[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Texturas Musicais

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qui Maio 8 11:03:58 BRT 2014

Hugo,

Creio que o léxico mais completo para descrição do som seja ainda o do
solfejo do objeto sonoro. Formulado a partir de uma investigação acerca das
diferenças entre a escuta direta e a escuta do som irradiado que se inicia
em 1938 e é publicada em 1966 como um projeto abortado, esse léxico tem
sido usado exclusivamente na análise da música eletraocústica, geralmente
na versão redutora da espectro-morfologia de Denis Smalley, e sem
referência a toda a investigação que o embasa.

A principal fonte é *Traité des objets musicaux: essai
interdisciplines*(Paris: Seuil, 1966). No ano seguinte saíram os três
LPs com as ilustrações
sonoras, o *Solfège de l'objet sonore*, acompanhados de livreto (Paris:
Seuil, 1967), relançados em fita cassete em 1983, e depois em CD (1998 e
2005). A primeira edição vem com traduções para o inglês e o alemão, a de
1983 vem sem texto, e a edição em CD, com traduções para o inglês e o
espanhol. A tradução inglesa não é lá essas coisas. Ela foi melhorada para
as edições em CD, mas essa melhoria não foi grande. Existem traduções
inéditas para o português, por diferentes autores: Conrado Silva, Maria
Lucia Paschoal, Rodolfo Caesar e um português cujo nome não lembro. Esta
última estava disponível no site do EARS, mas não a encontrei lá numa busca
rápida agora.

Há também o livro de Michel Chion, *Guide des objets sonores: Pierre
Schaeffer et la recherche musicale* (Paris: Ina/Buchet-Chastel, 1983), que
pode ser útil *após* a leitura de *Traité*, já que se trata de um léxico e
um índice desse livro. No site do EARS você encontra uma tradução inglesa
do *Guide*. Algumas partes do texto de Schaeffer, contudo, são
intraduzíveis e só existem de modo compreensível em língua francesa
(refiro-me às quatro funções da escuta, *écouter*, *ouïr*, *entendre* e
*comprendre*, e em última análise, à própria noção de objeto sonoro).

Finalmente, como recurso de análise da morfologia do som, esses
procedimentos contam com um programa de visualização, análise e
representaçnao da música gravada, o Acousmographe, que você pode obter
gratuitamente aqui, para PC ou Mac: http://is.gd/cwetEr

Abraço,

Carlos
​Seuil, 1967​2014-05-08 7:47 GMT-03:00 Hugo Leonardo Ribeiro <

--
carlos palombini
professor de musicologia ufmg