[ANPPOM-Lista] Estreia da ópera P-U-N-C-H

Christian Benvenuti cbenvenuti em gmail.com
Sáb Mar 22 20:15:06 BRT 2014


Prezados colegas da ANPPOM,

Tenho o prazer de convidar a todos para a estreia de minha ópera-em-progresso, P-U-N-C-H, dias 28, 29 e 30 de março em Porto Alegre.

Abraços,

Christian Benvenuti
Professor de Composição e Pesquisador de Pós-Doutorado – UFPR
www.christianbenvenuti.com
https://ufpr.academia.edu/ChristianBenvenuti

Estreia mundial da ópera P-U-N-C-H de Christian Benvenuti

A ópera P-U-N-C-H é o resultado de um projeto iniciado pelo compositor Christian Benvenuti em 2011 e aborda a relação entre a IBM e o holocausto, integrando canções, poesias e cartas escritas em guetos e campos de concentração, dança, vídeo, música ao vivo, música eletrônica, sons gravados em campos de concentração e em documentários e discursos de chefes de Estado e personalidades chave realizados durante a 2ª Guerra Mundial. A obra tem como fio condutor a aliança estratégica entre a empresa de tecnologia estadunidense IBM e a Alemanha nazista, revelada pelo trabalho investigativo do jornalista e ativista de direitos humanos Edwin Black. A IBM teria sido responsável pelo desenvolvimento, produção e implementação de sistemas automatizados de informação para auxiliar o partido nazista a identificar os cidadãos “indesejáveis” ao futuro da Alemanha, localizá-los, bani-los da sociedade civil, confiscar seus bens, prendê-los em guetos, deportá-los a campos de concentração e exterminá-los.


A ópera está dividida em três atos: A Corporação; O Gueto; e O Campo, explorando três significados da palavra punch em inglês: “inserir informação ao pressionar um botão ou perfurar um cartão”, “conduzir gado, empurrando-o com uma vara”, e “golpear com o punho”.


P-U-N-C-H tem direção geral e regência de Christian Benvenuti, doutor em composição musical pela Universidade de Surrey com pós-doutorado em andamento na Universidade Federal do Paraná; direção coreográfica de Silvia Wolff, renomada bailarina e coreógrafa gaúcha; e direção cênica de Alexandre Vargas, um dos criadores do grupo teatral Falos & Stercus e curador do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre.


Teatro Renascença, Porto Alegre

Dias 28, 29 e 30 de março de 2014

20h

www.facebook.com/punchtheopera

Projeto contemplado com o prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança/2012 e parcialmente financiado coletivamente via plataforma Catarse 







-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140322/544afbc8/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: P-U-N-C-H small.jpg
Tipo: image/jpg
Tamanho: 173754 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140322/544afbc8/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L