[ANPPOM-Lista] Músicos têm instrumentos musicais impedidos de embarcar.

Camila Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Qui Mar 27 10:42:31 BRT 2014

Olá Andersonn,
Agradeço por compartilhar esta notícia.
Assisti o vídeo todo. É aterradora e preocupante a forma como os músicos
foram ignorados, mesmo depois de consultarem a internet em busca da tal
"lei", e depois de lembrarem que, na compra da passagem e nos tickets não
havia nenhuma especificação que comunicasse a "proibição". (Claro, para nem
mencionar a grosseria e o absurdo do tratamento recebido). Fiz uma pesquisa
em busca da tal "lei" e não encontrei nada, em âmbito federal, estadual ou
municipal que especifique o transporte de instrumentos em viagens
rodoviárias. O que achei diz respeito apenas a transporte de instrumentos
musicais em viagens aéreas:
http://www2.anac.gov.br/biblioteca/nosai/NOSAICT-011.pdf.

Conheço colegas (diversos) que foram impedidos de despachar seus
violoncelos como bagagem em vôos, assim como amigos ciclistas que também
impedidos de despachar bicicletas como bagagens em ônibus. Eu mesma já
passei por isso diversas vezes e tive que "me virar nos trinta" para não
abandonar o violoncelo em aeroportos ou perder o dinheiro das passagens. Me
pergunto se o que aconteceu neste vídeo é reflexo de alguma tentativa da
OMB de voltar a se impor de forma arbitrária. Não sei.

Parece que uma articulação de músicos, instrumentistas ou pesquisadores,
produtores e outros profissionais envolvidos é, no mínimo, necessária. Não
sei se a anppom é o lugar para isso. Realmente não sei. Mas, de qualquer
forma, como pesquisadora que é violoncelista, que também precisa lidar com
este tipo de demanda, inclusive se quiser usar o violoncelo em comunicações
de pesquisa, continuo me indagando ao menos, como lidar com isso.

Saudações a todos,
Safi Camila.