[ANPPOM-Lista] ópera de rua

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Qua Maio 14 09:31:17 BRT 2014

Muito legal, Jorge Antunes.

Eu gostaria que tivesse mais impurezas e ironias por parte do coro, que me
parece muito "bom moço", deixando muito nítida a divisão entre o bem e o
mal. O coro me parece um "povo puro", muto politicamente correto, que clama
por justiça e não partilha os valores daqueles personagens torpes. Um povo
que não bebe, não fuma, não fode e ainda clama por cadeia aos "culpados".
Me lembrou também o julgamento dos três foras-da-lei que nos contam ter
ocorrido há 2014 anos. O coro se posiciona como se o Estado - que está no
cerne desse horror - fosse capaz de se higienizar e de higienizar a
sociedade. De qualquer maneira, essa ópera é uma iniciativa muito
interessante. A ironia dessa ópera é bonita pra caramba, mas a melhor
ironia está sendo um atributo apenas nos corruptos. Eu pensei que em
determinado momento os puros do coro iam surtar e... sei lá... estrangular
um dos corruptos e fazer um churrasco com a carne deles, saboreá-los num
baquete... hummm, já pensou se isso vira ficção (*fiction*)?  O conteúdo
satírico me lembrou a murga uruguaia, que começou com um grupo, mas se
multiplicou e virou uma tradição incrível.
Espero que vocês circulem ópera por muitos lugares, seria ótimo. E se,
depois do sucesso que eu desejo e espero, vocês seguirem fazendo outra e
mais outra ópera de rua, aí será uma contribuição fantástica. Pense no
carnaval, pense na quaresma, pense nos brasileiros que estão querendo
abandonar o marasmo mudo-telepático. Essa ópera tem um imenso potencial
comunicativo para o nosso momento histórico. Quero vê-la. Mas precisa de um
neo-desbunde.

Parabéns, Jorge Antunes, um grande abraço.

Climério de Oliveira.

(81) 9945-9434

Aguardo sua resposta.