, MU205 - Estruturação Musical II, MU593 – Percepção Musical V, MU693 – Percepção Musical VI, MU035 – Acústica Musical I e MU036 – Acústica Musical II, na área de Fundamentos Teóricos das Artes, conforme Resolução GR-026/2012.
1. REQUISITO MÍNIMO: Ser portador do Título de Doutor de validade nacional;
2. REMUNERAÇÃO: R$ 9.185,10;
3. INSCRIÇÃO: Deverá ser feita pessoalmente na Secretaria do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, localizada na Rua Elis Regina, 50, na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas, São Paulo – SP, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h
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3.1. Para a inscrição o candidato deverá apresentar:
a) requerimento dirigido à Chefia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Prof. Dr. José Augusto Mannis, contendo nome, endereço completo, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil e profissão;
b) três (03) exemplares do Currículo Lattes e respectivos documentos comprobatórios dos títulos acadêmicos e atividades listadas;
c) documentos de identificação pessoal, em cópia;
d) diploma do título de doutor, em cópia.
4. SELEÇÃO:
4.1. A seleção constará das seguintes provas:
a) Prova Escrita;
b) Prova de Títulos.
4.1.1. A prova escrita consistirá em responder a 3 (três) questões de sua escolha, dentre 6 (seis) questões propostas, podendo as mesmas serem de característica dissertativa, elaboradas a partir do escopo da bibliografia das disciplinas MU105, MU205, MU593, MU693, MU035, MU036;
4.1.2. Após a comunicação das questões aos candidatos, os mesmos terão um prazo de 60 (sessenta minutos) para consultarem seus livros, periódicos ou outros documentos bibliográficos, na forma impressa, ou em arquivos eletrônicos, sendo que toda mídia eletrônica deverá ser utilizada em computador a ser disponibilizado pela Universidade e que não esteja conectado à rede de informática ou à internet;
4.1.3. Para responder às questões selecionadas os candidatos terão o prazo de 2 (duas) horas, a serem contadas após 60 minutos da comunicação das 6 questões propostas;
4.1.4. O candidato deverá chegar ao local da prova seguindo os horários e demais regras do edital, estabelecidos para todos os demais candidatos;
4.1.5. Não será permitida, durante a realização da prova escrita, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do processo seletivo o candidato que descumprir esta determinação;
4.1.6. Será excluído do processo seletivo o candidato que portar-se de maneira indevida, ou descortês para com qualquer membro da equipe responsável pela aplicação da prova escrita;
4.1.7. O candidato, ao encerrar a prova escrita, entregará obrigatoriamente ao fiscal de sala, o seu caderno de prova com a identificação de seu nome em todas as páginas, bem como seus rascunhos e anotações;
4.1.8. A fim de garantir a idoneidade e a lisura do processo seletivo, os 3 (três) últimos candidatos somente poderão entregar os respectivos cadernos de prova e retirar-se do local de prova, simultaneamente;
4.1.9. Só será permitida a realização da prova escrita com caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta;
4.1.10.Serão entregues aos candidatos folhas de papel para rascunho e para a versão final da prova;
4.1.11.O candidato será acompanhado durante todo o período por um fiscal.
4.2. Prova de Títulos.
4.2.1. Na prova de títulos a Comissão Julgadora apreciará o curriculum vitae elaborado e comprovado pelo candidato no ato da inscrição.
5. AVALIAÇÃO
5.1. A avaliação será feita por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) professores doutores nomeada pelo Conselho do Departamento de Música do Instituto de Artes e será baseada nos seguintes critérios:
5.1.1. Formação e titulação acadêmica;
5.1.2. Experiência em docência;
5.1.3. Produção bibliográfica e artística.
6. JULGAMENTO DAS PROVAS
6.1. A nota final de cada candidato será a média aritmética das notas obtidas na prova escrita e prova de títulos. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem a nota final igual ou superior a 07 (sete). Será admitido o candidato habilitado que obtiver a maior média aritmética. A convocação para admissão obedecerá à rigorosa ordem de classificação dos candidatos. Em caso de empate será adotada a seguinte ordem de desempate:
6.1.1. maior nota na formação e titulação acadêmica;
6.1.2. maior pontuação na experiência em docência.
7. CALENDÁRIO:
7.1. Dia 11/03/2014 – publicação do Edital no DOE e www.iar.unicamp.br
7.2. De 12 a 26/03/2014 – período de inscrição de 15 (quinze) dias;
7.3. Dia 27/03/2014 – divulgação das inscrições aceitas www.iar.unicamp.br
7.4. Dia 28/03/2014 – Prova Escrita e Avaliação do currículo lattes;
7.5. Dia 31/03/2014 - divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado www.iar.unicamp.br
8. RECURSO:
8.1. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado da seleção, exclusivamente de nulidade, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação prevista no item 7.5. deste edital.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS:
O resultado final será submetido à apreciação da Congregação do Instituto de Artes.
