[ANPPOM-Lista] APOTEOSE DE ROUSSEAU

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Set 3 08:29:15 BRT 2014

TERMINEI !
DEO GRATIA !
Terminei a composição, para grande orquestra sinfônica, que me foi
encomendada para ser estreada na XXI Bienal de Música Brasileira
Contemporânea, que será realizada em 2015, no Rio de Janeiro.
Título da obra: APOTEOSE DE ROUSSEAU.
Duração: 15 minutos.
É um poema sinfônico, em que homenageio o grande pensador Jean-Jacques
Rousseau.
Por volta de 1749 Rousseau participou de uma acalorada querela contra
Rameau, que preconizava e defendia a Harmonia, com sua teoria então
revolucionária. Rousseau atacava Rameau, com a seguinte afirmação radical:
"A Harmonização é inimiga mortal da Melodia".
Meu poema sinfônico explora essa contenda, entre a Harmonia e a Melodia.
Acordes, Clusters, Encadeamentos, Espectros Bachianos, Harmonias, se
confrontam com a Melodia que, expressiva e pujante, sai vitoriosa.
Por favor, não me enviem "parabéns".
Se essa minha mensagem receber mais de 50 "parabéns", acharei que vocês
estarão me dando o seguinte recado: "– Jorge, continue compondo, prossiga,
pare com essa ideia maluca de se meter em política partidária, com essa
pretensão absurda de querer consertar Brasília, o Brasil e o Mundo. Sua
música já basta para isso."
Abraços,
Jorge Antunes