O prazo de validade do concurso será de 01 (hum) ano, a contar da data de apreciação do resultado pela Congregação do Instituto de Artes.
A participação do candidato no Processo Seletivo Sumário implicará no conhecimento do presente edital e a aceitação das condições nele previstas.
Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Processo Seletivo Sumário do Departamento de Música do Instituto de Artes – Unicamp. Telefone para contato: (19) 3521-7485 ou e-mail: sdmu em iar.unicamp.br.
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PROGRAMA DAS DISCIPLINAS
1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Música
DISCIPLINA: Estruturação Musical I
CÓDIGO: MU105
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 60h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
2. EMENTA: Revisão de teoria musical básica. Introdução aos princípios de escrita harmônica e contraponto.
3. OBJETIVOS: Dar ao aluno ferramentas de escritura musical provenientes dos princípios da escrita polifônica, com base no desdobramento teórico dos tratados renascentistas (Cottus e Winshester) de escrita polifônica e do Gradus Ad Parnassum de Johannes Fux.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Para tanto o curso retomará, em um primeiro momento, conceitos elementares da
estruturação musical como :
• noção de intervalo musical
• noção de condução vocal
• noção de contraponto a duas e três vozes
• noção de escalas e conceito de modo (modos gregos, modos eclesiásticos, modos de culturas não ocidentais –)
• noção de valores (valores longos e breves [pés e principais ritmos prosódicos da Grécia antiga e modos de valores de Notre-Dame] , prolação perfeita e imperfeita)
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas práticas e teóricas com realização semanal de exercícios e leituras em sala de aula relativos a análise de pequenos trechos musicais com instrumental da análise funcional e realização de exercícios de encadeamento. Todos os tópicos trabalhados durante o curso deverão necessariamente passar por etapa de apresentação teórica e realização de exercícios práticos. Os exemplos da primeira parte do curso, em sua maioria, serão dados a partir do repertório da música grega clássica, da música medieval e início do renascimento.
6. BIBLIOGRAFIA
Allain, Olivier. l’harmonie. Paris: PUF, 1967.
Barraud, Henry. Para compreender a música de hoje. S.Paulo: Perspectiva. 2003.
Deleuze, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
Michels Ulrich (org.) Atlas de música. vol.1. Madrid: Alianza. 1982.
Motte, Dieter de la. Contrapunto. Barcelona: Labor, 1994.
Owen, Harold. Modal and Tonal Conterpoint, from Josquin to Stravinsky. Oregon:Schiermer. 1992.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Apoio da ferramenta Teleduc (ensino aberto) da UNICAMP, disponibilizando atividades e material de apoio.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Estruturação Musical II
CÓDIGO: MU205
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30h
OFERECIMENTO: 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU105
2. EMENTA
Revisão de teoria musical básica. Introdução aos princípios de escrita harmônica e contraponto.
3. OBJETIVOS:
Aprofundar a vivência musical dos alunos, ampliando tanto a percepção quanto a compreensão da linguagem musical. Levar o aluno a se relacionar com uma peça de música de forma integrada, captando desde seus elementos mais imediatos, mais fáceis de perceber até aqueles que se ocultam nos detalhes ou na estrutura mais abstrata de cada música.
Desenvolver o pensar sobre música, de maneira a desvendar o processo musical.
Desenvolver a compreensão de determinadas práticas de composição, assim como a compreensão daquilo que é comum e daquilo que é particular a essas práticas, e que forja uma linguagem estruturada.
Desenvolver a escrita musical.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Ritmo e Métrica
Tempo, ritmo e compasso. A organização rítmico-métrica na linguagem tonal e suas relações com os conceitos de estabilidade e movimento, consonância e dissonância.
Evolução do aspecto rítmico na música ocidental.
Contraponto e Harmonia
Consonâncias: Nota contra nota
Dissonâncias: Nota de passagem, Nota auxiliar, Suspensão
Tríades
Cadências
Posições dos acordes
Introdução ao baixo cifrado
Prolongação de acordes
Funções harmônicas diatônicas
5. METODOLOGIA:
Discussão e reflexão sobre os princípios tonais e não tonais a partir da percepção dos alunos de exemplos musicais escutados em classe.
Exercícios escritos combinados à análise de diferentes peças de música. É importante essa associação pois a resolução de exercícios isolada do contexto musical tende a ser árida provocando nos alunos uma resistência ao chamado estudo da teoria musical.
Discussão em aula dos diversos processos criativos e os diferentes estilos musicais de cada época, permitindo que enxerguemos, além das diferenças, os elementos estruturais da linguagem musical, que estão em um plano mais abstrato.
6. BIBLIOGRAFIA:
1. Leo Kraft, GRADUS, an Integrated Approach to Harmony, Counterpoint, and Analysis. W.W. Norton, N.Y., 2nd edition
2. Felix Salzer & Carl Schachter, Counterpoint in Composition
McGraw-Hill Book Company, N.Y. first edition
3. Edward Aldwell & Carl Schachter, Harmony and Voice Leading
Harcoust Brace Jovanovich College Publishers, N.Y. 2nd edition
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação em classe.
Provas e exercícios.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical V
CÓDIGO: MU593
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU493
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU493.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical inteligente e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios variados, supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Segundas maiores e menores
2. Quartas justas
3. Quintas justas
4. Quartas e quintas justas
5. Terças menores
6. Terças maiores
7. Terças maiores e menores
8. Todos os intervalos anteriores
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Exercícios diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, e trabalhos de casa semanais são propostos.
6. BIBLIOGRAFIA
ADLER, Samuel. Sight-Singing: pitch, interval, rhythm. New York: Norton, 1997.
EDLUND, Lars. Modus Novus: studies in reading atonal melodies. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen, 1963.
GOLDEMBERG, Ricardo. Modus Novus e a abordagem intervalar da leitura cantada à primeira vista. Opus, v. 17, n. 2, p. 107-120, dez. 2011.
HERDER, Ronald, Tonal/Atonal, progressive Ear Training, Singing and Dictation Studies in Diatonic, Chromatic and Atonal Music, New York, NY: Continuo Music Press.
PROSSER, Steve. Intervallic ear training for musicians. Rottenburg: Advance Music, 2010.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas semestrais; participação em atividades de sala de aula.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Percepção Musical VI
CÓDIGO: MU693
CRÉDITOS: 03
CARGA HORÁRIA: 45h
OFERECIMENTO: 2º Período
PRÉ-REQUISITO: MU593
2. EMENTA
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU593.
3. OBJETIVOS
Desenvolver o pensamento musical inteligente e a capacidade auditiva formal.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios variados, supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Todos os intervalos anteriores; revisão de MU593
2. Quartas aumentadas
3. Sextas maiores
4. Sextas menores
5. Sextas maiores e menores
6. Sétimas menores
7. Sétimas maiores
8. Sétimas maiores e menores
9. Todos os intervalos anteriores
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Exercícios diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, e trabalhos de casa semanais são propostos.
6. BIBLIOGRAFIA
ADLER, Samuel. Sight-Singing: pitch, interval, rhythm. New York: Norton, 1997.
EDLUND, Lars. Modus Novus: studies in reading atonal melodies. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen, 1963.
GOLDEMBERG, Ricardo. Modus Novus e a abordagem intervalar da leitura cantada à primeira vista. Opus, v. 17, n. 2, p. 107-120, dez. 2011.
HERDER, Ronald, Tonal/Atonal, progressive Ear Training, Singing and Dictation Studies in Diatonic, Chromatic and Atonal Music, New York, NY: Continuo Music Press.
PROSSER, Steve. Intervallic ear training for musicians. Rottenburg: Advance Music, 2010.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas semestrais; participação em atividades de sala de aula.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Acústica Musica I
CÓDIGO: MU035
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30h
OFERECIMENTO: 1º Semestre
2. EMENTA
Estudo de acústica aplicada à música e instrumentos musicais.
3. OBJETIVOS
Introduzir estudantes a um enfoque científico da ciência do som e acústica musical.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Acústica Musical
2. MHS e Sistemas Vibratórios Simples
3. Ondas Sonoras: Propagação e Intensidade
4. O Ouvido Humano
5. Ondas Estacionárias e Série Harmônica
6. Sistemas Vibratórios Complexos
7. Intervalos e Afinação
8. Escalas e Temperamentos
9. Membranofones
10. Cordofones I: Piano e Cordas Plucadas
11. Cordofones II: Cordas Friccionadas
12. Aerofones I: Flautas
13. Aerofones II: Palhetas
14. Aerofones III: Metais
15. Aerofones IV: Voz
16. Acústica de Salas
17. Registro e Reprodução do Som
18. Percepção dos Sons Musicais
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas, discussões em sala de aula e seminários.
6. BIBLIOGRAFIA
ASKILL, John, Physics of Musical Sounds, New York, NY: D. Van Nostrand Company, 1979.
BACKUS, John, The Acoustical Foundations of Music, New York: NY: W.W.Norton Company, 1969.
BENADE, Arthur H., Fundamentals of Musical Acoustics, Mineola, NY: Dover Publications, 1990.
BENADE, Arthur H., Horns, Strings and Harmony, Mineola, NY: Dover Publications, 1992.
BERG, R.E., STORK, D.G., The Physics of Sound, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1995.
CAMPBELL, M., GREATED, C., The Musician´s Guide to Acoustics, New York, NY: Oxford University Press, 1987.
FLETCHER, N.H., ROSSING, T.D., The Physics of Musical Instruments, New York, NY: Springer-Verlag, 1998.
HALL, Donald H., Musical Acoustics, Pacific Grove, CA: Brooks/Cole Publishing Co., 1990.
HENRIQUE, Luis L., Acústica Musical, Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
HOPKIN, Bart, Musical Instrument Design: Practical Information for Instrument Design. Tucson, AZ: See Sharp Press, 1996.
RIGDEN, John S., Physics and the Sound of Music, New York, NY: John Wiley & Sons, 1984.
ROEDERER, Juan G., Introduction to the Physics and Psychophysics of Music, New York, NY: Springer-Verlag, 1975.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação em sala de aula, resolução de exercícios, seminário e trabalho final.
1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: Música
DISCIPLINA: Acústica Musical II
CÓDIGO: MU036
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30h
OFERECIMENTO: 2º Semestre
PRÉ-REQUISITO: MU035
2. EMENTA
Estudo de acústica aplicada à música e instrumentos musicais.
3. OBJETIVOS
Introduzir estudantes a um enfoque científico da ciência do som e acústica musical.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Acústica Musical
2. MHS e Sistemas Vibratórios Simples
3. Ondas Sonoras: Propagação e Intensidade
4. O Ouvido Humano
5. Ondas Estacionárias e Série Harmônica
6. Sistemas Vibratórios Complexos
7. Intervalos e Afinação
8. Escalas e Temperamentos
9. Membranofones
10. Cordofones I: Piano e Cordas Plucadas
11. Cordofones II: Cordas Friccionadas
12. Aerofones I: Flautas
13. Aerofones II: Palhetas
14. Aerofones III: Metais
15. Aerofones IV: Voz
16. Acústica de Salas
17. Registro e Reprodução do Som
18. Percepção dos Sons Musicais
5. METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas, discussões em sala de aula e seminários.
6. BIBLIOGRAFIA
ASKILL, John, Physics of Musical Sounds, New York, NY: D. Van Nostrand Company, 1979.
BACKUS, John, The Acoustical Foundations of Music, New York: NY: W.W. Norton Company, 1969.
BENADE, Arthur H., Fundamentals of Musical Acoustics, Mineola, NY: Dover Publications, 1990.
BENADE, Arthur H., Horns, Strings and Harmony, Mineola, NY: Dover Publications, 1992.
BERG, R.E., STORK, D.G., The Physics of Sound, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1995.
CAMPBELL, M., GREATED, C., The Musician´s Guide to Acoustics, New York, NY: Oxford University Press, 1987.
FLETCHER, N.H., ROSSING, T.D., The Physics of Musical Instruments, New York, NY: Springer-Verlag, 1998.
HALL, Donald H., Musical Acoustics, Pacific Grove, CA: Brooks/Cole Publishing Co., 1990.
HENRIQUE, Luis L., Acústica Musical, Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
HOPKIN, Bart, Musical Instrument Design: Practical Information for Instrument Design. Tucson, AZ: See Sharp Press, 1996.
RIGDEN, John S., Physics and the Sound of Music, New York, NY: John Wiley & Sons, 1984.
ROEDERER, Juan G., Introduction to the Physics and Psychophysics of Music, New York, NY: Springer-Verlag, 1975.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Participação em sala de aula, resolução de exercícios, seminário e trabalho final.
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Prof. Dr. José Augusto Mannis
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Instituto de Artes - Depto. de Música
LASom - Laboratório de Acústica e Artes Sonoras
jamannis em uol.com.br
+55 (19) 98116-3160
<http://unicamp.academia.edu/Jos%C3%A9AugustoMannis> unicamp.academia.edu/JoséAugustoMannis
<http://scholar.google.com.br/citations?user=ZNnwWMQAAAAJ&hl=pt-BR> scholar.google/JoséAugustoMannis
<http://www.researcherid.com/rid/B-9522-2012> R.ID: B-9522-2012
<http://orcid.org/0000-0002-9484-5674> http://orcid.org/0000-0002-9484-5674
sussurro.musica.ufrj.br/mannis <http://sussurro.musica.ufrj.br/klmno/m/mannisjosea/>
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